Bilheteira
PT EN

Refresca o teu Andanças: transfers gratuitos para a Praia da Amieira e Piscinas de Reguengos de Monsaraz.

No Andanças, sabemos que o calor do Alentejo faz parte da festa — mas também sabemos como sabe bem um mergulho! Por isso, este ano disponibilizamos os Transfer Alqueva e Transfer Piscina: autocarros que vos levam gratuitamente até à Praia Fluvial da Amieira e às Piscinas Municipais de Reguengos de Monsaraz nas horas mais quentes do dia, com o apoio da Câmara Municipal de Portel e da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz!

Estes transfers são pensados para que possas aproveitar o melhor dos dois mundos: a energia do festival e momentos de frescura e descanso. O serviço é gratuito para quem tem bilhete Andanças e funciona em horários específicos, durante a tarde, garantindo uma viagem confortável e segura.

Em breve, poderás consultar os horários e local de paragem, na “Info Útil” e também no posto de informações do festival.

Leva o fato de banho e vem refrescar o corpo para continuares a dançar com toda a alegria!

 

2 pelo preço de 1: modalidade de Bilhetes Acessíveis no Andanças para pessoas com deficiência e/ou outras necessidades específicas.

No Andanças, dançamos juntos com a modalidade bilhetes acessíveis!
O Festival Andanças reforça o seu compromisso com a inclusão e o acesso à cultura, oferecendo uma modalidade especial de bilhetes acessíveis: 2 pelo preço de 1. Esta modalidade destina-se a pessoas com deficiência e/ou outras necessidades específicas que precisem de ser acompanhadas por alguém para participar plenamente no festival.

Com este bilhete, a pessoa com deficiência paga o valor de um bilhete normal, e a sua acompanhante entra gratuitamente. É uma forma de garantirmos que ninguém fica de fora por motivos de acessibilidade ou apoio pessoal. Acreditamos que a dança, a música, o encontro e a celebração devem ser para todos. Por isso, além desta medida, o Andanças continua a trabalhar para que o recinto do festival e a sua programação estejam cada vez mais preparados para acolher a diversidade de corpos, ritmos e formas de estar.

Para aceder a esta modalidade de bilhete, basta consultar as instruções no nosso site em andancas.net/site/info/acessibilidade-andancas

Se tiveres dúvidas ou necessidades específicas, a nossa equipa está disponível para ajudar.

No Andanças, todos os passos contam!

 

4 dias, mais de 120 atividades e 7 espaços de programação: no Andanças há atividades para todas as idades!

Programação

 

Cantina Andanças: no Andanças podes comer uma refeição completa, com produtos locais, a um preço justo!

A Cantina Andanças está de regresso a esta edição e com várias novidades.

Este ano não contamos apenas com uma cantina, mas sim com duas Cantinas Andanças, dinamizadas por duas entidades locais e localizadas nas respectivas sedes: a Sociedade Recreativa Campinhense e o Centro Social e Paroquial do Sagrado Coração de Jesus do Campinho.

Nestas cantinas, os participantes do festival podem encontrar opções omnivoras e vegetarianas ao almoço e ao jantar e refeições completas [sopa, prato principal, bebida, pão e sobremesa], com produtos locais e a um preço justo. Cada refeição terá um valor de 12€.

Alinhadas com os princípios de produção e consumo do Festival Andanças, com objetivos idealizados de “zero desperdício”, procurando contribuir para um consumo e modos de vida mais sustentáveis, estas cantinas vão promover
a redução do desperdício alimentar através da Dose Certa, sensibilizando as pessoas para se servirem apenas da quantidade de comida que irão consumir;
◊ o consumo de produtos locais, incentivando a produção nacional, a criatividade e os produtos e serviços mais sustentáveis e de qualidade;
◊ o Quilómetro Zero, procurando, sempre que possível, fornecedores locais, promovendo a economia local, mas também reduzindo a “pegada ecológica”, e custos desnecessários com a alimentação;
◊ o uso da Caneca, pois no Andanças não usamos loiça descartável – não há copos, nem pratos, nem talheres de plástico descartáveis. Há canecas reutilizáveis para cada participante e os pratos e talheres são lavados depois das refeições;
◊ a reciclagem como um hábito que já ganhou força na consciência de todos – no Andanças fazemos a recolha seletiva de resíduos para reciclagem. Os mini-ecopontos para embalagens estão espalhados por todo o recinto; os resíduos orgânicos são separados para compostagem local.

Abre 3ª fase de candidaturas ao voluntariado Andanças: de 23 de junho a 4 de julho!

O Andanças é o maior festival de danças tradicionais da Península Ibérica. O tempo e o esforço investidos em todas as áreas do voluntariado são vitais para garantir a continuidade do festival e o cumprimento dos compromissos por este assumidos com os participantes, artistas e monitores, com os parceiros, a comunidade local e com todos os que contribuem de forma direta ou indireta para o seu sucesso.

Agradecemos a todas as pessoas que anualmente se disponibilizam para integrar o programa de voluntariado do Andanças e assumem connosco o compromisso de cumprir e fazer cumprir os princípios e linhas orientadoras que regulam o trabalho da Associação PédeXumbo.

Todos os anos são muit@s @s candidat@s que se propõem para o voluntariado no Andanças. @s que são selecionad@s dão corpo a uma equipa que coloca o festival de pé. O ambiente ímpar do festival deve-se, em grande parte, a esta força humana que o faz acontecer: os voluntários!

Da cantina onde se entregam ou lavam pratos, ao campismo ou mesmo aos palcos, o ambiente de alegria e cooperação destes prestadores de serviços especiais é contagiante. Há um problema? Tudo se resolve!

A 3ª fase de candidaturas ao Voluntariado Andanças abre de 23 de junho a 4 de julho através do preenchimento de um formulário online, que ficará disponível aqui

🌱 Workshop de Sinergia Soiltribes #1: Envolvimento do Cidadão na Saúde do Solo

Caros parceiros SoilTribe,

Para aqueles que não sabem, gostaríamos de os convidar a participar no nosso primeiro workshop de fertilização cruzada “Soiltribes Synergy Workshop #1: Citizen Engagement in Soil Health” que terá lugar no dia 25 de junho entre as 10:00-11:30 CEST. O link para registo no Zoom está aqui.

Os objectivos do workshop incluem:

Ampliar a compreensão dos participantes sobre o “Reino do Solo” (outros projectos de solo, missão do solo)
Identificar as principais aprendizagens de outros projectos e potenciais sinergias
Identificar recursos, ferramentas ou conteúdos relevantes para as actividades do SoilTribe
Avaliar como o SoilTribes pode apoiar / promover outros projectos

Outros detalhes importantes:

Neste primeiro workshop, teremos oradores convidados do SOLO, CURIOSOILL, PREPSOIL e (esperemos) HUMUS para nos falarem um pouco mais sobre o seu trabalho (dado o tema da sensibilização/envolvimento dos cidadãos).
Dado o facto de todos estarem muito ocupados este mês com as entregas, achei melhor encurtar o workshop para 1,5 horas em vez das 2,5 horas previstas. Deverá dar-nos tempo suficiente para conhecer os projectos e ter algumas conversas de grupo.
O workshop não está aberto ao público, mas apenas a convidados (embora convidemos alguns membros interessados da nossa Comunidade de Prática). Por favor, sinta-se à vontade para convidar outras pessoas que conheça e que trabalhem em projectos da UE e que possam achar interessante (direccione-as para a nossa página web aqui)
Caso não possa participar, a sessão gravada e quaisquer diapositivos/materiais serão guardados na respectiva pasta T1.4 no SharePoint da INNOVA.

Esperamos que se possa juntar a nós na sessão!

 

Tessa Finch
DESIGNER & PRODUCER – STRATEGIC FORESIGHT
Resilient Regions Cluster

tessa.finch@climate-kic.org

PROJETO SOILTRIBES

 

“Ir ao Andanças é a experiência de viver no Alentejo interior durante quatro dias!”

Está quase aí a próxima edição do Festival Andanças, de 14 a 17 de agosto, na aldeia de Campinho, concelho de Reguengos de Monsaraz. Organizado pela Associação PédeXumbo, em parceria com a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e a União de Freguesias de Campo e Campinho, o festival volta a promover a música e a dança popular enquanto meios privilegiados de aprendizagem e intercâmbio entre gerações, saberes e culturas. Neste festival podem aprender dezenas de danças, do mundo inteiro. Para os quatro dias de festival estão agendadas mais de 120 atividades em 7 espaços diferentes de programação. Com música e dança de vários cantos do mundo, no programa podemos contar com bailes, concertos, oficinas de dança e de relaxamento, atividades para famílias , manualidades, visitas e passeios na região, com uma boa dose de programação local para conhecer a cultura deste território.

O Andanças é ainda um festival dirigido às famílias e às crianças que podem usufruir de mais de duas dezenas de atividades dedicadas a este grupo e que acontecem no Espaço Criança, este ano localizado no recinto principal, com uma agenda forte em animação!

De regresso estará também o Mercado de Artesanato na Praça de Bernardino José Cruz, junto a um dos palcos do festival, este é um espaço tradicional para venda de bens regionais e artesanato do mundo; a Cantina Andanças, com refeições completas e em conta para os participantes; o habitual espaço de tasquinhas, junto ao recinto principal. Volta também o Transfer Alqueva que este ano leva os participantes até à praia fluvial da Amieira, durante a tarde!

À pergunta “porquê no Campinho?” a organização acredita que “vir ao Andanças não é apenas desfrutar da programação cultural e artística, é viver uma experiência. Neste caso é abraçar o interior do Alentejo. Continuamos a acreditar que é imprescindível programar nestes territórios em isolamento social, cultural e económico. Quem cá vive tem o direito a usufruir deste tipo de eventos de grande dimensão e revela-nos a importância de receber o Andanças na sua região”, diz Joana Ricardo, da PédeXumbo. Como uma aldeia global, onde os participantes são convidados a interagir e a partilhar, o festival dá a oportunidade, a quem vem, de ser parte desse processo, não apenas através da programação da qual vêm usufruir, mas também através da partilha com esta comunidade e da experiência das vivências do lugar com as suas características.

Com casa no Campinho, este ano o festival terá uma lotação de 1000 pessoas. “Se estão a planear as vossas férias de verão, escolham vir ao Andanças, pois só regressa em 2027”, diz Joana Ricardo. Os passes gerais ainda podem ser adquiridos com desconto até 31 de julho, na bilheteira online, disponível no site do festival. Podem ainda ser adquiridos bilhetes diários para quem quer ir apenas um dia, ou um fim-de-semana.

E como chegar ao Andanças? De carro, à boleia, de bicicleta ou em transportes públicos, a ideia é escolher a forma de mobilidade menos poluente para chegar ao festival. Existem vários transferes de Reguengos de Monsaraz até Campinho, grupos organizados de boleias ou mesmo a 6a edição do Pedalanças, promovido pela Cicloficina dos Anjos e que leva participantes de Lisboa até ao Andanças em bicicleta. Este ano, existe ainda uma nova parceria Andanças, com o projeto Lisboa Possível, que está também a organizar a chegada de bicicleta ao Campinho, numa viagem de um dia pela ecopista entre Évora e Reguengos de Monsaraz!

Está já disponível a 3ª e última fase de desconto na compra do Passe Geral para o Festival Andanças.

De 1 de Junho a 31 de Julho, está  disponível a 3ª e última fase de desconto na bilheteira online do Festival Andanças, para aquisição do Passe Geral a preço reduzido.

Compra de bilhetes em andancas.net/site/bilheteira

As candidaturas ao voluntariado do Andanças abrem de 1 a 10 de junho para as várias áreas do festival!

O Andanças é o maior festival de danças tradicionais da Península Ibérica. O tempo e o esforço investidos em todas as áreas do voluntariado são vitais para garantir a continuidade do festival e o cumprimento dos compromissos por este assumidos com os participantes, artistas e monitores, com os parceiros, a comunidade local e com todos os que contribuem de forma direta ou indireta para o seu sucesso.

Agradecemos a todas as pessoas que anualmente se disponibilizam para integrar o programa de voluntariado do Andanças e assumem connosco o compromisso de cumprir e fazer cumprir os princípios e linhas orientadoras que regulam o trabalho da Associação PédeXumbo.

