PédeXumbo
Há 20 anos a dançar
A PédeXumbo trabalha desde 1998 na promoção da música e dança de raiz tradicional. Uma equipa profissional dedica-se à recuperação destas práticas culturais, através de registos, coproduções, criação artística, investigação, formação de formadores e ensino informal destinado a todas as idades.

Mais do que perpetuar relíquias, a PédeXumbo propõe-se a reavivar hábitos sociais de viver a música, reproduzindo bailes tradicionais participados por novas gerações que vão beber em práticas antigas.
O que fazemos
No seu próprio espaço, em Évora, programa regularmente oficinas de dança, música, concertos, bailes e tertúlias para vários públicos. Organiza festivais em todo o país, tendo especial notoriedade o Andanças. Dinamiza aulas regulares de dança junto de escolas e jardins de infância, projetos comunitários de educação artística, e promove ações de formação que exploram diversas vertentes das danças de raiz tradicional.
Contando com diversas parcerias internacionais, tem ainda um papel pioneiro na criação artística de novos formatos de baile, explorando conceitos de danças sociais, interatividade, ritual, criatividade, contemporaneidade,tradição. Dinamiza, em colaboração com instituições universitárias, um setor de investigação etnocoreológica, tendo editado diversos livros e documentários.
Carta de Compromisso PX
Acreditando que é possível contribuir para um mundo melhor e modos de vida mais sustentáveis, a PédeXumbo, enquanto agente sócio-cultural, assume o compromisso de assegurar uma atitude atenta e responsável em todas as suas atividades. Esta atitude assenta em quatro pilares – social, cultural, ambiental e económico – e orienta-se pelos seguintes princípios práticos, que representam o nosso modo consciente de estar na vida: 
01. Alegria, bem-estar, e celebração da vida 02. Ligação e respeito pela natureza 03. Cultura de comunicação e participação 04. Simplicidade e criatividade 05. Educação integral e desenvolvimento da consciência 06. Bom uso dos recursos e economia local 07. Redução da pegada ecológica 08. Cultura organizacional e modos de vida responsáveis 09. Responsabilidade social e desenvolvimento comunitário 10. Aldeia global multicultural  *Aprovada em Assembleia-Geral Ordinária, a 29 de Maio de 2011 Download da Carta de Compromisso da PX
Organização:
Best Non-Music Festival:
A PédeXumbo é uma Estrutura Financiada por:
Em colaboração com:
Projeto Co-financiado por:
Parceiros Locais:
Parceiros de Programação:
Parceiros de Mobilidade Sustentável:
Parceiros de Comunicação:
Rádio Oficial:
Parceiros saúde: