Voluntariado
Todos os anos são muitos os candidatos que se propõem para o voluntariado no Andanças. Os que são selecionados dão corpo a uma equipa que coloca o festival de pé e o realiza durante 5 dias na vila de Castelo de Vide, num ambiente ímpar.
Da cantina onde se entregam ou lavam pratos, ao campismo e acantonamento ou mesmo nos palcos da noite, o ambiente de alegria e cooperação destes prestadores de serviços especiais é contagiante. Há um problema? Tudo se resolve!

As candidaturas ao Voluntariado decorrem de 1 a 10 de Junho de 2018.
Regulamento Voluntariado 2018

O Andanças é o maior festival de danças tradicionais da Península Ibérica. O tempo e o esforço investidos em todas as áreas do voluntariado são vitais para garantir a continuidade do festival e o cumprimento dos compromissos por este assumidos com os participantes, artistas e monitores, com os parceiros, a comunidade local e com todos os que contribuem de forma direta ou indireta para o seu sucesso.
Agradecemos a todas as pessoas que anualmente se disponibilizam para integrar o programa de voluntariado do Andanças e assumem connosco o compromisso de cumprir e fazer cumprir os princípios e linhas orientadoras que regulam o trabalho da Associação PédeXumbo.
+
Setor 1 – Gestão
Aprovisionamento
Nesta equipa vive-se todo o ciclo logístico que permite o festival funcionar. Auxilia-se nas compras, recebe-se os fornecedores e gere-se os abastecimentos da Cantina Andanças e do Bar Eira, assim como os stocks dos materiais necessários às diferentes equipas de voluntários. Ser organizado, disponível e ativo são requisitos essenciais para esta equipa.
Bilheteira
É a folha de rosto do Festival!!! É onde damos as boas vindas a quem nos visita e a quem nos proporciona tão bons momentos.  Se és simpático e bom comunicador em português e inglês, se tens sentido prático, lidas bem com tecnologia e sabes gerir stress (o teu e o dos participantes) esta é a tua equipa. A exigência e o nível de responsabilidade são muito elevados, mas o espírito de equipa é forte e os sorrisos dos visitante são garantidos. Se reúnes estas características encontraste o teu espaço! A Bilheteira está à tua espera! Mas atenção, a experiência é viciante!
Centro Operacional
No Centro Operacional convivemos diariamente com as diferentes situações que ocorrem no festival, somos o coração das comunicações e tratamos dos perdidos e achados. Além disto, terás a oportunidade de assistir à articulação com os Bombeiros, a GNR, a Proteção Civil e a equipa de segurança privada. Ainda farás elo de ligação entre todas as equipas que fazem o Andanças. Se tens resiliência, és capaz de gerir problemas e tens toneladas de espírito positivo, do que estás à espera? Candidata-te ao Centro Operacional!
Contabilidade Bilheteira
Se és rigoroso, pontual, focado e exigente, podes inscrever-te na contabilidade da bilheteira. Uma equipa dinâmica em ambiente controlado e que te permite conhecer um outro lado do festival.
Receção de Artistas
Receber os artistas que chegam, dar as boas vindas e apresentar o festival e os seus interlocutores, fazer pagamentos, se for o caso, e interagir com a Bilheteira (no mesmo espaço físico) fazendo tarefas de entregas de convites e de bilhetes pré-comprados.
A exigência e responsabilidade exigidos são elevados, mas o espírito de equipa é forte e os sorrisos dos visitante são garantidos. Se reúnes estas características encontraste o teu espaço! 
Informações
Para esta função a simpatia é um requerimento imprescindível assim como bom conhecimento da vila de Castelo de Vide e de todos os detalhes do festival. É também importante ter boa capacidade de passar informação e de falar outras línguas estrangeiras para que todos desfrutem ao máximo mais um Andanças!
+
Setor 2 – Programação
Espaço Criança
No Andanças existe um local dedicado às crianças e pais: o Espaço Criança, onde diariamente se realizam várias atividades destinadas ao público mais jovem do Festival. O Espaço Criança é um local de partilha e convívio onde os mais novos aprendem e trocam experiências.
Neste espaço, as funções dos voluntários são essencialmente: dar apoio aos monitores dos ateliers, organizar o espaço e o material e dar atenção às crianças.
É importante e fundamental que os voluntários tenham alguma experiência com crianças, sejam criativos e que gostem de se divertir. 
Programação
Esta é uma equipa vibrante e exigente que acompanha e dá apoio às necessidades dos programadores, músicos e artistas, cuida e mantém os espaços da programação e gere possiveis alterações na programação.  Estas funções fazem parte de uma experiência que permite conhecer a organização do Andanças de perto.
Programação Local
Com a equipa de Programação Local poderás acompanhar de perto o que de melhor se faz na região em atividades tão diversas como música, dança, artesanato e gastronomia, que serão partilhadas no Andanças em diversas oficinas. A tua ajuda será fundamental para o sucesso destas atividades!
Programação/Assistência de Bailes
A equipa que dá assistência aos bailes tem um papel fundamental na diversão de todos. Desde dar apoio e acompanhar os artistas até ajudar o responsável de bailes em todas as suas tarefas, esta equipa animada vive no coração do festival!
Programação/Assistência de Oficinas
Desde a Meditação ao Relaxamento, às Danças Angolanas ou Europeias o Andanças é um espaço de aprendizagem. Esta equipa tem como missão apoiar no trabalho técnico, dar assistência aos monitores das diferentes oficinas, apoiar na amplificação sonora...vem juntar-te a esta equipa, onde ao ajudar também estarás a aprender!
Programação/Palcos abertos à comunidade
Com a edição deste ano a acontecer em Castelo de Vide, muita da programação estará disponível para todos em vários locais da vila. Para que esta programação seja um sucesso é necessária uma equipa dinâmica, responsável e que venha disposta a palmilhar as lindas ruas desta vila! Se gosta da ideia de trazer o Andanças a toda a comunidade, esta é a tua equipa!
Programação/Paralelas
O Andanças recebe todas as artes e nas Paralelas encontras oficinas muito diversas, para lá da dança e da música.Garantir o cumprimento de horários, tratar da logística das oficinas, orientar públicos e dar pequenas informações, é  o que esta equipa te pede.
Achas que é  a tua equipa? Esperamos por ti!
Andamentos, Visitas e Passeios
Receber inscrições para passeios, garantir cumprimentos de horários, acompanhar os participantes nas suas saídas e ajudar a fazer o grande dia de Andamentos na aldeia vizinha, são algumas das tarefas desta equipa. Se queres conhecer bem a região  e viver a comunidade, este é o teu lugar!
Manutenção de Palcos
Os palcos são abertos pela matina, todos os dias do festival, começando às 8h00. Depois é preciso mantê-los limpos, em especial do pó que todos trazemos quando vamos bailar. Com vontade e um sorriso na cara. Venham dançar. Os palcos estão prontos e "sigó Baile"!
Técnicos de Som
Ser Técnico de som no Andanças é a oportunidade de se envolver diretamente com a música que sai dos palcos e que todos nós dançamos. Quando chega a hora montam-se microfones, passam-se os cabos, partilham-se experiências com os músicos e faz-se soar a alma do festival. Lidar bem com a pressão é um atributo essencial, assim como ter formação ou experiência comprovada na função.
+
Setor 3 – Cantina e Práticas Socio-Ambientais
Cantina/Senhas
Esta equipa tem uma dupla função, vende senhas para todas as refeições da Cantina Andanças, mas também as recebe, monitorizando a quantidade de refeições, por tipo e públicos, permitindo à Cozinha Andanças adaptar-se às diferentes necessidades. Se és despachado e rigoroso, simpático e gostas de lidar com muita gente, então esta é a tua equipa!
Cantina/Ajudantes
Se gostas de estar perto do perfume dos legumes frescos e na azáfama dos cozinhados, esta equipa é para ti! A equipa de Ajudantes na Cozinha presta apoio na preparação de toda a comida da Cantina Andanças. Faz a lavagem e o descasque de legumes e frutas, lava a loiça grossa, recolhe os resíduos e mantém limpa e arrumada toda a cozinha. 
Cantina/Dose Certa
Temos 3 turnos, pequeno almoço, almoço e jantar... E muitas tarefas!
Servir numa linha a refeição aos participantes e assegurar de que são servidos com a dose certa de comida para que haja o mínimo desperdício, transportar os tabuleiros da equipa de lavagem para a cozinha e limpar os pratos.
Se gostas de conviver, dançar durante o teu turno e, acima de tudo, se és despachado e divertido, esta equipa tem a tua marca. Dificilmente farás o mesmo trabalho ao longo dos quatro dias, e terás milhares de sorrisos a quem responder. Queres melhor? 
Cantina/Lavatário
Para conseguirmos o objetivo Zero Descartável temos que ter loiça reutilizável e o Lavatário. Aqui, com a frescura da água, muito entusiasmo e dedicação, são lavados todos os pratos, taças e talheres da cantina Andanças – que está sempre a bombar e a loiça sempre a chegar... Os participantes separam os restos dos pratos para compostagem e colocam a loiça nos locais certos... muito trabalho, mas muita animação é o que te espera nesta equipa!
Recolha Seletiva e Manutenção de WC's
Calcorrear todo o terreno e conhecer a área do festival, desde o campismo às áreas programadas, é a tarefa desta equipa. A Recolha Seletiva apanha os sacos dos diversos mini-ecopontos, limpa os cinzeiros e sensibiliza fornecedores e participantes.  Na manutenção de WC repõe o papel higiénico, muda os sacos e sinaliza quando existe alguma avaria. Se queres contribuir para que o Andanças seja um festival limpo e onde a separação de resíduos é uma realidade, junta-te a nós! As tuas 4 horas de trabalho farão mesmo a diferença na qualidade do festival.
+
Setor 4 – Controlo e Logística
Controlo de Acessos e Viaturas
Caberá aos membros desta equipa dar as boas vindas aos participantes e artistas. Esta equipa é também responsável por verificar a validade das pulseiras de todos os participante e os dísticos  dos veículos autorizados no recinto, por isso a pontualidade é um fator essencial. 
Deves ser simpático, gostar de trabalhar numa equipa super dinâmica e ter sempre um sorriso!
Gestão de Camping e Acantonamento
Esta equipa organiza o parque de campismo e o acantonamento, cuida do bem-estar dos participantes que aí ficam, gere a disponibilidade de lugares e dá informações  aos recém-chegados, convertendo  estas áreas na nossa casa.
Montagem
Se queres começar o festival mais cedo e ajudar-nos a preparar o espaço Andanças, inscreve-te na equipa de montagem, participando nas Residências de Construção! Trabalhas nos 5 dias no mês que antecede o festival (com direito a 3 refeições diárias) e fazes tarefas como colocar estacas, colocar sombras, observando cuidadosamente todos os detalhes para que nada falhe... e assim que o Andanças começar ficas livre para dançar!
Decoração
Durante as Residências de Construção há uma equipa que ajuda a decorar o espaço Andanças. Trabalhas nos 5 dias no mês que antecede o festival (com direito a 3 refeições diárias). Se és criativo e queres dar cor ao festival, inscreve-te na equipa de Decoração!
Desmontagem
Logo pela manhã do dia 6 de agosto inicia-se a desmontagem. Há que arrumar, catalogar, contar e armazenar tudo devidamente para 2019. Se te queres divertir no festival e tens energia para um pouco mais, fica connosco mais 5 dias a desmontar o festival, beneficiando também de oferta de 3 refeições diárias.
PTO's - Os Mac Gyver's do Andanças
Martelo, alicate, pregos e serrote. Cordas, contactos, telemóvel, improvisação e paciência. São estas as principais ferramentas destes seres invisíveis mas imprescindíveis, "Paus para Toda a Obra" (PTO's), que, tal como o Mac Gyver,  fazem o inimaginável para resolver os problemas que vão surgindo.
+
Setor 5 – Serviços
Bar da Eira
Ser simpático, despachado e eficiente e bom a fazer contas são alguns dos requisitos essencias para trabalhar nesta equipa! Desde a imperial a bebidas frescas, tudo se serve com um sorriso e boa disposição nesta área central do Andanças! 
Berçário e Sestas
É um espaço para os pequenos Andantes (dos 3 meses aos 8 anos) fazerem a sua sesta e descansarem no início da noite, enquanto os pais aproveitam um baile ou uma oficina.
O que fazemos neste espaço? O mínimo possível! Temos que permitir aos pequenos recuperarem forças para o dia seguinte e permitir que os pais dancem um pouco... E o Andanças é muito intenso!Todas as noites há uma ou duas histórias, um pouco de música calma e tempo para o sono e o sonho. A maioria das crianças adormece nos colchões ou nos berços. Para os mais resistentes temos jogos, livros, lápis, canetas, papel e, principalmente, conversa e colo.
Para ser voluntário deste espaço é preciso gostar de estar com as crianças, ter muita paciência, boa disposição e ser responsável. Ter experiência em lidar com bebés e crianças ajuda. Não é essencial saber mudar fraldas, mas é vital trabalhar bem em equipa.
Espaço Cão
A equipa  que recebe e cuida os amigos de quatro patas, para que os seus donos dancem um pouco. Se gostas de animais ou tens formação nesta  área , esta equipa é a tua! 
Feira e Tascos
A Feira e os Tascos no Andanças são espaços animados onde se come e bebe e também onde se vende artesanato. Os voluntários desta equipa fazem a ponte entre estes espaços e a organização, assim como verificam diariamente que as regras de funcionamento e necessidades dos mesmos estão a ser cumpridas e satisfeitas. Se te interessas por segurança alimentar e gostas de lidar com pessoas, então esta é a tua equipa! Esperamos por ti!
Guarda de Instrumentos
Fiéis depositários de toda a música do festival!!! Estantes e estantes dos mais diversos instrumentos os quais é necessário colocar nos diferentes palcos e voltar a trazer para as estantes, e depois devolver aos artistas. