Bilheteira
PT EN

Andanças em Família: dança, brincadeira e imaginação para todas as idades!

No Andanças, acreditamos que a cultura também se vive em família!
De 14 a 17 de agosto, o festival convida miúdos e graúdos a participar numa programação especialmente pensada para famílias: oficinas criativas, danças partilhadas, espetáculos de teatro e clown, construção de cestos, yoga com histórias, sombras mágicas, atividades ao ar livre e muito mais!

O festival conta com um Espaço Criança, localizado no recinto do Andanças, onde decorrem atividades pensadas para toda a família, num ambiente seguro, divertido e participativo. Para os mais pequeninos, existe também o Espaço Bebé, situado na Ludoteca do Campinho, um lugar acolhedor, preparado para a amamentação, a sesta e os cuidados tranquilos dos bebés.

QUI / 14 AGO
As novas aventuras das histórias à volta do yoga Magicando!
Uma Família de Meias Miminhos
Por um Fio Nelda Magalhães
Oficina de Ilustração Graça Santos [Descolagem]
Contacto-improvisação Africa Clúa
Relogios de sol/Noturlábios Observatório do Lago Alqueva (Prog. Local)
Hip-Hop António Silva

SEX / 15 AGO
Emoções que Dançam Inês Maria Silva
Riscar as Sobras Arte Verde (SOILTRIBES)
Ritmos e Rodas – Brincadeiras Dançadas Deborah Kramer (LGP)
Drum Circle Mapawê
Oficina Livre de Circo VagaMundo
Origami CACI da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz (Prog. Local)
Biodanza para famílias Cristiano Martins

SÁB / 16 AGO
Impressão Botânica Hanna Coelho (Prog. SOILTRIBES)
Oficina de Sombras e Formas Laura Barroso
Emoções que Dançam Inês Maria Silva
Uma família de meias Miminhos
Do Outro Lado do Espelho Nelda Magalhães
Ritmos e Rodas – Brincadeiras Dançadas Deborah Kramer
Espétaculo de Clown Circo VagaMundo

DOM / 17 AGO
Biodanza para Crianças Inês Caeiro
Origami CACI da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz (Prog. Local)
Drum Circle Mapawê
Vamos fazer um Cesto Artesã d’Estórias
Urbanismo para famílias Lisboa Possível
Espetáculo de Sombras Laura Barroso

Vem criar memórias em família no Alentejo, onde a cultura é feita de afeto, partilha e imaginação.
Consulta o programa completo e prepara a mochila!

#Andanças2025 #AndançasEmFamília #FestivalParaTodos #EspaçoCriança #EspaçoBebé #CulturaQueMove #TurismoAlentejo #VisitReguengos

 

 

Oficinas de dança: 22 modalidades para aprender no Andanças, com ritmos de vários cantos do mundo.

No Andanças, dança-se para além do palco — dança-se em roda, em pares, em grupo, com o corpo inteiro, curiosidade e vomntade de experimentar. Este ano, o festival oferece 22 modalidades na área da dança, para todos os gostos e níveis de experiência, conduzidas por facilitadores e grupos vindos de várias partes do mundo. Ao longo de quatro dias, o Campinho transforma-se numa grande escola ao ar livre, onde se aprende com os pés, com o corpo e com os outros.

Na quinta-feira, 14 de agosto, começamos com a liberdade do Contacto Improvisação, guiado por Africa Clua, e seguimos para as danças tradicionais ucranianas com o grupo Litá Folk. O par entra em cena com A Par e Passo, uma proposta de Mati@s, e as danças portuguesas ganham destaque com Renata Silva. Para fechar o dia, o ritmo contagiante do Vintage Jazz com Swing n’ Smile.

Na sexta-feira, 15 de agosto, a dança começa em pergunta com “Queres dançar comigo?”, oficina inclusiva de Rosa Dias e Natércia Lameiro, segue para os encantos do Bollywood com Diana Rego e os ritmos de percussão e corpo na Dança com Adufes, com EtnoLab. Danças europeias com Fátima Monteiro, Lindy Hop com Swing n’ Smile e a energia do sul de Itália com Suldanceria, orientada por Teresa Corrado, completam o dia.

No sábado, 16 de agosto, mergulhamos em ritmos afro-lusófonos e latinos com Kizomba (Hélio Santos), Salsa (Dancenter – Clube de Danças Sociais), e as danças afro-brasileiras com Lisbloco. Há também espaço para a força da diáspora romani com Marta Portugal Dias, as bourrées francesas com Duo Azare e, claro, o calor do Forró, com o Espaço Baião.

No domingo, 17 de agosto, despedimo-nos com a intensidade do Tango, conduzido por La Orillera (Janice Iandritsky e Irene Labat), os animados Bailes Mandados com Ana Silvestre, danças orientais com Elsa Shams, e danças bretãs com TriOblique. O Forró regressa para mais uma volta do pé e o corpo volta a viajar com as danças africanas de Hélio Santos.

No Andanças, aprender a dançar é mais do que dominar passos: é escutar o outro, deixar-se levar e descobrir mundos — dentro e fora de nós.

Programação completa em www.andancas.net/site/programacao

#Andanças2025 #OficinasDeDança #DançasDoMundo #FestivalComAlma #Dançar

Já podes ver a lista de Bailes Folk que fazem parte do programa do Andanças, com sons da Ucrânia, França, Itália, Espanha, Brasil e Portugal.

No Andanças, os serões fazem-se de passos partilhados e mãos dadas, ao som de músicas que atravessam fronteiras. Este ano, o programa de Bailes Folk convida-te a dançar com ritmos que vêm de perto e de longe — da tradição portuguesa ao calor do forró brasileiro, passando pelos sons balcânicos, mediterrânicos e celtas.

Na quinta-feira, dia 14 de agosto, aquecemos o chão com os ritmos de Natércia Lameiro (PT), seguidos pela energia cosmopolita do trio TriOblique (FR/IT). A dança continua com a irreverência de Fulano, Beltrano & Sicrano (PT), e fecha com os sons festivos de A Salto à Rua (PT).

Na sexta-feira, 15 de agosto, dançamos com o coração da Ucrânia trazido pela Litá Folk Band (UA), seguimos com o calor tropical do Forró Harmonize (BR), atravessamos a França com os Back in Bal (FR), e terminamos a noite com a energia italiana dos Ponente Folk Legacy (IT).

No sábado, dia 16 de agosto, o baile começa com os franceses Duo Du Balcon (FR), segue com Baldio (PT), e prossegue com os delicados e dançantes Duo Azare (FR). Da Espanha, chegam os ritmos de Ulúa e o dia fecha com o nome mais insólito do cartaz: A Batalha do Modesto Camelo Amarelo.

No domingo, 17 de agosto, voltamos a dançar com Ulúa (ES), recebemos mais uma vez os italianos Ponente Folk Legacy, revisitamos o trio TriOblique (FR/IT), e despedimo-nos em grande com a poesia musical de Duo Azare (FR).

De norte a sul, do Atlântico ao Mediterrâneo, este é um convite para deixar o corpo falar a dançar.

Programação completa em www.andancas.net/site/programacao

#Andanças2025 #BailesFolk #DançasDoMundo #FestivalComAlma

Do Alentejo para o mundo: que nomes vais ouvir nos concertos do Andanças?

De 14 a 17 de agosto, as noites do Festival Andanças vão encher-se de ritmos que atravessam geografias e tradições. Dos sons enraizados do Alentejo às batidas que nos fazem dançar pela noite dentro, a programação musical deste ano promete encontros inesquecíveis entre pessoas, culturas e paisagens sonoras.

Na quinta-feira, dia 14, abrimos com a voz poderosa de Rita Costa Medeiros (PT), seguida pelo calor do cante alentejano com o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz, acompanhado por Sr. Pardal, a sua concertina e amigos. A noite continua com os ritmos enérgicos de Malino (PT) e fecha em alta com o swing contagiante de DJ Swing n’ Smile.

Na sexta-feira, dia 15, as mulheres tomam o palco com a força de L.O.B.A. (PT), seguidas pelas harmonias de Brisas do Alentejo (programação local) e o encontro ibérico de Serigosa (ES/PT). A pista de dança continua com a seleção de DJ Catadiscos.

No sábado, dia 16, viajamos até África com Sana Cissokho (Senegal) e atravessamos o Atlântico até ao Brasil com a energia ancestral de Mestra Ana Lúcia e Raízes do Coco, e a força tropical de Balanço do Cais. A noite culmina com os ritmos sociais e a salsa de DJ Dancenter – Clube de Danças Sociais.

No domingo, dia 17, celebramos ao som de Ricardo Back Bass (PT), seguido de um momento especial com a Tuna da Universidade Popular Túlio Espanca de Reguengos de Monsaraz e o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz. O palco abre-se depois à energia de Tatiana Cobbett – 4rteto (Raparigas do Groove), terminando com uma última dança guiada por DJ Enrique Matos do Espaço Baião.

Dos cantares do sul aos grooves do mundo, o Andanças volta a ser um ponto de encontro de pés no chão e coração aberto.

Rede Expressos traz-te ao Andanças com 10% de desconto!

Para chegar ao Festival Andanças de autocarro, os participantes deverão viajar com destino a Reguengos de Monsaraz através da Rede Expressos, com ligações em Évora, caso não exista viagem direta desde o vosso local de partida.

A Rede Expressos traz-te ao Andanças com 10% de desconto acumulativo, aplicado sobre todas das tarifas de bilhete, em todas as viagens com partida e chegada a Reguengos de Monsaraz, entre 13 e 18 de Agosto.

Já para chegar de Reguengos de Monsaraz até ao Campinho, existem diariamente autocarros da Rodoviária do Alentejo (Linha 8102 e 8372_ver abaixo) e alguns transfers disponibilizados pela Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz (horários disponibilizados em breve).

Linha 8102 – ÉVORA – REGUENGOS DE MONSARAZ
Linha 8372 – REGUENGOS MONSARAZ – CAMPINHO

Transfers ANDANÇAS 2025
(Estação Rodoviária – Largo Relógio/Campinho)

Dia Reg. Monsaraz – Campinho Campinho – Reg. Monsaraz
13 agosto   (4ª f) 9h45 + 20h30
14 agosto   (5ª f) 9h45 + 20h30
15 agosto   (6ª f) 9h45 + 20h30
16 agosto   (sáb) 10h45 15h30
17 agosto   (dom) 18h30
18 agosto   (2ª f) 10h30

Uma aldeia, um festival: já podes navegar nas ruas do Andanças e encontrar o teu lugar no mapa do festival!

👣 𝗨𝗺𝗮 𝗮𝗹𝗱𝗲𝗶𝗮, 𝘂𝗺 𝗳𝗲𝘀𝘁𝗶𝘃𝗮𝗹: já podes navegar nas ruas do Andanças e encontrar o teu lugar no mapa do festival!
Aqui para descarregar em pdf
 
🚗 Na chegada ao festival o teu 𝗰𝗮𝗿𝗿𝗼 deve ficar logo à entrada da aldeia, na área de estacionamento, que fica à direita quando se chega ao Campinho pelo lado da Cumeada. Se quiseres descarregar primeiro os teus pertences no Campismo, deves entrar na aldeia pela estada que vem de São Marcos do Campo. A entrada na aldeia é pedonal e, na chegada, deves dirigir-te à 𝗕𝗶𝗹𝗵𝗲𝘁𝗲𝗶𝗿𝗮 para trocar o teu bilhete eletronico por uma pulseira!
 
