Voluntariado - Candidaturas Encerradas!
Todos os anos são muitos os candidatos que se propõem para o voluntariado no Andanças. Os que são selecionados dão corpo a uma equipa que coloca o festival de pé e o realiza durante 5 dias na vila de Castelo de Vide, num ambiente ímpar.
Da cantina onde se entregam ou lavam pratos, ao campismo e acantonamento ou mesmo nos palcos da noite, o ambiente de alegria e cooperação destes prestadores de serviços especiais é contagiante. Há um problema? Tudo se resolve!

As candidaturas ao Voluntariado decorreram de 1 a 10 de Junho de 2018. Candidaturas Encerradas!
Lê também o Regulamento Voluntariado 2018!
O Andanças é o maior festival de danças tradicionais da Península Ibérica. O tempo e o esforço investidos em todas as áreas do voluntariado são vitais para garantir a continuidade do festival e o cumprimento dos compromissos por este assumidos com os participantes, artistas e monitores, com os parceiros, a comunidade local e com todos os que contribuem de forma direta ou indireta para o seu sucesso.
Agradecemos a todas as pessoas que anualmente se disponibilizam para integrar o programa de voluntariado do Andanças e assumem connosco o compromisso de cumprir e fazer cumprir os princípios e linhas orientadoras que regulam o trabalho da Associação PédeXumbo.
+
Setor 1 – Gestão
Aprovisionamento
Nesta equipa vive-se todo o ciclo logístico que permite o festival funcionar. Auxilia-se nas compras, recebe-se os fornecedores e gere-se os abastecimentos da Cantina Andanças e do Bar Eira, assim como os stocks dos materiais necessários às diferentes equipas de voluntários. Ser organizado, disponível e ativo são requisitos essenciais para esta equipa.
Bilheteira
É a folha de rosto do Festival!!! É onde damos as boas vindas a quem nos visita e a quem nos proporciona tão bons momentos.  Se és simpático e bom comunicador em português e inglês, se tens sentido prático, lidas bem com tecnologia e sabes gerir stress (o teu e o dos participantes) esta é a tua equipa. A exigência e o nível de responsabilidade são muito elevados, mas o espírito de equipa é forte e os sorrisos dos visitante são garantidos. Se reúnes estas características encontraste o teu espaço! A Bilheteira está à tua espera! Mas atenção, a experiência é viciante!
Centro Operacional
No Centro Operacional convivemos diariamente com as diferentes situações que ocorrem no festival, somos o coração das comunicações e tratamos dos perdidos e achados. Além disto, terás a oportunidade de assistir à articulação com os Bombeiros, a GNR, a Proteção Civil e a equipa de segurança privada. Ainda farás elo de ligação entre todas as equipas que fazem o Andanças. Se tens resiliência, és capaz de gerir problemas e tens toneladas de espírito positivo, do que estás à espera? Candidata-te ao Centro Operacional!
Contabilidade Bilheteira
Se és rigoroso, pontual, focado e exigente, podes inscrever-te na contabilidade da bilheteira. Uma equipa dinâmica em ambiente controlado e que te permite conhecer um outro lado do festival.
Receção de Artistas
Receber os artistas que chegam, dar as boas vindas e apresentar o festival e os seus interlocutores, fazer pagamentos, se for o caso, e interagir com a Bilheteira (no mesmo espaço físico) fazendo tarefas de entregas de convites e de bilhetes pré-comprados.
A exigência e responsabilidade exigidos são elevados, mas o espírito de equipa é forte e os sorrisos dos visitante são garantidos. Se reúnes estas características encontraste o teu espaço! 
Informações
Para esta função a simpatia é um requerimento imprescindível assim como bom conhecimento da vila de Castelo de Vide e de todos os detalhes do festival. É também importante ter boa capacidade de passar informação e de falar outras línguas estrangeiras para que todos desfrutem ao máximo mais um Andanças!
Economato
Tens bom olho para o detalhe? Gostas de organizar coisas e manter listas do que existe e do que foi emprestado? Esta equipa é responsável pelo armazém de consumíveis e ferramentas. Para que funcione bem é necessário registar tudo o que sai e tudo o que entra, desde papel higénico, a lapiseiras, ao alicate. Junta-te a esta equipa se és organizado/a.
+
Setor 2 – Programação
Espaço Criança
No Andanças existe um local dedicado às crianças e pais: o Espaço Criança, onde diariamente se realizam várias atividades destinadas ao público mais jovem do Festival. O Espaço Criança é um local de partilha e convívio onde os mais novos aprendem e trocam experiências.
Neste espaço, as funções dos voluntários são essencialmente: dar apoio aos monitores dos ateliers, organizar o espaço e o material e dar atenção às crianças.
É importante e fundamental que os voluntários tenham alguma experiência com crianças, sejam criativos e que gostem de se divertir. 
Programação
Esta é uma equipa vibrante e exigente que acompanha e dá apoio às necessidades dos programadores, músicos e artistas, cuida e mantém os espaços da programação e gere possiveis alterações na programação.  Estas funções fazem parte de uma experiência que permite conhecer a organização do Andanças de perto.
Programação Local
Com a equipa de Programação Local poderás acompanhar de perto o que de melhor se faz na região em atividades tão diversas como música, dança, artesanato e gastronomia, que serão partilhadas no Andanças em diversas oficinas. A tua ajuda será fundamental para o sucesso destas atividades!
Programação/Assistência de Bailes
A equipa que dá assistência aos bailes tem um papel fundamental na diversão de todos. Desde dar apoio e acompanhar os artistas até ajudar o responsável de bailes em todas as suas tarefas, esta equipa animada vive no coração do festival!
Programação/Assistência de Oficinas
Desde a Meditação ao Relaxamento, às Danças Angolanas ou Europeias o Andanças é um espaço de aprendizagem. Esta equipa tem como missão apoiar no trabalho técnico, dar assistência aos monitores das diferentes oficinas, apoiar na amplificação sonora...vem juntar-te a esta equipa, onde ao ajudar também estarás a aprender!
Programação/Palcos abertos à comunidade
Com a edição deste ano a acontecer em Castelo de Vide, muita da programação estará disponível para todos em vários locais da vila. Para que esta programação seja um sucesso é necessária uma equipa dinâmica, responsável e que venha disposta a palmilhar as lindas ruas desta vila! Se gosta da ideia de trazer o Andanças a toda a comunidade, esta é a tua equipa!
Programação/Paralelas
O Andanças recebe todas as artes e nas Paralelas encontras oficinas muito diversas, para lá da dança e da música.Garantir o cumprimento de horários, tratar da logística das oficinas, orientar públicos e dar pequenas informações, é  o que esta equipa te pede.
Achas que é  a tua equipa? Esperamos por ti!
Andamentos, Visitas e Passeios
Receber inscrições para passeios, garantir cumprimentos de horários, acompanhar os participantes nas suas saídas e ajudar a fazer o grande dia de Andamentos na aldeia vizinha, são algumas das tarefas desta equipa. Se queres conhecer bem a região  e viver a comunidade, este é o teu lugar!
Manutenção de Palcos
Os palcos são abertos pela matina, todos os dias do festival, começando às 8h00. Depois é preciso mantê-los limpos, em especial do pó que todos trazemos quando vamos bailar. Com vontade e um sorriso na cara. Venham dançar. Os palcos estão prontos e "sigó Baile"!
Técnicos de Som
Ser Técnico de som no Andanças é a oportunidade de se envolver diretamente com a música que sai dos palcos e que todos nós dançamos. Quando chega a hora montam-se microfones, passam-se os cabos, partilham-se experiências com os músicos e faz-se soar a alma do festival. Lidar bem com a pressão é um atributo essencial, assim como ter formação ou experiência comprovada na função.
+
Setor 3 – Cantina e Práticas Socio-Ambientais
Cantina/Senhas
Esta equipa tem uma dupla função, vende senhas para todas as refeições da Cantina Andanças, mas também as recebe, monitorizando a quantidade de refeições, por tipo e públicos, permitindo à Cozinha Andanças adaptar-se às diferentes necessidades. Se és despachado e rigoroso, simpático e gostas de lidar com muita gente, então esta é a tua equipa!
Cantina/Ajudantes
Se gostas de estar perto do perfume dos legumes frescos e na azáfama dos cozinhados, esta equipa é para ti! A equipa de Ajudantes na Cozinha presta apoio na preparação de toda a comida da Cantina Andanças. Faz a lavagem e o descasque de legumes e frutas, lava a loiça grossa, recolhe os resíduos e mantém limpa e arrumada toda a cozinha. 
Cantina/Dose Certa
Temos 3 turnos, pequeno almoço, almoço e jantar... E muitas tarefas!
Servir numa linha a refeição aos participantes e assegurar de que são servidos com a dose certa de comida para que haja o mínimo desperdício, transportar os tabuleiros da equipa de lavagem para a cozinha e limpar os pratos.
Se gostas de conviver, dançar durante o teu turno e, acima de tudo, se és despachado e divertido, esta equipa tem a tua marca. Dificilmente farás o mesmo trabalho ao longo dos quatro dias, e terás milhares de sorrisos a quem responder. Queres melhor? 
Cantina/Lavatário
Para conseguirmos o objetivo Zero Descartável temos que ter loiça reutilizável e o Lavatário. Aqui, com a frescura da água, muito entusiasmo e dedicação, são lavados todos os pratos, taças e talheres da cantina Andanças – que está sempre a bombar e a loiça sempre a chegar... Os participantes separam os restos dos pratos para compostagem e colocam a loiça nos locais certos... muito trabalho, mas muita animação é o que te espera nesta equipa!
