• Português
  • English
Espaço Baião

Espaço Baião

Sex 19
Horário: 01:00 - 02:30 | Local: Palco Feira
Baile - Baile com BAIÃO POWER TRIO (BR)
Sex 19
Horário: 18:00 - 19:15 | Local: Palco Seara
Dança oficina - Forró
Dom 21
Horário: 18:00 - 19:15 | Local: Palco Feira
Dança oficina - Forró
Dom 21
Horário: 22:00 - 00:00 | Local: Palco Campinho
DJ set - Forró - DJ SET

Sinopse:

Nos últimos 10 a 15 anos o forró tornou-se popular no Brasil e em muitos outros países. Dançado a pares, com o rosto um no outro, o forró é uma dança bonita que nos transporta para as suas origens musicais, no nordeste brasileiro. Menos competitivo do que a salsa ou o tango, o forró é uma dança para todos! Nesta oficina será abordado ritmo e sincronismo, passos básicos (solo), dança a pares (postura e passos básicos), passos intermediários (giros, movimentos de braços e pés), distinção de ritmos (Xote, Baião, Xaxado, Arrasta-Pé). No Andanças todos terão a oportunidade de aprender a dançar o xote, o baião e o arraste-pé com o professor Enrique Matos, que ensina o forró popular que enche as pistas de dança pelo mundo afora – forró “Pé-de-Serra”.

Biografia:

?O Espaço Baião é o culminar de mais de 20 anos de pesquisa e de amor a uma cultura e um estilo musical: o Forró.

Após ter passado e dinamizado bailes de Forró em muitas das melhores salas de Lisboa, Enrique Matos, fundador do Projecto Forró de Lampião, abriu em 2015 as portas deste espaço onde se respira e se sente a Cultura Brasileira, com principal destaque no Forró e no Samba de Gafieira, entre muitas outras formas de expressão de arte.

Começámos esta jornada nas antigas instalações de uma escola primária que se situava acima do emblemático Ateneu Comercial, no coração de Lisboa. Após dois anos mudámos para a nossa nova casa, os Anjos 70, um dos espaços lisboetas mais alternativo, inovador e de caráter muito especial e próprio.

No Espaço Baião desenvolvemos diversas actividades de cariz cultural mas também social. Promover o convívio entre os alunos no "pós-aula" é também o nosso objectivo. Sessões de cinema, práticas de dança, tertúlias, eventos exteriores e muitos outros acontecimentos são apenas alguns dos componentes do diversificado calendário da escola.

O Espaço Baião organiza diversos eventos anuais de Forró com especial destaque para o Baião in Lisboa Festival, um evento que recebe desde 2011 pessoas dos quatro cantos do mundo para partilhar uma paixão, o Forró. Organiza também o Maria Bonita Festival, um festival dedicado ao papel dos followers na dança.
?
Para além dos festivais próprios, o Espaço Baião está presente e faz parceria com outros festivais de dança de grande importância no panorama dos festivais de dança nacionais e internacionais, o que faz com que conheçam e enriqueçam sempre mais a sua força de estar no meio da música e dança.

Hoje, o Espaço Baião tem aulas na sua sede nos Anjos 70, bem como aulas na Casa do Brasil e no BUS Paragem Cultural, reunindo alguns dos melhores profissionais da dança tendo como missão tornar-se uma referência nacional e internacional no que toca a formar novos bailarinos e elevar o nome e a cultura do Forró e do Samba de Gafieira no mundo.
©2019 Copyright, all rights by PédeXumbo
Scroll to top