FAQs Incêndio Andanças
Esta página pretende compilar informação que esclareça algumas questões/dúvidas que frequentemente têm sido colocadas ao Andanças/PédeXumbo relativamente ao incêndio de dia 3 de agosto de 2016, no estacionamento provisório do festival. 
1. ASPETOS LEGAIS E DE SEGURANÇA
O Andanças tem licenciamento?
Sim, o Andanças tem o licenciamento necessário para funcionar. O licenciamento do festival é emitido pela Câmara Municipal de Castelo de Vide e, para a sua emissão, são necessários diversos documentos/declarações e pareceres favoráveis de entidades competentes, os quais podem resultar de vistorias/fiscalizações.
Andanças tem Plano de Segurança?
Sim, o Andanças tem o Plano de Segurança para o Festival Andanças 2016, tal como em anos anteriores, desde que saiu legislação específica.
O Andanças cumpriu as medidas de segurança?
Sim. Foram cumpridas as medidas de segurança estipuladas no Plano de Segurança Andanças 2016, bem como as indicadas, na altura, pelas entidades competentes. A organização esforçou-se e deu o seu melhor para que tudo corresse bem e se proporcionasse a todos um festival seguro e agradável.
No Andanças existia carro de bombeiros?
Não existia um carro de bombeiros no recinto do festival. Mas, tal como nos anos anteriores e conforme previsto no Plano de Segurança, estava no festival uma equipa dos Sapadores Florestais com uma viatura ligeira para combate a incêndios.
O Andanças tem seguro?
Para a realização do Andanças são contratualizados diferentes seguros: Responsabilidade Civil Empresarial – Organização de Eventos; Responsabilidade Civil Transportador – Transportes Terrestres; Acidentes Pessoais – Promotor de Eventos e Comércio e Serviços – Bens Confiados. Cada um destes seguros tem caraterísticas e franquias específicas. Neste momento recai especial atenção sobre o seguro de responsabilidade civil, um seguro que visa cobrir danos a terceiros, que aconteçam na área do festival, por responsabilidade da organização. Como em anos anteriores, o seguro de responsabilidade civil foi efetuado com a CA Seguros e tem um valor de 100.000€.
2. INCÊNDIO NO ESTACIONAMENTO E INVESTIGAÇÃO DAS CAUSAS
Quanto tempo durou o incêndio?
O incêndio terá durado cerca de 1h45. Deflagrou por volta das 14h45m e foi dado como extinto pelas 16h30.
Como foi preparado o estacionamento?
No terreno reservado ao estacionamento provisório foi cortado o pasto que existia por viatura e equipa de Sapadores Florestais da Câmara Municipal de Castelo de Vide (como em anos anteriores) e feito o aceiro no perímetro. Foi organizada a circulação e o estacionamento dos veículos (com estacas, fita sinalizadora e sinalética apropriada), acautelando largura adequada  para estas vias e uma circulação com local de entrada diferente da saída. Foi colocada sinalética para facilitar a orientação dos participantes (com 3 zonas - A, B e C) e aumentada, em relação ao ano anterior, a iluminação no interior do estacionamento.
Como estava o chão do estacionamento? Espalharam palha?
Tal como em anos anteriores, o pasto existente foi cortado, a pedido da organização, pelos Sapadores Florestais da Câmara Municipal de Castelo de Vide, recorrendo ao uso de maquinaria específica. No chão ficou o restolho e a parte cortada do pasto, não foi colocada palha.
Em que fase está a investigação das causas do incêndio?
A Polícia Judiciária investigou as circunstâncias em que o incêndio deflagrou, aguardando-se que o Ministério Público se pronuncie, encerrando o inquérito ou deduzindo acusação.
Já tinham ocorrido outros incêndios no Andanças?
Não. Em 2010, com o Andanças a realizar-se, então, no concelho de São Pedro do Sul, houve um grande incêndio florestal em que arderam cerca de 2.000 ha, numa serra próxima da aldeia de Carvalhais onde se realizava o festival. Este incêndio começou 6ªf, estava o festival a decorrer, e apenas foi extinto 3ªf, depois do festival. Por precaução, as autoridades mandaram evacuar o festival no Domingo (cancelando a evacuação 90 min. depois), não tendo o fogo chegado ao seu perímetro. Em 2011 o Andanças foi realizado no mesmo local. 
3. A PEDEXUMBO, O ANDANÇAS E O INCÊNDIO
A Direção da PédeXumbo e a Coordenação do Andanças têm estado presentes?
Sim, tanto a Direção da associação como a Coordenação do festival estiveram sempre presentes e desempenharam papéis ativos durante e após o incêndio. No Andanças e por opção, ninguém anda identificado (excetuando os elementos de segurança e de emergência), e todos dão o seu melhor para que o festival aconteça. E este espírito de interajuda e de responsabilidade partilhada mostrou-se na forma como decorreu a evacuação (que foi assegurada por voluntários, coordenadores e elementos da direção e da organização do Andanças no terreno, em articulação com as autoridades competentes), e na continuação do festival, após tão grave incidente. 
O que fez a PédeXumbo/Andanças na semana do festival, relativamente aos lesados do incêndio?
Do nosso ponto de vista, tudo o que estava ao nosso alcance: i) pronta articulação com as diversas entidades competentes durante e após o incêndio; ii) colaboração com os parceiros locais – Câmara Municipal de Castelo de Vide e Junta de Freguesia de Póvoa e Meadas – para assegurar transporte ou dormida, para quem quis sair imediatamente do espaço e não tinha outros meios; iii) constituição de um ‘gabinete de crise’ para ajuda imediata aos lesados e a todos os participantes, através da criação de um espaço de atendimento e informações e de um grupo de apoio psicológico (com voluntários especialistas) que funcionou até ao fim do festival; iv) doação de roupa entregue pela Caritas de Castelo de Vide; v) disponibilização de senhas para alimentação na cantina Andanças a pessoas lesadas em situações específicas; vi) articulação e total colaboração no local com a GNR e apoio dentro das limitações processuais, por forma a agilizar e facilitar todo o processo burocrático relacionado com a participação do sinistro e gestão dos salvados; vii) disponibilização, no dia seguinte ao do incêndio, de uma linha telefónica de apoio aos lesados (919 830 845) e de um endereço de email -info.incendio@andancas.net. Todas estas ações e grupos envolveram elementos da Direção da associação, da Coordenação e da estrutura voluntária do Andanças, muitos deles também em perda pessoal, fosse por terem sido diretamente lesados pelo incêndio (perdido as suas viaturas), ou indiretamente (por terem sido afetados familiares ou amigos próximos). Para além de público participante, o fogo atingiu o ‘coração’ da estrutura humana que assegura o Andanças. No fundo, de diferentes maneiras, direta ou indiretamente, fomos e somos todos lesados.
E o que tem feito a PédeXumbo/Andanças depois do festival, relativamente aos lesados do incêndio?
Temos procurado ajudar, dentro das nossas possibilidades e limitações de capacidade de resposta, seja por motivos processuais/legais que nos obrigam, seja pela nossa pequena e limitada estrutura e recursos a nível humano e material/financeiro: i) articulação com os lesados, com o apoio da GNR, para a remoção rápida dos salvados do terreno do estacionamento, fazendo a ponte com operadores de desmantelamento autorizados e esclarecendo dúvidas nomeadamente sobre o papel das seguradoras; ii) contacto personalizado com todos os lesados dos quais temos contacto; iii) diligências e contactos institucionais com diversas entidades para que se consigam encontrar e negociar soluções que minimizem as perdas de todos os lesados; iv) apoio à rede da AJUDADA Andanças 2016.
O Andanças vai continuar?
