• Português
  • English
Clara Sprung

Clara Sprung

Sab 20
Horário: 17:45 - 18:30 | Local: Espaço Criança
Crianças oficina - Oficina de improvisação e experimentação musical
Dom 21
Horário: 17:45 - 18:45 | Local: Espaço Criança
Crianças oficina - Oficina de improvisação e experimentação musical

Sinopse:

Oficina de improvisação e experimentação musical para crianças

Idades: dos 6 - 13 anos
Duração: Entre 90 e 120 minutos
Nr. máximo de participantes: 12
Espaço: Espaço Criança Andanças, ar livre


Apresentação

Esta oficina pretende envolver crianças na experimentação de instrumentos musicais e na composição final de um tema improvisado de forma coletiva.

Pretendemos dar a conhecer alguns instrumentos musicais acessíveis inclusive para quem nunca tocou.
Vamos desenvolver jogos participativos usando os instrumentos como ferramentas ao mesmo tempo que partilhamos um pouco da natureza dos instrumentos e alguns factos curiosos sobre a sua história. Iremos apresentar e trabalhar o reconhecimento de ritmos e sonoridades típicas do género/dos instrumentos e dos sentimentos que a música desperta através de jogos interativos e do movimento.

Uma atividade de cooperação e de partilha – o nosso objetivo é que a criança se divirta e compreenda como cada sonoridade contribui para o todo de uma música e que consiga rapidamente sentir-se integrada numa produção conjunta, com gozo, enquanto reproduz as sensações que lhe são despertadas.

Biografia:

Quem Somos?
A nossa equipa é constituída por 5 elementos: Clara Sprung, Tomás Guimarães, Mafalda Matos, Guilherme Capa e João Miranda.

Somos 5 jovens de valências diferentes:

Clara Sprung: Tenho 19 anos e convivo com a música e instrumentos musicais desde os 6 anos de idade. Estudei guitarra clássica e piano. Fiz formação artística na escola de Artes António Arroio (Lisboa) e toco saxofone desde os 9 anos. Frequentei a Escola de Jazz do Hot Club de Portugal, toquei na Big Band Júnior durante 5 anos e noutros festivais como o Big Bang Festival para crianças e adultos e o Festival de Música Júnior em Montalegre. Sou a babysitter favorita da família e estou habituada a usar a música para brincar com crianças. Desde pequena que tive oportunidade de experimentar tocar instrumentos diferentes em estilos variados de música (jazz, rock, clássico, funk, entre outros). Também estudo Arquitetura no Porto. Atualmente o meu instrumento principal é o saxofone alto, que será o instrumento que vou partilhar nesta oficina participativa do Andanças.

Tomás Guimarães: Tenho 20 anos, estudei na escola de artes António Arroio na área de Design de Produto. Toco guitarra desde os 9 anos, sou multi-instrumentalista e produtor de música. Com a guitarra como instrumento principal já passei por diversos estilos e bandas. Tenho uma faceta forte de autodidata no respeita à música e por isso também aprendi e toco piano, baixo, bateria e vários instrumentos de percussão. Lancei o meu álbum de estreia em Janeiro 2022. No ano passado passei pelo curso de jazz na Fábrica Braço de Prata em Lisboa e mudei-me este ano para o Porto para estudar na escola de música Valentim de Carvalho.

Mafalda Matos: Tenho 19 anos e iniciei o meu mestrado integrado na Faculdade de Arquitetura do Porto este ano. Conclui o meu secundário na Escola Artística Soares dos Reis. Mantive a minha relação com a música sempre a acesa ao longo dos anos participando em bandas e projetos, aprendi a tocar piano, guitarra e baixo. A escola de artes foi o lugar onde cruzei a área artística ligada ao design com vários projetos em que a música esteve ligada. Sou membro da Associação Ponto Parágrafo e ao longo dos anos tenho vindo a participar, criar e discutir sobre a reflexão arquitetónica e artística, através de projetos pedagógicos junto das comunidades.

Guilherme Capa: Tenho 20 nos e estudei no Colégio Militar até ao 9º ano, finalizando o meu secundário na Escola Secundária Artística António Arroio, área de multimédia. Além da minha forte ligação ao desporto e à produção musical uma das minhas maiores paixões sempre foi o mundo audiovisual, e o ao cinema. Estudo atualmente na Escola Superior de Teatro e Cinema. Participei em várias curtas-metragens, nomeadamente “O Canto dos Fixes” como argumentista e “Iara” como chefe de iluminação e eletricista que está atualmente em exibição no festival de cinema Indie. Seria um prazer enorme participar nesta atividade recreativa e artística juntamente dos meus colegas e amigos a fazermos aquilo que mais gostamos.

João Miranda: Tenho 19 ano, fiz o curso de Multimédia na Escola Artística António Arroio e estou a tirar a licenciatura de Produção de Teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema. Tive sempre uma forte ligação com a música, e já dei aulas de piano. De momento, o meu foco é mais no Audiovisual, sendo que já realizei trabalhos para algumas associações sem fins lucrativos, com o aparecimento na televisão. Alguns desses trabalhos incluem videoclips, vídeos corporativos, direção de livestreams, etc. Sou freelancer e por isso a conceção, filmagem, direção e a edição são maioritariamente da minha autoria. Gostaria imenso de concretizar este projeto criativo para espalhar esta paixão que eu tenho pelo Audiovisual.
©2022 Copyright, todos os direitos reservados por PédeXumbo
Scroll to top