
"A guardiã da Voz" com Elisa de Mira
Sinopse:
Contar estórias é um exercício de descodificação do mundo, tanto do mundo interior, no que se refere aos sentimentos e emoções que cabem dentro de uma alma habitante desse mundo, como das múltiplas possibilidade do ser e estar na diversidade desse mundo entre mundos. Contar estórias é tecer a vida, lentamente, para que as crianças, jovens e adultos encontrem fios condutores e resgatem o caminhos das suas casas/almas... e se habitem em consciência...e assim se façam vida!Biografia:
ELISA DE MIRA nasceu em Santarém em 1963. Filha de pai alentejano, eng.º agrónomo e mãe minhota, professora, morou em diferentes regiões portuguesas e também na Alemanha (quando casou em 1985 com um militar alemão da base aérea de Beja, pai das suas duas filhas). A lavoura, a pedagogia, as artes e as viagens, foram os pilares da sua educação. Viveu com seus pais no norte de Portugal, onde o seu pai geria sociedades agrícolas e chega a Évora em 1972 para habitar os 900 hectares da herdade de vale de marias que o seu pai arrendou à família Soares. Ingressa na escola de Sta. Clara e depois, por sua mãe ser professora de trabalhos oficinais neste estabelecimento, termina o secundário na Escola Industrial, curso ARTE E DESIGN 1976/1979. Mais tarde escolhe para o seu percurso a ESCOLA DE FORMAÇÃO TEATRAL – CENDREV, Évora 1988/1990 com sido autora e encenadora de várias peças de Teatro ESCOLA – 1999/2006 utilizando o Teatro como instrumento pedagógico para promover competências sociais e profissionais, estimulando a criatividade na comunicação e nas estratégias de integração na vida ativa. Estas dinâmicas foram desenvolvidas enquanto Técnica de Desenvolvimento da Cercimor em parceria com a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Escola Secundária, Escolas e Jardins-de-infância das onze freguesias deste Concelho e várias Associações Locais (Marca ADL, Monte Jovem, Oficinas do Convento, Assoc. 29 de Abril, Casa João Cidade etc,), com vista à reabilitação psicossocial e escolar e ainda a inclusão de cidadãos portadores de deficiência. Estes trabalhos foram apresentados na RTP1 e ainda nos Encontros Nacionais de Teatro Escola no PORTO e em FARO. CONTADORA DE HISTÓRIAS 2000/2012 em diversos festivais - 10 anos consecutivos contadora “residente” – Andanças; Entrudanças; Festival do Trebilhadouro…) Escolas, Bibliotecas e outras entidades por todo o país.Paralelamente tornou-se muito ativa como FORMADORA PROFISSIONAL CAP nº EDF 5013/2000DA – 2000/2022 (mais de 18 000 horas lecionadas) em território nacional e internacional.
Quando o mundo artístico lhe mostrou a imensidão do desenvolvimento humano, quis explorar o universo da psicologia e ingressou (2002/2011) na universidade tornando-se MESTRE em Psicologia Educacional - Universidade de Évora (depois de 5 anos licenciatura pré Bolonha). GABINETE DE PSICOLOGIA 2011/2022 -Membro Efetivo ORDEM DOS PSICOLOGOS PORTUGUESES-Cédula Profissional nº 015769. ESPECIALIDADE EM PSICOLOGIA DO TRABALHO SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES – OPP 2019 resultado de diversas ações de Consultora Organizacional – Portugal, França, Brasil e Angola – 2013/2022.
A sua vida, entretanto, escalou para um panorama de voos internacionais como consultora/formadora e psicóloga nos mais diversos contextos.
PSICÓLOGA EDUCACIONAL e ORGANIZACIONAL – Formação recrutamento e seleção- AEMR – Exploração MINEIRA – Jamba Mineira - Angola 2012/2013
CONSULTORA ACADÉMICA Instituto Superior de Angola – Cacuaco, Luanda 2014/2016
COORDENADORA PEDAGÓGICA https://ecoss.org.pt/pt/ 2017/2021
COORDENADORA PEDAGÓGICA E FORMADORA HTTPS://WWW.UNITATE.PT/ 2018/2022
PSICÓLOGA E AVALIADORA DO PROJETO CEPSE- 2018/2021- Comunidade empenhada na promoção do sucesso escolar -HTTPS://WWW.CM-MONTEMORNOVO.PT/
PUBICAÇÕES: “Antologia do conto Aletejano”-2020, Colibri; “Império de Palha”- 2016, Amazon; “Semeando estórias – a metáfora jardim na tradição Oral”- 2007, Apenas Livros Lda; “Olá Duendes”- 2000, Impressionar; “O Acordeão”- 1999, ARPI e CM Montemor-o-Novo;
CANTORA E COMPOSITORA – 1992/2021, com digressões por toda a península Ibérica, numa experiência versátil nas áreas musicais de fusão, clássica, jazz, ligeira e tradicional, com os seguintes grupos: “Porta Aberta”; “Coincidências”; “Pedra Preta”; “Trio Dó Maior”; “ Notas ao Vento”; “Dádiva” entre outros. Editados: em vinil um LP e um CD pela Valentim de Carvalho. Estes trabalhos foram ainda apresentados em vários programas de televisão.