• Português
  • English
Leónia Oliveira

Leónia Oliveira

Dom 21
Horário: 19:30 - 20:45 | Local: Palco Seara
Relaxamento oficina - Danças Circulares Sagradas

Sinopse:

DANÇAS CIRCULARES SAGRADAS
Em todas as tribos e em todas as épocas a Dança Sagrada sempre fez parte dos rituais das suas comunidades. O círculo, símbolo universal, tendo como centro muitas vezes o fogo ou objetos sagrados como talismãs e flores, representava o espaço da comunidade para celebrar rituais de passagem como nascimento, casamento, morte e outros momentos importantes da vida humana.
A Dança Circular Sagrada é o resgate de uma prática ancestral muito antiga e profunda, vestida para os tempos atuais e que conecta as pessoas de forma harmoniosa, e em que o foco principal não é a técnica, mas sim o sentimento de união de grupo, o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, se apoiam e partilham juntos . É indicada para pessoas de qualquer idade, raça ou profissão, auxiliando o indivíduo a tomar consciência de seu corpo físico, acalmar a sua parte emocional, trabalhar a sua concentração e memória e, principalmente, entrar em contato com uma linguagem simbólica, que embora acessível a qualquer um, não é utilizada no dia a dia.
A dinâmica das Danças Circulares Sagradas é simples. Ensina-se o passo, treina-se em roda, depois dança-se a música e aos poucos as pessoas começam a internalizar os movimentos, liberar a mente, o coração, o corpo e o espírito.
As músicas escolhidas são de todos os países e as danças podem ser tradicionais, regionais, folclóricas ou contemporâneas.

Biografia:

Leónia de Oliveira apaixonou-se pela música e danças de cariz tradicional europeu no verão do ano 2000, no decorrer do festival ANDANÇAS, tendo a partir desse momento apostado na sua formação na área da dança tradicional.
Tem desde então frequentado, acções de formação promovidas pela PédeXumbo, Chapitô e Tradballs , na área da Dança, com Isabelle Guerbigny (França), Margarida Moura (Portugal), Mercedes Prieto (Espanha), Mónica Savá (Itália), Olga Sandolowich (Macedónia), Hilde Vanhelelrijck ( Bélgica) , Lila Vestury e outros.
Desde 2007 que desenvolve aulas regulares de Danças Tradicionais para adultos, assim como Oficinas de Danças do Mundo para Crianças e Familias.
Faz parte da equipa de formadores das actividades de apoio à família, no ensino pré-escolar, na área de Movimento e Dança. Dinamizadora cultural na área da dança, nos concelhos de Palmela e Setúbal.
Colabora com várias bandas de música tradicional, tais como A Batalha do Modesto Camelo Amarelo, Balsol, Karrossel , Zikhamu , Recanto e outras, como animadora e dinamizadora de baile.
©2019 Copyright, all rights by PédeXumbo
Scroll to top