Facebook Twitter
Home
Andanças'2013
Andanças'2013
19 A 25 AGOSTO'13
Conceito
Programação do Andanças'2013
O Andanças tem um historial marcado pela escolha de espaços fora dos centros urbanos e do litoral, pela inclusão das pessoas na própria organização, pela sua maneira de ver as tradições como algo dinâmico e mutável, pela importância atribuída à sustentabilidade e ao compromisso com a comunidade local – em suma, um conjunto de características que o tornam único relativamente a outros festivais que acontecem no território nacional e internacional.
A edição de 2013 concentra todos estes tópicos com uma força absoluta.
A mudança de espaço leva a organização a repensar todas as áreas do festival, o envolvimento das pessoas e a programação. A programação do festival em 2013 continua a ter como tema principal as danças internacionais - vistas como danças para todos - e abre caminho a novas propostas, que vão desde as danças urbanas às contemporâneas.
A música continua a fazer parte integrante da programação como elemento essencial à movimentação dos corpos, às aproximações entre pessoas e à construção de espaços de encontro e aprendizagem, numa dança que além de corpos dinamiza ideias. 
Apostamos em projetos que supõem um formato de baile e outros que não seguem esta linha. Suscitamos a reflexão sobre o movimento dos corpos na relação com o contexto , através de atividades como os concertos previstos para o Palco X e para a Zona de Experimentação.
Uma das novidades desta edição do Andanças é o Palco Flutuante, um espaço de experimentação onde os artistas são desafiados a construir o seu espetáculo na relação com a água e com o carácter efémero deste espaço.
Outra novidade é o horário contínuo (diurno e noturno) dos Bailes e das Oficinas de Danças – procura-se com esta opção que cada participante crie o seu percurso na programação.
Áreas artísticas como Teatro, Artes Plásticas, Cinema e Circo continuam a fazer parte do programa do festival e são enquadradas em lugares improváveis, para que se reflita sobre a relação da programação com o espaço e com o território na atualidade: o que é o Alentejo e o que é Portugal? A diversidade de públicos do Andanças e a multiplicidade de atividades propostas, permitem a construção de uma rede espessa e dinâmica de interações, que transformam o festival numa aldeia global.
O Andanças 2013 respira a Descoberta de um novo local e das novas experiências que a programação quer partilhar nesta semana que não dorme.

Participe com o seu contributo na construção de um novo Andanças em Póvoa e Meadas!

[ ± ] Áreas de programação da DESCOBERTA
Partindo do tema DESCOBERTA, a proposta de programação desta edição passa por duas grandes áreas: Corpo Bailes Concertos Espetáculos de dança, teatro, circo Oficinas de aquecimento e relaxamento Oficinas de dança Oficinas de música Espaço Criança Além'corpo Animação de rua Artesanato Cinema / Projeções Conversas / Palestras Fogueira /Contos Gastronomia Instalações artísticas Oficinas criativas Passeios Projeto comunitário Espaço criança


Carta de princípios Candidaturas Programação Galeria Logotipo, participa
O Andanças é um festival organizado por PédeXumbo:
Em colaboração com:
A PédeXumbo é uma estrutura apoiada por:



Operação em curso com o apoio:


Rádio oficial:

Parceiros: