
Danças Africanas com Helio Santos
Sinopse:
Danças AfricanasDANÇA | CANTO | CONEXÃO
A conexão tornou-se rara, nos nossos movimentos rápidos, cultura, tecnológica... A dança, o movimento e o canto podem ser usados como porta de entrada para aceder à nossa sabedoria ancestral e a este belo e importante aspeto da nossa natureza humana. Irás experienciar momentos de partilha cultural, bem como diversidade de dança, canto e movimento, onde Hélio leva as pessoas através de viagens de auto-consciência, incorporação e inclusão.
Kizomba Inner Journey
A Kizomba sempre fez parte da cultura e do percurso de vida do Hélio. A sua metodologia de ensino foi desenvolvida pessoalmente como resultado do seu percurso de vida e das experiências de viajar pelo mundo partilhando os seus conhecimentos. Os estudos contemporâneos de Hélio desempenham um papel importante no seu estilo e técnicas de Kizomba que o equiparam com destreza no movimento e contacto corporal.
“Ter estudado movimento consciente e contacto improvisação permitiu-me ir mais fundo e compreender a infinita energia criativa do nosso corpo“. “A kizomba é um lugar e um momento em que dois corpos podem estar em conversa um com o outro e trocar uma energia criativa infinita”. “Através dos fundamentos da kizomba, dos movimentos corporais, da consciência corporal, da musicalidade, da intuição, do contacto improvisação...“
“Esta viagem de dança pode ajudá-lo a descobrir o seu movimento único, a compreender-se melhor a si próprio e à pessoa com quem está em conexão.“
Biografia:
Bailarino | Professor | CoreógrafoNasceu em Cabo Verde, Hélio Santos estudou dança contemporânea no CEM - Centro Em Movimento - em Lisboa e formou-se na P.A.R.T.S - The Performing Arts Research and Training Studio - na Bélgica, considerada uma das melhores escolas de dança contemporânea do mundo. Isto depois de ter recebido uma bolsa de estudo da Fundação Calouste Gulbenkian sediada em Portugal. É um dos professores da primeira geração do século XXI a introduzir a Kizomba de África para o resto do mundo, enquanto descobria o seu movimento de dança contemporânea.
Fez o curso “Técnicas Manuais e Energéticas Africanas”.
Hélio, bailarino, professor e coreógrafo, durante a sua adolescência, influenciou-se pelas danças culturais e contemporâneas, o que lhe permitiu desenvolver as suas próprias técnicas de dança em Kizomba ou “Passada”, como é conhecida em Cabo Verde.
Como coreógrafo de dança contemporânea, coreografou “Entrevistas” em 2004, “Living Through” em 2008. “Cântico dos Cânticos” e ‘Canoa’ em 2012. Participou como protagonista nos filmes “Fertilize”- ”Life as it Begins” e “The Black Bird Flying” em 2007 e 2008.