• Português
  • English
Inês Maria Silva

Inês Maria Silva

Dom 21
Horário: 10:30 - 11:30 | Local: Espaço Criança
Crianças oficina - Emoções que dançam

Sinopse:

Esta proposta de projeto, na prática, consiste em realizar uma aula de dança criativa. A sua temática baseia-se na utilização de estímulos emocionais como abordagem criativa e expressiva do movimento. São utilizadas 5 emoções primárias: alegria, tristeza, raiva, medo e repulsa.
O seu objetivo principal é desenvolver a capacidade interpretativa do movimento, tomando consciência do que são as emoções e como podem influenciar a nossa postura e movimento corporal, e, em consequência, as nossas relações.
Quem experimentar a aula vai ser estimulado a entender o que é a emoção e o que a despoleta, relacioná-la com o corpo em movimento e identificá-la através da observação.
Através de uma abordagem simples e leve das 5 emoções primárias, quem experiencia a aula vai desenvolver competências sociais, tornando-se mais conscientes no que toca à comunicação de uma mensagem, emoção, ideia ou sentimento.

Biografia:

Inicia os seus estudos em dança aos 5 anos, começando por aulas de técnica de dança clássica. Mais tarde frequenta também aulas de técnica de dança contemporânea, dança criativa e barra de chão em regime de ensino livre com professoras como: Ana Sofia Castanhinha, Isabel Barreto e Inês Tarouca.
Entre 2010 e 2013 frequenta, na Escola Superior de Dança, o curso de Licenciatura em Dança trabalhando com professores e coreógrafos como Margarida Bettencourt, Amélia Bentes, José Grave, Barbara Griggi, entre outros. No mesmo período, faz parte do Grupo Experimental de Dança da Escola Vocacional de Dança de Caldas da Rainha, trabalhando com os coreógrafos: Daniel Cardoso, Rui Lopes Graça, Margarida Belo Costa e João Fernandes.
Desde 2013 é professora de dança clássica, contemporânea e criativa. Passou pela Escola Vocacional de Dança de Caldas da Rainha, Balance, Associação Adição de Luz em Tábua, Academia de Música e Dança de Rio Maior e, desde 2015, encontra-se a lecionar na Escola de Dança Diogo de Carvalho em Leiria.
Em 2015 participou como intérprete no musical infantil “Capitão Brincalhão”, apresentado às crianças dos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Leiria.
Desde 2020 integra o projeto MUS-E Leiria, como artista da área de dança e movimento. Através deste projeto já participou em várias conferências internacionais de artistas, nomeadamente em Leiria, Madrid e Budapeste.
Em vários projetos, dinamizados pela Escola de Dança Diogo de Carvalho, participa como criadora, cocriadora e intérprete, como é o exemplo do espetáculo de dança contemporânea que homenageia o fado “O Cancioneiro Português” e a vídeo-dança “Interculturalidade Intemporal”.
Terminou, em janeiro de 2022, o curso de Mestrado em Ensino de Dança, pela Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa.
Neste momento assume o cargo de Diretora Pedagógica da Escola de Dança Diogo de Carvalho.
©2022 Copyright, todos os direitos reservados por PédeXumbo
Scroll to top