Bilheteira
PT EN

Mas porquê Campinho, onde o calor aperta e as sombras têm que se conquistar?

À parte de já termos muitas saudades do calor e do verão – pois este ano a chuva veio para ficar, veio molhar bem o chão e encher as barragens – o Alentejo é a região mais quente de Portugal, nos meses de verão.

Este ano, o Andanças está de regresso à aldeia de Campinho, no interior alentejano, de 14 a 17 de agosto e muitas são as pessoas que nos perguntam «Mas porquê Campinho? Porque é que o Andanças se mudou para uma aldeia do interior alentejano, onde o calor aperta e as sombras têm que se conquistar?» e nós PédeXumbo, organização do festival Andanças, queremos continuar responder a essa questão!

Campinho, no concelho de Reguengos de Monsaraz é o ponto de encontro oficial para os Andantes. Integrada na planície dos sobreiros e azinheiras, na paisagem amarela e ondulante de verão, a aldeia de Campinho fica a 3km das calmas e idílicas águas de Alqueva, o maior Lago artificial da Europa. E sim, faz muito calor no Alentejo em pleno agosto, mas o Andanças é um festival de verão e agosto é o mês por excelência para reunir as equipas que são as rodas do festival, bem como as centenas de participantes que chegam até nós para dançar durante quatro dias, devido às férias escolares e laborais.

descentralização cultural e o Alentejo do interior, onde está sediada, estão no topo das atenções da programação pensada pela Associação PédeXumbo, bem como o desenvolvimento das comunidades e territórios que habita com os seus projetos.
O Andanças encontrou agora casa, num lugar que, se não for habitado, mesmo que sazonalmente, estará cada vez mais isolado. Como mostram dados do Turismo de Portugal, o Alentejo é uma das zonas mais desertificadas durante os meses de verão e um território que não tem vida, não gera vida. Pelo seu histórico, o Andanças, bem como os projetos que agrega ao longo do ano, vem assim trazer um contributo positivo para este concelho, um contributo que só é válido se for desenvolvido a médio prazo, num processo colaborativo, pensado para ser um motor de desenvolvimento da região.

Como uma aldeia global, onde os participantes são convidados a interagir e a partilhar, o festival dá a oportunidade, a quem vem, de ser parte desse processo, não apenas através da programação da qual vêm usufruir, mas também através da partilha com esta comunidade e da experiência das vivências do lugar com as suas características. O Andanças dá a oportunidade a quem vem de experienciar e refletir sobre os desafios de viver no interior alentejano ao mesmo tempo que mostra uma região tão rica culturalmente e tão deslumbrante em paisagem, através das atividades do programa.

A pensar no bem estar dos participantes, pouco habituados ao calor alentejano, a organização do Andanças tem vindo ainda a desenvolver melhorias no mapa do festival, a fim de encurtar distâncias entre palcos e serviços; está também a investir num maior número de sombras nas diferentes áreas do festival através do projeto “Andanças com sombra”, que tem desenvolvido junto da comunidade de Campinho; está a estabelecer parcerias para levar os participantes a mergulhar no Alqueva, nas horas de mais calor; e aconselha a que tod@s venham preparados com chapéu, protetor solar e lenços leves para proteger a pele do sol alentejano. Já as noites, tendem a ser frescas, devido à grande amplitude térmica do clima do interior, pelo que podemos aproveitar para refrescar e vestir um casaco, depois do baile.

E os espetáculos não acontecem só nos palcos, podem ser também assistidos na natureza, pois não há pôr do sol nem céu estrelado como o do Alentejo.

Estamos à vossa espera! O Alentejo chama para cantar e dançar!

Um convite para integrar a comunidade Soiltribes, o projeto europeu que une o Andanças e a PédeXumbo à missão de promover a literacia sobre os solos.

Deixamos um convite para integrar a comunidade Soiltribes, o projeto europeu que une o Andanças e a PédeXumbo à missão de promover a literacia sobre os solos!

A sustentabilidade do solo encontra-se num momento crítico e precisamos de indivídu@s apaixonad@s para impulsionar a mudança. A Community of Practice do Soiltribes (CoP) foi pensada como uma oportunidade para especialistas e inovadores de diferentes áreas (academia, governo, indústria e sociedade civil) para colaborar e co-criar ideias, estratégias e soluções para moldar o futuro da gestão e conservação do solo.
Deste modo, convidamos tod@s @s interessad@s para que se juntem e/ou divulguem esta Comunidade.