🎪 Este ano com um 𝗿𝗲𝗰𝗶𝗻𝘁𝗼 𝗽𝗿𝗶𝗻𝗰𝗶𝗽𝗮𝗹 mais concentrado, vais poder saltitar de palco em palco, espaço em espaço, tasca em tasca, mais facilmente!
 
🏕 O 𝗖𝗮𝗺𝗽𝗶𝘀𝗺𝗼 fica a 300 metros do recinto principal da programação. O acesso a esta área é gratuito e exclusivo a participantes com pulseiras válidas. Tem uma área reservada ao estacionamento de Caravanas 🚚
 
🍉 Este ano existem duas 𝗖𝗮𝗻𝘁𝗶𝗻𝗮𝘀 𝗔𝗻𝗱𝗮𝗻ç𝗮𝘀!! dinamizadas por duas entidades locais e localizadas nas respectivas sedes: a Sociedade Recreativa Campinhense e o Centro Social e Paroquial do Sagrado Coração de Jesus do Campinho, onde podes encontrar opções omnivoras e vegetarianas ao almoço e ao jantar e refeições completas [sopa, prato principal, bebida, pão e sobremesa], com produtos locais e a um preço justo. Cada refeição terá um valor de 12€.
 
☕ A 𝗙𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗱𝗲 𝗔𝗿𝘁𝗲𝘀𝗮𝗻𝗮𝘁𝗼, 𝗼 𝗣𝗮𝗹𝗰𝗼 𝗖𝗮𝗺𝗽𝗶𝗻𝗵𝗼 𝗲 𝗼𝘀 𝗰𝗮𝗳é𝘀, 𝗿𝗲𝘀𝘁𝗮𝘂𝗿𝗮𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗲 𝘀𝗻𝗮𝗰𝗸-𝗯𝗮𝗿𝗲𝘀 vão continuar a estar concentrados na praça principal do Campinho [Praça de Bernardino José Cruz], um lugar de movimento e muita animação com concertos para toda a comunidade!
 
⛱ A paragem dos autocarros 🚌 fica localizada no Largo do Relógio! É lá que podes apanhar o Transfer Alqueva, até à praia da Amieira, o Transfer Piscina, até às Piscinas Municipais de Reguengos de Monsaraz, e os transportes para as visitas e passeios que fazem parte da programação.
 
👒 Como faz muito calor no Alentejo em pleno agosto, para percorrer as ruas do Campinho, recomendamos que tragas 𝗰𝗵𝗮𝗽é𝘂, 𝗽𝗿𝗼𝘁𝗲𝘁𝗼𝗿 𝗲 𝗹𝗲𝗻ç𝗼𝘀 𝗹𝗲𝘃𝗲𝘀 para proteger a pele do sol!
 
🚲 Está de volta o 𝗲𝘀𝗽𝗮ç𝗼 𝗯𝗶𝗸𝗲, onde podes requisitar uma bicicleta para circular pela aldeia ou arranjar a tua bicicleta, caso tenha algum problema.
 
👨‍🦽Se és uma pessoa com 𝗺𝗼𝗯𝗶𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗿𝗲𝗱𝘂𝘇𝗶𝗱𝗮, o mapa e outros serviços do festival também estão pensados para ti! Na compra de um bilhete diário ou passe geral, o Andanças oferece-te uma entrada para acompanhante de pessoa com deficiência e/ou outras necessidades específicas a nível motor e/ou cognitivo.
 
Todas as informações em
andancas.net

Refresca o teu Andanças: transfers gratuitos para a Praia da Amieira e Piscinas de Reguengos de Monsaraz.

No Andanças, sabemos que o calor do Alentejo faz parte da festa — mas também sabemos como sabe bem um mergulho! Por isso, este ano disponibilizamos os Transfer Alqueva e Transfer Piscina: autocarros que vos levam gratuitamente até à Praia Fluvial da Amieira e às Piscinas Municipais de Reguengos de Monsaraz nas horas mais quentes do dia, com o apoio da Câmara Municipal de Portel e da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz!