Todos os anos são muit@s @s candidat@s que se propõem para o voluntariado no Andanças. @s que são selecionad@s dão corpo a uma equipa que coloca o festival de pé. O ambiente ímpar do festival deve-se, em grande parte, a esta força humana que o faz acontecer: os voluntários!

Da cantina onde se entregam ou lavam pratos, ao campismo ou mesmo aos palcos, o ambiente de alegria e cooperação destes prestadores de serviços especiais é contagiante. Há um problema? Tudo se resolve!

As candidaturas ao Voluntariado, nas várias equipas do festival, podem ser submetidas de 1 a 10 de junho através do preenchimento de um formulário online, que ficará disponível aqui

Mas porquê Campinho, onde o calor aperta e as sombras têm que se conquistar?

À parte de já termos muitas saudades do calor e do verão – pois este ano a chuva veio para ficar, veio molhar bem o chão e encher as barragens – o Alentejo é a região mais quente de Portugal, nos meses de verão.

Este ano, o Andanças está de regresso à aldeia de Campinho, no interior alentejano, de 14 a 17 de agosto e muitas são as pessoas que nos perguntam «Mas porquê Campinho? Porque é que o Andanças se mudou para uma aldeia do interior alentejano, onde o calor aperta e as sombras têm que se conquistar?» e nós PédeXumbo, organização do festival Andanças, queremos continuar responder a essa questão!

Campinho, no concelho de Reguengos de Monsaraz é o ponto de encontro oficial para os Andantes. Integrada na planície dos sobreiros e azinheiras, na paisagem amarela e ondulante de verão, a aldeia de Campinho fica a 3km das calmas e idílicas águas de Alqueva, o maior Lago artificial da Europa. E sim, faz muito calor no Alentejo em pleno agosto, mas o Andanças é um festival de verão e agosto é o mês por excelência para reunir as equipas que são as rodas do festival, bem como as centenas de participantes que chegam até nós para dançar durante quatro dias, devido às férias escolares e laborais.

descentralização cultural e o Alentejo do interior, onde está sediada, estão no topo das atenções da programação pensada pela Associação PédeXumbo, bem como o desenvolvimento das comunidades e territórios que habita com os seus projetos.
O Andanças encontrou agora casa, num lugar que, se não for habitado, mesmo que sazonalmente, estará cada vez mais isolado. Como mostram dados do Turismo de Portugal, o Alentejo é uma das zonas mais desertificadas durante os meses de verão e um território que não tem vida, não gera vida. Pelo seu histórico, o Andanças, bem como os projetos que agrega ao longo do ano, vem assim trazer um contributo positivo para este concelho, um contributo que só é válido se for desenvolvido a médio prazo, num processo colaborativo, pensado para ser um motor de desenvolvimento da região.

Como uma aldeia global, onde os participantes são convidados a interagir e a partilhar, o festival dá a oportunidade, a quem vem, de ser parte desse processo, não apenas através da programação da qual vêm usufruir, mas também através da partilha com esta comunidade e da experiência das vivências do lugar com as suas características. O Andanças dá a oportunidade a quem vem de experienciar e refletir sobre os desafios de viver no interior alentejano ao mesmo tempo que mostra uma região tão rica culturalmente e tão deslumbrante em paisagem, através das atividades do programa.

A pensar no bem estar dos participantes, pouco habituados ao calor alentejano, a organização do Andanças tem vindo ainda a desenvolver melhorias no mapa do festival, a fim de encurtar distâncias entre palcos e serviços; está também a investir num maior número de sombras nas diferentes áreas do festival através do projeto “Andanças com sombra”, que tem desenvolvido junto da comunidade de Campinho; está a estabelecer parcerias para levar os participantes a mergulhar no Alqueva, nas horas de mais calor; e aconselha a que tod@s venham preparados com chapéu, protetor solar e lenços leves para proteger a pele do sol alentejano. Já as noites, tendem a ser frescas, devido à grande amplitude térmica do clima do interior, pelo que podemos aproveitar para refrescar e vestir um casaco, depois do baile.

E os espetáculos não acontecem só nos palcos, podem ser também assistidos na natureza, pois não há pôr do sol nem céu estrelado como o do Alentejo.

Estamos à vossa espera! O Alentejo chama para cantar e dançar!

© 2025 Copyright, todos os direitos reservados por PédeXumbo