
O Andanças volta a receber a distinção “Festival Acessível”, no âmbito da candidatura apresentada ao Programa Festivais Acessíveis 2025.
No Andanças todxs dançam!! O recinto principal é a área do festival que é considerada totalmente acessível. É uma área plana que permite a circulação em conforto e segurança de todas as pessoas. Existem vários lugares de estacionamento reservado a pessoas com mobilidade reduzida e instalações sanitárias adaptadas.
Na 26.ª edição do festival Andanças as U-Bike estão de volta, numa parceria da Universidade de Évora com a PédeXumbo. O UéUbike é um projeto da Universidade de Évora que, inserido no U-Bike Portugal, visa incentivar a adoção de hábitos de mobilidade mais sustentáveis. Nesta voltaremos a ter 40 bicicletas disponiveis para os participantes circularem pelo festival e região envolvente. Podes usufruir destas bicicletas mediante uma caução de 40€ pelo período de um dia, caução que te será devolvida na entrega da Ubike, se a bicicleta não apresentar danos! As Ubike podem ser requisitadas no Espaço Bike, que está também de volta ao festival e, este ano, fica situado no Lavadouro de Campinho!!
No Espaço Bike podes requisitar uma bicicleta para circular pela aldeia ou arranjar a tua bicicleta, caso tenha algum problema.
No Andanças, acreditamos que a cultura também se vive em família!
De 14 a 17 de agosto, o festival convida miúdos e graúdos a participar numa programação especialmente pensada para famílias: oficinas criativas, danças partilhadas, espetáculos de teatro e clown, construção de cestos, yoga com histórias, sombras mágicas, atividades ao ar livre e muito mais!
O festival conta com um Espaço Criança, localizado no recinto do Andanças, onde decorrem atividades pensadas para toda a família, num ambiente seguro, divertido e participativo. Para os mais pequeninos, existe também o Espaço Bebé, situado na Ludoteca do Campinho, um lugar acolhedor, preparado para a amamentação, a sesta e os cuidados tranquilos dos bebés.
QUI / 14 AGO
As novas aventuras das histórias à volta do yoga Magicando!
Uma Família de Meias Miminhos
Por um Fio Nelda Magalhães
Oficina de Ilustração Graça Santos [Descolagem]
Contacto-improvisação Africa Clúa
Relogios de sol/Noturlábios Observatório do Lago Alqueva (Prog. Local)
Hip-Hop António Silva
SEX / 15 AGO
Emoções que Dançam Inês Maria Silva
Riscar as Sobras Arte Verde (SOILTRIBES)
Ritmos e Rodas – Brincadeiras Dançadas Deborah Kramer (LGP)
Drum Circle Mapawê
Oficina Livre de Circo VagaMundo
Origami CACI da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz (Prog. Local)
Biodanza para famílias Cristiano Martins
SÁB / 16 AGO
Impressão Botânica Hanna Coelho (Prog. SOILTRIBES)
Oficina de Sombras e Formas Laura Barroso
Emoções que Dançam Inês Maria Silva
Uma família de meias Miminhos
Do Outro Lado do Espelho Nelda Magalhães
Ritmos e Rodas – Brincadeiras Dançadas Deborah Kramer
Espétaculo de Clown Circo VagaMundo
DOM / 17 AGO
Biodanza para Crianças Inês Caeiro
Origami CACI da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz (Prog. Local)
Drum Circle Mapawê
Vamos fazer um Cesto Artesã d’Estórias
Urbanismo para famílias Lisboa Possível
Espetáculo de Sombras Laura Barroso
Vem criar memórias em família no Alentejo, onde a cultura é feita de afeto, partilha e imaginação.
Consulta o programa completo e prepara a mochila!
#Andanças2025 #AndançasEmFamília #FestivalParaTodos #EspaçoCriança #EspaçoBebé #CulturaQueMove #TurismoAlentejo #VisitReguengos
No Andanças, dança-se para além do palco — dança-se em roda, em pares, em grupo, com o corpo inteiro, curiosidade e vomntade de experimentar. Este ano, o festival oferece 22 modalidades na área da dança, para todos os gostos e níveis de experiência, conduzidas por facilitadores e grupos vindos de várias partes do mundo. Ao longo de quatro dias, o Campinho transforma-se numa grande escola ao ar livre, onde se aprende com os pés, com o corpo e com os outros.
Na quinta-feira, 14 de agosto, começamos com a liberdade do Contacto Improvisação, guiado por Africa Clua, e seguimos para as danças tradicionais ucranianas com o grupo Litá Folk. O par entra em cena com A Par e Passo, uma proposta de Mati@s, e as danças portuguesas ganham destaque com Renata Silva. Para fechar o dia, o ritmo contagiante do Vintage Jazz com Swing n’ Smile.
Na sexta-feira, 15 de agosto, a dança começa em pergunta com “Queres dançar comigo?”, oficina inclusiva de Rosa Dias e Natércia Lameiro, segue para os encantos do Bollywood com Diana Rego e os ritmos de percussão e corpo na Dança com Adufes, com EtnoLab. Danças europeias com Fátima Monteiro, Lindy Hop com Swing n’ Smile e a energia do sul de Itália com Suldanceria, orientada por Teresa Corrado, completam o dia.
No sábado, 16 de agosto, mergulhamos em ritmos afro-lusófonos e latinos com Kizomba (Hélio Santos), Salsa (Dancenter – Clube de Danças Sociais), e as danças afro-brasileiras com Lisbloco. Há também espaço para a força da diáspora romani com Marta Portugal Dias, as bourrées francesas com Duo Azare e, claro, o calor do Forró, com o Espaço Baião.
No domingo, 17 de agosto, despedimo-nos com a intensidade do Tango, conduzido por La Orillera (Janice Iandritsky e Irene Labat), os animados Bailes Mandados com Ana Silvestre, danças orientais com Elsa Shams, e danças bretãs com TriOblique. O Forró regressa para mais uma volta do pé e o corpo volta a viajar com as danças africanas de Hélio Santos.
No Andanças, aprender a dançar é mais do que dominar passos: é escutar o outro, deixar-se levar e descobrir mundos — dentro e fora de nós.
Programação completa em www.andancas.net/site/programacao
#Andanças2025 #OficinasDeDança #DançasDoMundo #FestivalComAlma #Dançar
No Andanças, os serões fazem-se de passos partilhados e mãos dadas, ao som de músicas que atravessam fronteiras. Este ano, o programa de Bailes Folk convida-te a dançar com ritmos que vêm de perto e de longe — da tradição portuguesa ao calor do forró brasileiro, passando pelos sons balcânicos, mediterrânicos e celtas.
Na quinta-feira, dia 14 de agosto, aquecemos o chão com os ritmos de Natércia Lameiro (PT), seguidos pela energia cosmopolita do trio TriOblique (FR/IT). A dança continua com a irreverência de Fulano, Beltrano & Sicrano (PT), e fecha com os sons festivos de A Salto à Rua (PT).
Na sexta-feira, 15 de agosto, dançamos com o coração da Ucrânia trazido pela Litá Folk Band (UA), seguimos com o calor tropical do Forró Harmonize (BR), atravessamos a França com os Back in Bal (FR), e terminamos a noite com a energia italiana dos Ponente Folk Legacy (IT).
No sábado, dia 16 de agosto, o baile começa com os franceses Duo Du Balcon (FR), segue com Baldio (PT), e prossegue com os delicados e dançantes Duo Azare (FR). Da Espanha, chegam os ritmos de Ulúa e o dia fecha com o nome mais insólito do cartaz: A Batalha do Modesto Camelo Amarelo.
No domingo, 17 de agosto, voltamos a dançar com Ulúa (ES), recebemos mais uma vez os italianos Ponente Folk Legacy, revisitamos o trio TriOblique (FR/IT), e despedimo-nos em grande com a poesia musical de Duo Azare (FR).
De norte a sul, do Atlântico ao Mediterrâneo, este é um convite para deixar o corpo falar a dançar.
Programação completa em www.andancas.net/site/programacao
#Andanças2025 #BailesFolk #DançasDoMundo #FestivalComAlma
De 14 a 17 de agosto, as noites do Festival Andanças vão encher-se de ritmos que atravessam geografias e tradições. Dos sons enraizados do Alentejo às batidas que nos fazem dançar pela noite dentro, a programação musical deste ano promete encontros inesquecíveis entre pessoas, culturas e paisagens sonoras.
Na quinta-feira, dia 14, abrimos com a voz poderosa de Rita Costa Medeiros (PT), seguida pelo calor do cante alentejano com o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz, acompanhado por Sr. Pardal, a sua concertina e amigos. A noite continua com os ritmos enérgicos de Malino (PT) e fecha em alta com o swing contagiante de DJ Swing n’ Smile.
Na sexta-feira, dia 15, as mulheres tomam o palco com a força de L.O.B.A. (PT), seguidas pelas harmonias de Brisas do Alentejo (programação local) e o encontro ibérico de Serigosa (ES/PT). A pista de dança continua com a seleção de DJ Catadiscos.
No sábado, dia 16, viajamos até África com Sana Cissokho (Senegal) e atravessamos o Atlântico até ao Brasil com a energia ancestral de Mestra Ana Lúcia e Raízes do Coco, e a força tropical de Balanço do Cais. A noite culmina com os ritmos sociais e a salsa de DJ Dancenter – Clube de Danças Sociais.
No domingo, dia 17, celebramos ao som de Ricardo Back Bass (PT), seguido de um momento especial com a Tuna da Universidade Popular Túlio Espanca de Reguengos de Monsaraz e o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz. O palco abre-se depois à energia de Tatiana Cobbett – 4rteto (Raparigas do Groove), terminando com uma última dança guiada por DJ Enrique Matos do Espaço Baião.
Dos cantares do sul aos grooves do mundo, o Andanças volta a ser um ponto de encontro de pés no chão e coração aberto.
Para chegar ao Festival Andanças de autocarro, os participantes deverão viajar com destino a Reguengos de Monsaraz através da Rede Expressos, com ligações em Évora, caso não exista viagem direta desde o vosso local de partida.
A Rede Expressos traz-te ao Andanças com 10% de desconto acumulativo, aplicado sobre todas das tarifas de bilhete, em todas as viagens com partida e chegada a Reguengos de Monsaraz, entre 13 e 18 de Agosto.
Já para chegar de Reguengos de Monsaraz até ao Campinho, existem diariamente autocarros da Rodoviária do Alentejo (Linha 8102 e 8372_ver abaixo) e alguns transfers disponibilizados pela Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz (horários disponibilizados em breve).
Linha 8102 – ÉVORA – REGUENGOS DE MONSARAZ
Linha 8372 – REGUENGOS MONSARAZ – CAMPINHO
Dia | Reg. Monsaraz – Campinho | Campinho – Reg. Monsaraz | |
13 agosto (4ª f) | 9h45 + 20h30 | ||
14 agosto (5ª f) | 9h45 + 20h30 | ||
15 agosto (6ª f) | 9h45 + 20h30 | ||
16 agosto (sáb) | 10h45 | 15h30 | |
17 agosto (dom) | — | 18h30 | |
18 agosto (2ª f) | — | 10h30 |