Estes transfers são pensados para que possas aproveitar o melhor dos dois mundos: a energia do festival e momentos de frescura e descanso. O serviço é gratuito para quem tem bilhete Andanças e funciona em horários específicos, durante a tarde, garantindo uma viagem confortável e segura.

Horários e local de paragem aqui e também no posto de informações do festival.

Leva o fato de banho e vem refrescar o corpo para continuares a dançar com toda a alegria!

 

2 pelo preço de 1: modalidade de Bilhetes Acessíveis no Andanças para pessoas com deficiência e/ou outras necessidades específicas.

No Andanças, dançamos juntos com a modalidade bilhetes acessíveis!
O Festival Andanças reforça o seu compromisso com a inclusão e o acesso à cultura, oferecendo uma modalidade especial de bilhetes acessíveis: 2 pelo preço de 1. Esta modalidade destina-se a pessoas com deficiência e/ou outras necessidades específicas que precisem de ser acompanhadas por alguém para participar plenamente no festival.

Com este bilhete, a pessoa com deficiência paga o valor de um bilhete normal, e a sua acompanhante entra gratuitamente. É uma forma de garantirmos que ninguém fica de fora por motivos de acessibilidade ou apoio pessoal. Acreditamos que a dança, a música, o encontro e a celebração devem ser para todos. Por isso, além desta medida, o Andanças continua a trabalhar para que o recinto do festival e a sua programação estejam cada vez mais preparados para acolher a diversidade de corpos, ritmos e formas de estar.

Para aceder a esta modalidade de bilhete, basta consultar as instruções no nosso site em andancas.net/site/info/acessibilidade-andancas

Se tiveres dúvidas ou necessidades específicas, a nossa equipa está disponível para ajudar.

No Andanças, todos os passos contam!

 

4 dias, mais de 120 atividades e 7 espaços de programação: no Andanças há atividades para todas as idades!

Programação

 

Cantina Andanças: no Andanças podes comer uma refeição completa, com produtos locais, a um preço justo!

A Cantina Andanças está de regresso a esta edição e com várias novidades.

Este ano não contamos apenas com uma cantina, mas sim com duas Cantinas Andanças, dinamizadas por duas entidades locais e localizadas nas respectivas sedes: a Sociedade Recreativa Campinhense e o Centro Social e Paroquial do Sagrado Coração de Jesus do Campinho.

Nestas cantinas, os participantes do festival podem encontrar opções omnivoras e vegetarianas ao almoço e ao jantar e refeições completas [sopa, prato principal, bebida, pão e sobremesa], com produtos locais e a um preço justo. Cada refeição terá um valor de 12€.

Alinhadas com os princípios de produção e consumo do Festival Andanças, com objetivos idealizados de “zero desperdício”, procurando contribuir para um consumo e modos de vida mais sustentáveis, estas cantinas vão promover
a redução do desperdício alimentar através da Dose Certa, sensibilizando as pessoas para se servirem apenas da quantidade de comida que irão consumir;
◊ o consumo de produtos locais, incentivando a produção nacional, a criatividade e os produtos e serviços mais sustentáveis e de qualidade;
◊ o Quilómetro Zero, procurando, sempre que possível, fornecedores locais, promovendo a economia local, mas também reduzindo a “pegada ecológica”, e custos desnecessários com a alimentação;
◊ o uso da Caneca, pois no Andanças não usamos loiça descartável – não há copos, nem pratos, nem talheres de plástico descartáveis. Há canecas reutilizáveis para cada participante e os pratos e talheres são lavados depois das refeições;
◊ a reciclagem como um hábito que já ganhou força na consciência de todos – no Andanças fazemos a recolha seletiva de resíduos para reciclagem. Os mini-ecopontos para embalagens estão espalhados por todo o recinto; os resíduos orgânicos são separados para compostagem local.

© 2025 Copyright, todos os direitos reservados por PédeXumbo