Fazendo parte, contribuirão para soluções inovadoras para o solo, moldarão políticas e promoverão a cultura do solo em escala global, mas também poderão beneficiar de oportunidades exclusivas, como microbolsas para eventos e festivais ou participação paga em eventos importantes do projeto.

Para mais informações consultem o guia CoP.
Junt@s – vamos fazer com que a mudança aconteça!

+ info sobre o projeto em www.andancas.net/site/projeto-soiltribes/

Bilheteira Andanças abre em abril!

Na segunda quinzena do mês de abril, abre a primeira fase da bilheteira Andanças, para aquisição do Passe Geral a preço reduzido.
Fiquem atent@s para garantirem já o vosso bilhete, nesta primeira fase de maior desconto!

Até agosto serão ainda disponibilizadas mais duas fases de venda de Passes Gerais, a preço reduzido.

Em breve, todas as informações sobre a bilheteira em andancas.net/site/bilheteira

Candidaturas à programação artística: as respostas saem a partir de dia 15 de abril

Alteração: As respostas às candidaturas da programação artística do Andanças, inicialmente agendadas para sair a partir do dia 31 de março, serão enviadas a partir de 15 de abril para tod@s @s candidat@s por e-mail. Fiquem atent@s!

Candidaturas para concessão da Cantina Andanças 2025, de 5 a 25 de março!

A PédeXumbo reabre candidaturas para concessão da Cantina Andanças 2025, entre os dias 5 e 25 de março. O objetivo desta open call é a concessão do serviço de cantina, responsável pelo fornecimento de refeições (Pequeno-Almoço, Almoço e Jantar) durante a próxima edição do Festival Andanças, a acontecer de 14 a 17 de Agosto de 2025 em Campinho, Reguengos de Monsaraz. Esta candidatura destina-se a profissionais da restauração e/ou associações de desenvolvimento local com licença para confecionar refeições.

A Cantina do Andanças, é uma referência do festival, desde sempre, tendo em conta os seus princípios e orientações pela sustentabilidade e a saúde. A Cantina é mais do que um espaço de refeição, é também um local de encontro, convívio e partilha. A Cantina Andanças nasceu de um conceito de sustentabilidade e no desenvolvimento do consumo consciente. Tornou-se uma referência no vegetarianismo, associando segurança, qualidade e diversidade nutricional, ao gosto de experimentar e conhecer os princípios a que este se rege.

Os interessados em candidatar-se deverão começar por ler a Convocatória e solicitar o Regulamento de Candidatura para info@andancas.net. Só serão aceites candidaturas de entidades sediadas em território nacional (PT).

A apresentação de proposta deve fazer-se para o e-mail info@andancas.net, entre os dias 5 e 25 de março, indicando no assunto do e-mail Call Cantina Andanças 2025.

Andanças presente no início oficial do projeto SoilTribes

O projeto SoilTribes começou oficialmente!

A PédeXumbo e o resto do consórcio SoilTribes lançaram com sucesso o projeto SoilTribes na reunião de Kick-Off realizada nos dias 21 e 22 de Janeiro de 2025. Este evento reuniu todos os parceiros do projeto para iniciar esta colaboração e lançar as bases para um trabalho impactante.

O projeto SoilTribes pretende ajudar a alcançar, até 2050, uma sociedade com impacto neutro no clima, onde as ameaças sejam reduzidas a níveis que já não sejam considerados prejudiciais para a saúde humana e para os ecossistemas naturais.
A reunião de dois dias serviu como plataforma para:
→Apresentar os membros do consórcio e as suas funções.
→Descrever os objetivos e o cronograma do projeto, bem como os principais resultados a alcançar.
→Promover a colaboração e preparar bases para parcerias impactantes.

A PédeXumbo orgulha-se de contribuir para este projeto transformador e espera apoiar o seu sucesso.
Fiquem atentos pois iremos partilhar mais sobre o nosso envolvimento nesta iniciativa impactante!

Mais informação:
https://inova.business/casos-de-sucesso/soiltribes-missao-solo/

Querem chegar ao Andanças de bicicleta? A Lisboa Possível e a Cicloficina dos Anjos organizam viagens de bicicleta até ao festival.

No Andanças, a mobilidade dos participantes tem um enorme impacto ambiental. Assim, a PédeXumbo incentiva que prepararem a vossa viagem com antecedência, escolhendo meios de transporte menos poluentes.

E porque não chegar ao Andanças de bicicleta? A experiência de pedalar na planicíe alentejana pode ser muito bonita e será uma viagem acompanhada pelos nossos parceiros Lisboa Possível e a Cicloficina dos Anjos, que organizam viagens de bicicleta até ao Campinho, nos dias que antecedem o festival.

A Cicloficina dos Anjos volta mais um ano ao Festival Andanças com a iniciativa Pedalanças que este ano parte de Lisboa com direção ao Campinho, nos dias 11,12 e 13 de agosto! Inscrições e mais detalhes disponíveis em breve na página da Cicloficinas dos Anjos.

Para as últimas duas edições do festival Andanças, em 2023 e 2022, a Rita e a Ksenia, da Lisboa Possível, saíam de Lisboa de manhã cedo, levavam as bicicletas de comboio até Évora e pedalavam a tarde toda até Campinho, no Alentejo, onde, na mesma noite, já estavam a aprender uns passos novos. Este ano, querem partilhar o segredo com quem quiser vir de bicicleta, num só dia, sem produzir gases tóxicos e sem ocupar a paisagem do festival com o próprio veículo. Ainda por cima, já não é preciso seguir o caminho de Fátima, de puro BTT, ou preocupar-se com os condutores distraídos a pensar na colheita de tomates, já que foi inaugurada uma ecopista desde Évora até Reguengos de Monsaraz, que elas vão seguir. Subscrições com eco-desconto em https://lisboapossivel.pt/andancas

Tod@s @s participantes que se juntarem às iniciativas destes nossos parceiros e chegarem ao festival de bicicleta  usufruem ainda de 20% de desconto na compra do passe geral.

 

Estão abertas as candidaturas à programação artística do Andanças 2025, de 3 de fevereiro a 3 de março!

Tens um projeto que concilia a tradição com o contemporâneo? Ensinas dança, yoga, artes e ofícios ou outro saber especial e queres partilhar com o mundo? Fazes parte de alguma banda ou grupo de dança, ou de ambos, e queres pôr todos a dançar?
Candidata-te à programação artística do Andanças 2025 e junta-te à família Andanças!

Estamos à procura de propostas criativas e originais, que sejam participativas, provoquem movimento, estimulem encontros e potenciem a alegria, a boa vontade, o sonho e a celebração, com os olhos no futuro e  novas abordagens à cultura!

As propostas à programação artística podem ser submetidas de 3 de fevereiro a 3 de março, através do preenchimento de um formulário online, disponível em www.andancas.net/site/info/candidaturas

Traz o teu Tasco ao Andanças! Candidaturas de 10 de fevereiro a 10 de março

Lanches, bebidas e refeições ligeiras, vegetarianas e refeições tradicionais, sanduíches e frutas. Tudo tem lugar no Andanças! Os tascos localizam-se junto ao recinto principal, dentro da aldeia do Campinho.

O conceito, os clientes-alvo, a culinária, a estética e os materiais utilizados na construção desses espaços efémeros são essenciais para a boa escolha dos projetos apresentados. Há um conjunto de regras ambientais do festival que são fator de seleção destes projetos – por exemplo, a não existência de descartáveis ou descartáveis em condições de serem compostados.

As candidaturas aos Tascos podem ser submetidas de 10 de fevereiro a 10 de março através do preenchimento de um formulário online, que ficará disponível em www.andancas.net/site/info/candidaturas

 

Queres vender o teu artesanato na feira do Andanças? Candidata-te de 10 de fevereiro a 10 de março!

A Feira Andanças tem lugar na Praça de Bernardino José Cruz, a praça central da aldeia do Campinho, onde se situa a Junta de Freguesia, cafés, restaurantes, multibanco, a padaria, esplanadas e um palco onde chegam atividades da programação do festival.

A feira Andanças é um espaço tradicional para venda de bens regionais e artesanato do mundo (bens não alimentares). Queremos que seja composto com propostas inovadoras, com produtos e serviços criativos, ecológicos e orgânicos!

As candidaturas à Feira podem ser submetidas de 10 de fevereiro a 10 de março, através do preenchimento de um formulário online, que ficará disponível em www.andancas.net/site/info/candidaturas

© 2025 Copyright, todos os direitos reservados por PédeXumbo