Sustentabilidade
Como fazemos no Andanças
O Andanças promove uma visão sistémica e de ciclo-de-vida dos processos de produção e consumo, de produtos e serviços, com objetivos idealizados de "zero desperdício", procurando contribuir para um consumo e modos de vida mais sustentáveis. 
Princípios e Compromissos
Na PédeXumbo temos consciência que qualquer evento de grandes dimensões produz impactes ambientais, sociais e económicos – mesmo eventos culturais como um festival. Procuramos, por isso, estar atentos e reduzir os impactes negativos do Andanças, e escolhemos adotar melhores práticas, aplicando-as de forma continuada e progressiva, tendo como objetivos:

1. Reduzir os impactes negativos locais e globais, fazendo com que o festival toque na Terra de modo mais suave.
2. Criar  mudanças locais e regionais para a sustentabilidade, através de melhores práticas que se enraízem e deem frutos.
3. Difundir princípios e práticas que os diversos participantes levem consigo, como sementes que podem germinar e frutificar noutros locais, no seu dia a dia.
O mundo poderia ser muito mais justo, solidário e sustentável apenas com pequenas mudanças nos nossos comportamentos. 
Fica aqui o convite para vir experimentar e partilhar vivendo o Andanças nas suas diversas facetas.
+
ZERO DESPERDÍCIO
Zero descartável
No Andanças não usamos a loiça descartável – não há copos, nem pratos, nem talheres de plástico descartáveis. Há canecas reutilizáveis para cada participante e os pratos e talheres lavados depois das refeições.
A caneca é um ícone do Andanças e da PédeXumbo. Opte por trazer a sua caneca de casa – capacidade até 20 cl (o material e a forma podem ser diversos); ou obtenha-a por empréstimo com caução, no próprio festival. No final pode devolvê-la, reavendo o seu dinheiro. 
Para reduzir o consumo de garrafas de plástico há também pontos de água potável, incentivando-se a distribuição de bebidas por pressão, como a cerveja. Promovemos também a utilização de açucareiros, em vez dos tradicionais pacotes de açúcar e o uso de alternativas aos pauzinhos descartáveis para o café. 
Zero desperdício de água
No Andanças procuramos incentivar o uso consciente da água como um bem precioso e escasso, e sensibilizar para a sua poupança. Evitamos o seu desperdício utilizando torneiras automáticas. 
Zero desperdício de comida – Dose certa!
No Andanças incentivamos a redução do desperdício alimentar através da Dose Certa, sensibilizando as pessoas para se servirem apenas da quantidade de comida que irão consumir.
+
MELHORES HÁBITOS
Mobilidade mais sustentável como um hábito
A deslocação em transportes coletivos ou a partilha de carro tem inúmeras vantagens, além das económicas e ambientais (como a redução de emissões gasosas e de energia consumida), também as sociais. No Andanças tentamos mostrar que estas são opções viáveis: transportes coletivos que servem o festival, partilha de boleia entre amigos, e utilização de sites de boleias. É sobretudo uma questão de consciência, de motivação e de planeamento antecipado.
Reutilização como um hábito
É fácil darmos uma vida mais longa aos objetos que nos rodeiam, evitando desperdiçar os recursos naturais e a energia usados na sua produção. No Andanças procuramos transmitir esta mensagem, incentivando cada um a personalizar a sua caneca e a reutilizá-la noutros eventos; lembrando que as garrafas de água podem ser novamente cheias com água da torneira, e que a loiça deve ser reutilizável; e evitando o merchandising. 
Reciclagem como um hábito
A reciclagem é hoje um hábito que já ganhou força na consciência de todos – no Andanças fazemos a recolha seletiva de resíduos para reciclagem. Os mini-ecopontos para embalagens estão espalhados por todo o recinto; os resíduos orgânicos são separados para compostagem local. 
Cinzeiros como um hábito
Se fuma traga consigo o seu cinzeiro de bolso, ou arranje um no festival – disponibilizamos várias alternativas. A ideia é criar esse hábito, para que as beatas não acabem no chão – dentro e fora do festival. 
+
ECONOMIA LOCAL/REGIONAL
Menu quilómetro zero
No Andanças usamos, sempre que possível, fornecedores locais e as refeições são também confecionadas com ingredientes produzidos localmente. O objetivo é incentivar a economia local, mas também reduzir a "pegada ecológica", e custos desnecessários com a alimentação.
Comprar o que é nosso
Procuramos incentivar a produção nacional, a criatividade e os produtos e serviços mais sustentáveis e de qualidade. Consideramos que o Andanças tem um papel ativo na sensibilização e influência do mercado (produtores, fornecedores e consumidores), mostrando que há procura e espaço para alternativas mais sustentáveis e para empresas que apostem na inovação e no que nos diferencia. 
Energias renováveis
Portugal é rico em energias renováveis, como o Sol, o vento ou as marés. Além da preocupação com a redução dos consumos de energia e a eficiência energética, no Andanças procuramos dar a conhecer as várias alternativas energéticas, sobretudo relacionadas com o Sol: para iluminação, para aquecimento de água, ou para cozinhar (como os fornos solares). 
Organização:
Best Non-Music Festival:
A PédeXumbo é uma Estrutura Financiada por:
Em colaboração com:
Projeto Co-financiado por:
Parceiros Locais:
Parceiros de Programação:
Parceiros de Mobilidade Sustentável:
Parceiros de Comunicação:
Rádio Oficial:
Parceiros saúde: