Bilheteira
PT EN
EDIÇÕES ANTERIORES

1996

O Andanças – Festival Internacional de Música e Dança Tradicional nasceu em 1996 da vontade de um grupo de apaixonados da cultura tradicional associados na PédeXumbo, Neste primeiro ano, aconteceu em Évora para cerca de centena e meia de participantes.

1997 - 1998

O Andanças aconteceu, durante dois anos, no parque de campismo da Fraguinha. Era o único evento deste género no país, com um conceito distinto dos outros festivais de Verão. Durante o dia aprendem-se os passos e à noite tem-se a oportunidade de bailar. O dia é ocupado, não só, com oficinas de danças de todo o mundo, onde se incentiva o contacto e a aprendizagem da dança e da cultura de diversos povos, mas também com atividades paralelas como a construção de instrumentos, BookCrossing, espaços infantis, conversas, apresentações de obra, histórias e contos e muitos outras performances espontâneas que vão surgindo no espaço. A noite também para dançar, com jam sessions que duram até de manhã!

1999 - 2010

Entre 1999 e 2010 realizou-se na aldeia de Carvalhais onde veio a desenvolver-se passando de um pequeno festival para um acontecimento de âmbito nacional com milhares de participantes.
Quase toda a organização é o trabalho de uma enorme equipa de voluntários, incluindo os músicos, assistentes, colaboradores, formadores e responsáveis por atividades. A política social e económica deste festival aposta fortemente na ecologia para reduzir o impacto negativo que possa ter. São implantadas medidas de redução de poluição exemplares a nível de organizações como: Plástico Zero, Reaproveitamento de águas, reutilização de recursos, higiene permanente, etc. Aposta-se no sustento económico do festival com base na colaboração institucional e de voluntariado, pondo de parte a necessidade de sacrificar o espaço visual e intelectual com publicidade. 

2011

Em 2011, a Associação PédeXumbo, organizadora do festival, atravessando um período de reflexão interna acerca dos seus objetivos e princípios alternativos à sociedade de consumo, conclui a necessidade de restruturação do festival e realiza-o em formato mais pequeno, integrado no Festival Danças na Água na freguesia de Ratoeira (Celorico da Beira) no Concelho de Celorico da Beira, Portugal.

2013 - 2016

Entre 2013 e 2016, o Andanças realizou-se na Barragem de Nossa Senhora da Graça de Póvoa e Meadas, onde atingiu o seu maior formato, contando, nos últimos anos, com cerca de 8000 participantes por dia.

2017 - 2018

Depois do incêndio, na edição de 2016, que aconteceu na Barragem de Póvoa e Meadas, a organização do Festival Andanças voltou a repensar o formato do festival, tendo levado as edições de 2027 e 2018 para a vila de Castelo de Vide, onde chegaram cerca de 1500 participantes por dia. Foram duas edições que comunicaram com toda a vila e permitiram que o espírito Andanças sobrevivesse. 

Desde 2021

Após dois anos de pausa, devido à mudança de lugar para um Alentejo mais perto da sede da PédeXumbo, em Évora, e à pandemia, o Andanças regressa em 2021.
Em 2021 o Festival Andanças encontrou uma nova casa que fica no Campinho, uma aldeia do concelho de Reguengos de Monsaraz, com vista para a planície alentejana, dos sobreiros e azinheiras, a 3km do espelho de água de Alqueva. Nesse ano começámos «A Caminhar para o Andanças», numa edição especial para conhecer a região e apontar para o futuro do festival, com cerca de 60 pessoas. Assim, no ano seguinte, o Andanças germinou no Campinho, trazendo de volta os quatro pilares do festival – Dança&Música, Voluntariado, Comunidade e Sustentabilidade – e a grande família de “Andantes”. Uma edição desafiante que abraçou toda a aldeia e recebeu também o abraço desta comunidade! Um abraço que chegou ainda a centenas de novos bailadores, trazendo novas vidas ao espírito Andanças.
Depois da edição de 2023, vamos reencontrar-nos de 14 a 17 de agosto de 2025, em parceria da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, da Junta de Freguesia de Campo e Campinho e da Associação Gente Nova de Campinho.

© 2025 Copyright, todos os direitos reservados por PédeXumbo