O Andanças existe porque um grupo muito alargado de pessoas dedica generosamente o seu tempo, partilha a sua energia, a sua força, boa vontade e o seu trabalho e conhecimento e experiência para o fazer acontecer. O Andanças é um festival que, por opção, assenta no voluntariado, sendo este um dos seus maiores recursos e valores que, associado à dança e à música, criam o ambiente único que se vivencia no festival. Se todos quisermos o Andanças poderá continuar. 
Haverá Andanças 2017?
Ainda é cedo para ser tomada esta decisão. O incêndio de dia 3 de agosto levou a que todos fossemos de alguma forma lesados – incluindo a própria organização do Andanças –, querendo também todos encontrar a melhor solução para minorar/mitigar as consequências deste incidente.  A evolução de todo o processo o dirá, bem como a opinião e disponibilidade de todos que fazem o Andanças acontecer.
4. COMUNIDADE, SOLIDARIEDADE E AJUDA EM REDE
O que é a AJUDADA Andanças 2016?
A AJUDADA Andanças 2016 é uma iniciativa informal e colaborativa em crescimento, criada com o objetivo de diminuir os transtornos causados às pessoas, famílias e grupos afetados pelo incêndio. Baseada numa rede solidária de norte a sul do país (incluindo alguns pontos de Espanha), de pessoas e grupos de voluntários de âmbito local/regional, que se disponibilizam para facilitar apoio à mobilidade e ajudar nas necessidades concretas de apoio psicológico/social, apoio processual/jurídico, apoio logístico, material (bens, produtos, equipamentos) ou financeiro, às pessoas lesadas. Todos podemos ajudar. Esta rede de solidariedade e entreajuda integra muitas pessoas que foram lesadas pelo incêndio. Para mais informações consultar o blogue da AJUDADA Andanças 2016: https://ajudadands.wordpress.com
Como pessoa, grupo, entidade/empresa o que pode fazer para ajudar? E a pessoa que foi lesada pelo incêndio como pode receber ajuda?
Há muitas maneiras possíveis de ser ajudado e de ajudar. Às vezes para sermos ajudados basta ajudarmos alguém... Basta ter boa vontade, intenção de o fazer e ir ao encontro das necessidades dos que foram lesados e estejam recetivos. Um dos desafios deste tipo de iniciativa é a articulação da oferta (de apoios/ajuda) com a procura/necessidades de ajuda. Para isso, pedimos a quem esteja interessado – em ser ajudado, em ajudar ou a disponibilizar algum tipo de colaboração, parceria, apoio –, que entre em contacto com a organização da AJUDADA Andanças 2016, através do tlm: 968 732 868 (horário: 10h00-18h00); ou do email:ajudada@andancas.net
Qual a relação da PédeXumbo com esta iniciativa da AJUDADA Andanças 2016?
Esta é uma iniciativa independente e informal, de pessoas que, de algum modo foram tocadas pelos acontecimentos e se solidarizaram com aqueles que foram lesados, disponibilizando-se espontaneamente e auto-organizando-se para ajudar. Um movimento orgânico de uma verdadeira comunidade informal em rede, que o Andanças vem ajudando a criar com as vivências que proporciona e com os ideais e valores que veicula, através das pessoas que foi tocando ao longo destes seus 20 anos de existência. Esta iniciativa mereceu e contou, desde o primeiro momento, com o apoio da associação PédeXumbo que, dentro das suas possibilidades e limitações estruturais e contextuais, se encontra disponível para apoiar e divulgar outras iniciativas desta índole que possam surgir para apoiar as pessoas lesadas no incêndio do Andanças.
Para mais informações ou esclarecimentos contactar:info.incendio@andancas.net
Organização:
A PédeXumbo é uma estrutura apoiada por:
Apoio à comunicação:
Em colaboração com:
Juntas de freguesia:
Rádio oficial:
Parceiros de mobilidade sustentável:

Prémios e certificações:
Parceiros de Programação
Parceiros