Recolha Seletiva e Manutenção de WC's
Calcorrear todo o terreno e conhecer a área do festival, desde o campismo às áreas programadas, é a tarefa desta equipa. A Recolha Seletiva apanha os sacos dos diversos mini-ecopontos, limpa os cinzeiros e sensibiliza fornecedores e participantes.  Na manutenção de WC repõe o papel higiénico, muda os sacos e sinaliza quando existe alguma avaria. Se queres contribuir para que o Andanças seja um festival limpo e onde a separação de resíduos é uma realidade, junta-te a nós! As tuas 4 horas de trabalho farão mesmo a diferença na qualidade do festival.
+
Setor 4 – Controlo e Logística
Controlo de Acessos e Viaturas
Caberá aos membros desta equipa dar as boas vindas aos participantes e artistas. Esta equipa é também responsável por verificar a validade das pulseiras de todos os participante e os dísticos  dos veículos autorizados no recinto, por isso a pontualidade é um fator essencial. 
Deves ser simpático, gostar de trabalhar numa equipa super dinâmica e ter sempre um sorriso!
Gestão de Camping e Acantonamento
Esta equipa organiza o parque de campismo e o acantonamento, cuida do bem-estar dos participantes que aí ficam, gere a disponibilidade de lugares e dá informações  aos recém-chegados, convertendo  estas áreas na nossa casa.
Montagem
Se queres começar o festival mais cedo e ajudar-nos a preparar o espaço Andanças, inscreve-te na equipa de montagem, participando nas Residências de Construção! Trabalhas nos 5 dias no mês que antecede o festival (com direito a 3 refeições diárias) e fazes tarefas como colocar estacas, colocar sombras, observando cuidadosamente todos os detalhes para que nada falhe... e assim que o Andanças começar ficas livre para dançar!
Decoração
Durante as Residências de Construção há uma equipa que ajuda a decorar o espaço Andanças. Trabalhas nos 5 dias no mês que antecede o festival (com direito a 3 refeições diárias). Se és criativo e queres dar cor ao festival, inscreve-te na equipa de Decoração!
Desmontagem
Logo pela manhã do dia 6 de agosto inicia-se a desmontagem. Há que arrumar, catalogar, contar e armazenar tudo devidamente para 2019. Se te queres divertir no festival e tens energia para um pouco mais, fica connosco mais 5 dias a desmontar o festival, beneficiando também de oferta de 3 refeições diárias.
PTO's - Os Mac Gyver's do Andanças
Martelo, alicate, pregos e serrote. Cordas, contactos, telemóvel, improvisação e paciência. São estas as principais ferramentas destes seres invisíveis mas imprescindíveis, "Paus para Toda a Obra" (PTO's), que, tal como o Mac Gyver,  fazem o inimaginável para resolver os problemas que vão surgindo.
+
Setor 5 – Serviços
Bar da Eira
Ser simpático, despachado e eficiente e bom a fazer contas são alguns dos requisitos essencias para trabalhar nesta equipa! Desde a imperial a bebidas frescas, tudo se serve com um sorriso e boa disposição nesta área central do Andanças! 
Berçário e Sestas
É um espaço para os pequenos Andantes (dos 3 meses aos 8 anos) fazerem a sua sesta e descansarem no início da noite, enquanto os pais aproveitam um baile ou uma oficina.
O que fazemos neste espaço? O mínimo possível! Temos que permitir aos pequenos recuperarem forças para o dia seguinte e permitir que os pais dancem um pouco... E o Andanças é muito intenso!Todas as noites há uma ou duas histórias, um pouco de música calma e tempo para o sono e o sonho. A maioria das crianças adormece nos colchões ou nos berços. Para os mais resistentes temos jogos, livros, lápis, canetas, papel e, principalmente, conversa e colo.
Para ser voluntário deste espaço é preciso gostar de estar com as crianças, ter muita paciência, boa disposição e ser responsável. Ter experiência em lidar com bebés e crianças ajuda. Não é essencial saber mudar fraldas, mas é vital trabalhar bem em equipa.
Espaço Cão
A equipa  que recebe e cuida os amigos de quatro patas, para que os seus donos dancem um pouco. Se gostas de animais ou tens formação nesta  área , esta equipa é a tua! 
Feira e Tascos
A Feira e os Tascos no Andanças são espaços animados onde se come e bebe e também onde se vende artesanato. Os voluntários desta equipa fazem a ponte entre estes espaços e a organização, assim como verificam diariamente que as regras de funcionamento e necessidades dos mesmos estão a ser cumpridas e satisfeitas. Se te interessas por segurança alimentar e gostas de lidar com pessoas, então esta é a tua equipa! Esperamos por ti!
Guarda de Instrumentos
Fiéis depositários de toda a música do festival!!! Estantes e estantes dos mais diversos instrumentos os quais é necessário colocar nos diferentes palcos e voltar a trazer para as estantes, e depois devolver aos artistas. Este é o centro dos acontecimentos. Boa disposição, alegria e rapidez é o que se pede.
Fotografia e Vídeo
Esta equipa está responsável por captar os melhores momentos do Festival através de fotografias ou de vídeos. Procuramos gente inspirada, criativa e com bom olho para nos ajudarem nesta importante missão! Se achas que estás à altura desta tarefa, não te esqueças de nos enviar links para portfolios, blogs, sites ou páginas de Facebook, para que possamos avaliar o teu trabalho.  Vem ajudar-nos a captar o Espírito do Andanças. Para integrares esta equipa terás de trazer o teu próprio equipamento, ou seja, máquina de filmar e computador para a edição.
Andanças Sketchers
Uma pequena equipa com uma grande tarefa: captar o Andanças através de sketches. Gostas e sabes desenhar. Tens o hábito de manter um diário gráfico. Gostas de captar movimento, dança e sorrisos. Esta é a tua equipa! Uma oportunidade única de viveres o Andanças e teres o teu trabalho divulgado numa rede com mais de 50 mil seguidores! Quando te candidatares não te esqueças de nos enviar links para portfolios, blogs, sites ou páginas de Facebook que nos mostre o teu trabalho!
Saúde
Esta equipa de profissionais de saúde alivia todos nas pequenas ocorrências de saúde nos 4 dias do festival e ajudam os participantes a chegar ao posto de saúde, caso seja necessário (esperamos que não). Ser enfermeiro ou médico, é um pré-requisito para fazer parte da equipa, para além da boa disposição!
Venda de Edições
Nesta equipa vendem-se os álbuns e livros dos artistas que participam no Andanças, assim como as edições da Associação PédeXumbo! É essencial ser bom a fazer contas, simpatia e boa disposição!
+
Mais informações
Exercício de Funções
Os voluntários devem apresentar-se um dia antes do início do festival (ou, excecionalmente, no prazo que acordarem com os coordenadores das respetivas equipas) com o propósito de levarem a cabo todas as tarefas de carácter organizativo e/ou preparativo essenciais ao bom funcionamento do seu sector e ao desenvolvimento da sua atividade enquanto voluntários, permanecendo disponíveis até ao final do festival.
Os voluntários devem cumprir um total 20 horas de voluntariado durante os 5 dias de funcionamento do festival. O número de horas de voluntariado diário estará sujeito à especificidade das funções a desempenhar e será definido e comunicado pelo coordenador de cada equipa.
Se o voluntário fizer parte das equipas de Montagem ou Desmontagem, deverá estar disponível nos 5 dia antes ou nos 5 dias após o festival, respetivamente, e cumprirá 7 a 8 horas de trabalho diário, mas em contrapartida, estas equipas estarão livres para dançar durante todo o festival.
Alimentação
O Andanças dispõe de uma cantina (Cantina Andanças) onde são servidas refeições omnívoras e vegetarianas. Os voluntários têm direito a uma senha diária para almoço ou jantar na Cantina Andanças. A entrega das senhas de refeição é realizada diariamente pelo coordenador de cada equipa.
Se o voluntário fizer parte das equipas de Montagem ou Desmontagem terá direito a 3 refeições diárias apenas durante os dias de funções.
Alojamento/Acantonamento
Têm direito ao alojamento/acantonamento gratuito nos acampamentos do festival. Para acampar, é absolutamente necessário trazer: saco cama, tenda, caravana ou qualquer outro tipo de equipamento indicado para o efeito.
Seguro
Têm direito a um seguro de acidentes pessoais e responsabilidade civil, durante o período do exercício das suas funções.
Acesso ao Festival
Têm direito à livre circulação no recinto do festival e à participação em todas as atividades programadas, fora dos seus horários de atividade enquanto voluntários.
Se o voluntário faz parte da equipa de Desmontagem deverá adquirir o seu bilhete para o Andanças e será reembolsado após o término das suas funções.
Voluntariado Junior
Num Festival que é de todos e para todos, os mais novos também são bem vindos a dar uma mão. Aceitamos candidaturas para o Voluntariado Júnior, de Andantes dos 13 aos 17 anos.
Organização:
Best Non-Music Festival:
A PédeXumbo é uma Estrutura Financiada por:
Em colaboração com:
Projeto Co-financiado por:
Parceiros Locais:
Parceiros de Programação:
Parceiros de Mobilidade Sustentável:
Parceiros de Comunicação:
Rádio Oficial:
Parceiros saúde: