Castelo de Vide
Em 2017, o Andanças ganhou forma da vila e chegou mais perto da comunidade Em 2018 a Roda Viva vai voltar às ruas de Castelo de Vide e descobrir esta vila e os seus arredores é um programa que recomendamos a todos os participantes. Aqui pode encontrar algumas das nossas sugestões.
Uma Vila com História
Localizada na vertente Norte da serra de S. Mamede, entre 540 e 600 metros de altitude, encontra a histórica e bucólica vila de Castelo de Vide. 

Castelo de Vide desenvolveu-se a partir do século XIII, tendo como origem a cumeada onde se encontra o castelo e a encosta sul adjacente, denominada atualmente por "Canto da Aldeia". Apresenta-se como um conjunto urbanístico único e muito característico, possuindo valores arquitetónicos, históricos e culturais ímpares que vale a pena conhecer, destacando-se a Arquitetura Militar e Religiosa. É o caso do Castelo (séc. XIII a XVI) e respetivo Burgo Medieval, assim como a restante muralha abaluartada setecentista e o Forte de S. Roque (séc. XVII a XVIII), junto do qual encontra o recinto principal do Festival Andanças 2018. São invulgarmente numerosos os edifícios de carácter religioso. Excetuando a Sinagoga (anterior a séc. XIV), todas as restantes igrejas e capelas são católicas. De realçar a Igreja Matriz de Santa Maria da Devesa (séc. XVIII a XIX), localizada no centro da vila na Praça D. Pedro V, e a Igreja de Nª Sra. da Alegria (séc. XVII). De toda a vila podemos ver lá no alto a Ermida de Nossa Senhora da Penha (séc. XVI), cujo passeio recomendamos a todos os que não querem perder a melhor vista de Castelo de Vide e o pôr do sol no planalto alentejano. 

Sugerimos o passeio no antigo bairro judeu de ruas íngremes e floridas em torno da Sinagoga, recentemente transformada em Museu, onde melhor se pode perceber a herança judaica que nos chegou aos dias de hoje. E desafiamo-lo a descobrir todas as portas ogivais, daquela que é a segunda maior coleção de portas ogivais (séc. XIV a XVI) do mundo localizadas na encosta do castelo.

Ainda de carácter cultural realça-se o Centro de Interpretação de Megalitismo, o Museu-Oficina de Ferreiro Tradicional do Mestre Carolino, o Museu Agrícola de Póvoa e Meadas e a Biblioteca Municipal onde se pode obter informações sobre atividades culturais desenvolvidas, para além de se poder consultar numerosas publicações de interesse.

O Caminho da Água
Castelo de Vide é a vila das fontes. Apesar do calor, pode refrescar-se e beber água em vários recantos. Uma das fontes mais frescas está localizada junto ao Olival da Mealhada (área de campismo do Andanças), a Fonte da Mealhada, onde pode encher a sua caneca e até molhar os pés. A Fonte da Vila é o ex-libris desta localidade, quer pelo seu valor artístico, quer pelo largo onde se  encontra situada (Largo Dr. Frederico Laranjo). Pode ainda passar na Fonte do Ourives, ao centro do Largo Capitão Fernando Salgueiro Maia e voltar a encher a sua caneca. Desafiamo-lo a descobrir as inúmeras fontes desta vila pois há ainda bastantes mais para encontrar. E se o calor apertar, sugerimos que dê um mergulho refrescante nas Piscinas Municipais de Castelo de Vide, localizadas a 5 minutos de distância do Recinto Principal do Andanças.
Descansar à Sombra
Debaixo do sol quente de verão, a Roda Viva também acontece em espaços verdes e frescos, ainda que a um ritmo mais lento. Existem inúmeros jardins onde pode estender a sua rede entre árvores e dormir uma bela sesta, enquanto escuta uma jam session ao virar da esquina ou lê um livro. O Jardim João José da Luz, mais conhecido por Jardim Grande, acolherá novamente o Mercado Andanças e reserva ainda espaços à sombra onde poderá encontrar o seu local preferindo para passar as tardes no Andanças. O Jardim Garcia da Orta, por baixo do Recinto Principal do Andanças, é um bom local para estender a sua esteira à sombra. Para o fim da tarde, aproveite a vista do Parque 25 de Abril à sombra das oliveiras. 
Explorar os Arredores

Marvão
A vista do Palco Horizonte convida à viagem aos arredores de Castelo de Vide. Localizado a 12 kms fica a vila de Marvão, uma das mais impressionantes da região devido à sua localização no topo da Serra do Sapoio, a uma altitude de 860 metros. De Marvão à antiga cidade romana de Ammaia são apenas 6 kms para visitar aquele que é um dos mais importantes vestígios da civilização Romana, no Norte do Alentejo. A Caminho de Marvão sugerimos uma paragem refrescante na Piscina Natural da Portagem, uma pitoresca povoação rural da freguesia de São Salvador da Aramenha, banhada pelo rio Sever.
Portalegre
A apenas 20 kms de distância, encontrará Portalegre, capital de Distrito, onde vale a pena visitar a Sé Catedral, o Museu Municipal, a Casa Museu José Régio, o Museu da Tapeçaria, entre outros dos quais destacamos o Castelo.

Póvoa e Meadas
A aldeia da Póvoa e Meadas situa-se 12 quilómetros a noroeste de Castelo de Vide e integra um território povoado desde tempos remotos, conforme atestam os numerosos vestígios arqueológicos de praticamente todas as épocas, desde o Paleolítico até aos dias de hoje. Realçam-se ainda alguns elementos patrimoniais de referência como: a antiga Torre Municipal, as diversas igrejas e capelas, as numerosas fontes, o Sobreiro e a Anta do Pai Anes e outros vestígios arqueológicos de entre os quais se destaca o Menir da Meada, o maior da Península Ibérica. A não perder é a visita e o mergulho na Barragem de Póvoa e Meadas, já bem conhecida dos assíduos do Festival Andanças. É também uma zona privilegiada para a observação de espécies ligadas ao meio aquático, aves, anfíbios e répteis, algumas em vias de extinção (como a lontra e a cegonha-negra).
Nisa
Uma vez na barragem, estará a 12km de Nisa, de origens muito antigas, encontra em Nisa um vasto Património, como o que ainda resta do Castelo do século XIII, as Portas da Vila que ainda restam das seis originais (a da Vila e a de Montalvão), as Igrejas Matriz do século XV e da Misericórdia do século XVI (com um interessante Museu de Arte Sacra), as Capelas do Calvário do século XVII e a de Nossa Senhora dos Prazeres do século XVI, ou a interessante Anta de S. Gens, integrada num conjunto de quatro monumentos megalíticos. Lá no alto, a cerca de 3 km, veja-se a Ermida de Nossa Senhora da Graça, com o seu miradouro de vistas imperdíveis para o planalto alentejano. E não deve sair da vila sem provar os típicos queijos de ovelha.

Se quiser continuar o roteiro histórico, pode ainda visitar as bonitas vilas do Crato e Alter do Chão, a 27km e 46km de Castelo de Vide respectivamente.

Mais informações aqui. 
Organização:
Best Non-Music Festival:
A PédeXumbo é uma Estrutura Financiada por:
Em colaboração com:
Projeto Co-financiado por:
Parceiros Locais:
Parceiros de Programação:
Parceiros de Mobilidade Sustentável:
Parceiros de Comunicação:
Rádio Oficial:
Parceiros saúde: