Dicas de Saúde
Aqui ficam as sugestões da Equipa de Saúde, que estará presente no Festival para que o desfrutem ao máximo.
Cuida de ti e do próximo
De manhã, uma massagem ou um momento de meditação vai ajudar a preparares mais um dia sensacional. 
O Andanças é feito de partilha e se vires alguém em dificuldades, ajuda-o. Não o deixes sozinho e assegura-te que alguém vem ajudar.
Em caso de emergência, podes ligar 800 918 857, o número de emergência do Andanças – Guarda-o já no teu telemóvel!!!
Podes também recorrer à área, junto ao Palco Horizonte ou a membros da nossa equipa, a circular pelo recinto identificados com coletes. Mas se tiveres dificuldades podes sempre ligar o 112.
Usa a tua caneca! Bebe muita água!
Pelo recinto e pela vila vais encontrar pontos de água onde beber água potável. Estão previstas temperaturas elevadas em Castelo de Vide. Bebe mesmo sem vontade, porque quando o teu corpo diz que tem sede já lhe deves muita água.
Protege-te do Sol!
O Sol é fonte de energia, mas tudo o que é em excesso pode ser prejudicial. Evita andar ao Sol durante as horas de maior exposição (11h-17h). Aplica e renova o protetor solar e usa chapéu e roupas frescas. 
Não te esqueças que os mais pequenos desidratam rapidamente e têm peles muito sensíveis!
Dá a mão, não uma infeção!
Lava as mãos com água e sabão sempre antes e depois ires de: comer, ir ao WC e dançar. 
Tosse e espirros não fazem parte do programa do Andanças, nessas situações, cobre a boca com um lenço de papel - ou o antebraço! - mas não com as tuas mãos, pois no momento a seguir irão tocar outra pessoa…
Se queres dançar, dos teus pés tens de cuidar!
O terreno pode ser irregular e ter alguns obstáculos, assim como os palcos de madeira poderão ter farpas, não andes nem dances descalço. Opta por calçado confortável, já bem moldado ao teu pé.  
Acumula energia e desfruta!
Para um corpo dançar cheio de energia é fundamental uma alimentação adequada. Tens ao teu dispor a Cantina e vários Tascos onde podes experimentar comida deliciosa. 
Portugal é conhecido como um excelente produtor de vinho, mas também encontrarás cerveja e outras bebidas alcoólicas, contudo, lembra-te que o álcool não mata a sede e ainda aumenta a desidratação. Por isso, se beberes, fá-lo com moderação.
Andanças é dar e receber!
Dá um abraço ao teu vizinho de tenda, um beijo a quem está na fila da Cantina e um carinho ao teu par. Se pensarem em contactos mais íntimos, protejam-se! Há distribuição gratuita na Área da Saúde e noutros pontos do festival.
Ajuda a Ajudar
Se tiveres alguma doença, alergia ou se fizeres medicação diária faz um pequeno cartão com essa informação e coloca-a junto à tua identificação. 
Coloca também lá um contacto à tua escolha para uma situação de emergência. Esta informação é fundamental para te ajudar-mos numa situação de emergência! 
Mas também é uma dica útil para todos os dias, não só para o Andanças! 
Pequeno Estojo SOS
Antes de ires para Castelo de Vide prepara um pequeno estojo SOS básico, leva: 
  • Protetor solar
  • Repelente de insetos
  • Solução desinfetante
  • Compressas 
  • Pensos rápidos 
  • Pinça (para te ajudarmos a retirar os indesejados picos e farpas)
Inclui também alguma medicação não sujeita a receita médica para as dores de cabeça, azia, vómitos ou diarreia.  Se fizeres medicação regularmente, não te esqueças de trazer o suficiente para uma semana. Se precisar de estar protegida do calor, deixa-a connosco no Espaço Saúde num saco fechado e identificado.
Se sentes que precisas de cuidados de saúde, procura-nos! Estamos cá para te ajudar, 24horas por dia, durante todo o Festival.
Organização:
Best Non-Music Festival:
A PédeXumbo é uma Estrutura Financiada por:
Em colaboração com:
Projeto Co-financiado por:
Parceiros Locais:
Parceiros de Programação:
Parceiros de Mobilidade Sustentável:
Parceiros de Comunicação:
Rádio Oficial:
Parceiros saúde: