Andanças 2018
Roda Viva
Em Roda Viva o movimento é continuo. Damos as mãos e fechamos a roda, unimo-nos, giramos sobre o nosso corpo e sobre o nosso par, dançamos sem parar. Construímos e evoluímos, aprendemos. Mudamos de lugar e continuamos o trajecto, viajamos, partimos, chegamos. E começa uma nova dança.

A Roda Viva chega à Vila
Pela segunda vez em malha urbana, o Andanças revisita formas que já teve e repensa o futuro, oferecendo novas possibilidades a todos os que lhe dão vida. Em 2017, encontrámos um Andanças independente do tempo e do espaço, um Andanças daqueles que o fazem, daqueles que o acolhem e dos que nele participam - todos os que lhe dão sentido. Encontrámos o Andanças dentro de nós, um espírito vivo que não nos deixa parar. 
Este ano o festival volta a abraçar a vila, tal como aconteceu na última edição, e a vila voltará a abraçar mais um Andanças. Volta a Roda Viva às ruas de Castelo de Vide de 1 a 5 de Agosto. 
Mais um dia para dançar
Com mais um dia de programação, o festival trará música, dança e outras actividades. 
Durante 5 dias os participantes vão poder rodopiar pelas ruas, praças e jardins da vila, dançar na igreja ou sobre o horizonte, experimentar produtos locais, visitar espaços e monumentos, aprender sobre a cultura, espreitar o artesanato, descansar na relva com vista para a serra, subir até à Penha ou ir a Póvoa e Meadas e passear pela natureza, numa edição que pretende manter a qualidade e a diversidade na programação e perpetuar o conceito do festival como espaço de encontro, experiências e criação.
Comunidade
Entreajuda, partilha e intercâmbio fazem parte de um dos pilares do festival, a Comunidade, que ganha ainda mais destaque no centro da vila. É no sentido de dar continuidade ao trabalho reforçado em 2017, que o Andanças volta à vila e a estar próximo das pessoas que lá habitam, dando também a conhecer melhor a região e os seus costumes. 
Os Espaços
A área junto ao Forte de São Roque está novamente em destaque como espaço de programação, a oferecer vistas panorâmicas da paisagem circundante e das montanhas que envolvem a vila. Nesta área estarão 4 palcos, 3 de bailes e oficinas e o Espaço Criança que, à noite, se transformará em palco de baile. Explorando os cantos e recantos desta área criaremos novas zonas de lazer e sombra com diversos espaços de descanso.
Este ano o espaço para crianças e famílias aumenta, crescendo a área do palco e ficando mais próximo de uma zona arborizada, onde se realizarão outras atividades para os mais pequenos.
O Coreto do Jardim Grande (público), o Cineteatro Mouzinho da Silveira, a Igreja de S. Francisco e as ruas de Castelo de Vide voltarão a ser espaços de programação aberta e gratuita a todos.
Uma vez no coração da vila, continuamos a apostar nas suas gentes, artesanato, gastronomia e lugares para oferecer uma programação local variada como espaço de aprendizagem e intercâmbio.
O Andanças está em constante movimento. Roda, agita, desloca, renova, une. Roda a vila e roda a vida. O Andanças é um caminho vivo, conecta ao presente e projecta o futuro. É um ponto de partida e de chegada. O Andanças é uma viagem, está sempre em Roda Viva.
Organização:
Best Non-Music Festival:
A PédeXumbo é uma Estrutura Financiada por:
Em colaboração com:
Projeto Co-financiado por:
Parceiros Locais:
Parceiros de Programação:
Parceiros de Mobilidade Sustentável:
Parceiros de Comunicação:
Rádio Oficial:
Parceiros saúde: