Conceito
Em 2015 o Andanças cumpre 20 edições, um marco que é celebrado em todas as vertentes do Festival. O espaço, descoberto em 2013, reencontra-se e torna-se aldeia que combina construções tradicionais com instalações artísticas inovadoras. A programação integra projetos que marcaram estes 20Andanças ao mesmo tempo que se reinventa e surpreende, com mais presenças vindas de longe e lugar para os novos projetos emergentes. Um conjunto de pessoas, associações e entidades são convidadas a programar, marcando com a sua vocação e motivação a programação total do festival. Chapitô, Coreto, d'Orfeu, Imaginarius, Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, Popolomondo, Planeta Dança, Tradballs, Caminhos do Cinema Português e diversos produtores culturais autónomos juntam-se à PédeXumbo na construção deste Andanças marcado pela diversidade e abertura. 
As danças "do mundo" continuam a constituir o eixo central do Andanças, mantendo-se também o espaço para as novas propostas, que vão desde danças urbanas a contemporâneas. A inclusão de propostas artísticas inovadoras e emergentes têm agora um espaço de privilégio no Andanças. 
A música continua a fazer parte integrante da programação como elemento essencial à movimentação dos corpos, às aproximações entre pessoas e à construção de espaços de encontro e aprendizagem, numa dança que além de corpos dinamiza ideias. 
São centrais os projetos artísticos que assentam em formato "baile", ainda que a liberdade de acolhimento de propostas artísticas vá muito para além dessa linha. Os espaços de pausa continuam a ser propiciados enquanto zonas de descanso, convívio, encontro ou contemplação do meio que persiste em surpreender.
O Andanças consolida-se enquanto espaço de interações artísticas, provocadas e espontâneas, com cruzamentos de estilos musicais, linguagens e sensibilidades artísticas. Dele emergem novos projetos, que a cada ano avolumam o cartaz do festival.
O Andanças é um espaço artístico, potente e vivo, que marca gerações apaziguadas com a sua identidade. 
Áreas artísticas como Teatro, Artes Plásticas, Cinema e Circo continuam a fazer parte do programa do festival e são enquadradas em lugares improváveis, para que se reflita sobre a relação da programação com o espaço e com o território na atualidade.

A diversidade de públicos do Andanças e a multiplicidade de atividades propostas, permitem a construção de uma rede espessa e dinâmica de interações, que transformam o Festival numa aldeia global. 
+
Consultores de Programação e Diretores de Palco
Chapitô
O Chapitô é um projecto em que a Formação, a Criação, a Animação e a Intervenção promovem, dia a dia, cruzamentos múltiplos.
Uma Casa suficientemente grande para nos receber a todos na Solidariedade da Festa. 
Coreto
A Coreto é uma associação cultural, nascida de uma paixão partilhada pela música e danças populares e tradicionais, e do desejo de as partilhar com mais pessoas e lugares. Vontade de aprofundar conhecimento pela cultura e artes de várias comunidades, sociedades, países, regiões, pelas suas tradições, os seus princípios e valores. E de os utilizar de forma integradora na nossa contemporaneidade. A Coreto pretende tornar-se uma entidade agregadora, dinamizadora e promotora, de referência a nível nacional e internacional, das artes e culturas tradicionais de todos os povos do mundo, com base em princípios e valores de partilha, integração e solidariedade. 
d'Orfeu
A d'Orfeu é uma associação cultural que iniciou actividade em 1995 em Águeda com o objectivo de dinamizar actividades culturais através da música e da sua relação com todas as outras formas de expressão. Nos primeiros anos dinamizou energicamente a formação das músicas tradicionais, rurais e urbanas, apresentando inovadores olhares sobre a tradição e organizou espólio documental. Nos anos seguintes, depositou atenção na criação de variadíssimos eventos públicos como os festivais temáticos com a perspicácia constante de apresentar oferta cultural normalmente alternativa em Portugal.
A d'Orfeu tem vindo a dedicar-se ao reforço e à dinamização de recursos de apoio à criação e desenvolvimentos artísticos. Geograficamente expandida, tanto pelas relações que foi sustentando local e internacionalmente como pela diversidade de interesses, a associação ultrapassa hoje o seu espaço físico através de todos os seus sócios, amigos, alunos, parceiros, etc que pela sua actividade multirelacional representam uma vontade muito humana: a de questionar a cultura que temos, baralhar criativamente e voltar a dar. 
Imaginarius
O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira é o maior evento de Artes de Rua realizado em Portugal e uma referência internacional. Acontece anualmente, durante dois dias, no mês de maio.
O Festival aposta, desde 2001, nas grandes produções internacionais e no desenvolvimento de criações originais para apresentação em estreia na sua programação, dando espaço à experimentação e à imaginação dos criadores locais.
O Imaginarius integra atualmente a rota europeia das Artes de Rua, seja pela sua presença na Circostrada Network, seja por um conjunto de parcerias com outros festivais e projetos de criação, que contribuem para a afirmação de Santa Maria da Feira como capital portuguesa das Artes de Rua.
Através das dinâmicas do Imaginarius 365, Santa Maria da Feira respira Artes de Rua ao longo de todo o ano.
Música Portuguesa A Gostar Dela Própria
A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria é a maior, a mais completa e variada coleção de vídeos de música produzida em Portugal."
Popolomondo
Popolomondo significa “Povos do Mundo” em Esperanto, uma língua universal composta a partir da união de várias línguas mundiais, palavra e ideia que aponta à transversalidade dos valores desta associação. A Popolomondo pretende promover a cultura através da criação, da inovação e da investigação da dança e da música. A sua atividade abrange a formação cultural, a formação sócio-educativa (nomeadamente no desenvolvimento de projetos de dança inclusiva) e a promoção de grupos culturais, passando por  atividades de I&D (Investigação e Desenvolvimento), produção cultural de eventos e produção áudio. 
Tradballs
A Tradballs dedica-se, desde 2005, à promoção e divulgação da dança e da música tradicional através da organização de Bailes, Concertos, Festivais (FEST-i-BALL, Raiz d’Aldeia, Festival Passagem d’Ano), Tertúlias Trad, Aulas Regulares e Workshops Intensivos, proporcionando o convívio e a partilha de conhecimentos e emoções a todos aqueles que se deixam embalar pela magia da música e da dança mantendo, ao mesmo tempo, vivas as tradições. 
Caminhos do Cinema Português
Os Caminhos do Cinema Português é um festival de cinema exclusivamente dedicado ao cinema português, que têm por  finalidade geral o reforço do acesso à cultura cinematográfica Portuguesa, a sua divulgação, bem como proporcionar aos diferentes públicos-alvo os elementos para à sua comparação e compreensão.
Ao nível conceptual carateriza-se por uma amplitude de registos que são o fidedigno registo do panorama da produção cinematográfica nacional anual. Este evento carateriza-se pelo facto de proceder ao acolhimento num único espaço de toda a produção cinematográfica nacional, e de a mesma ser anualmente submetida à análise de diferentes júris, nas suas atividades nucleares que são a seleção caminhos e a seleção ensaios.
No Andanças, o Caminhos do Cinema Português colabora na programação de cinema.

Organização:
A PédeXumbo é uma estrutura apoiada por:
Em colaboração com:
Em estreita relação com:
Rádio oficial:
Parceiros oficiais:
Parceiros de comunicação:
Parceiros: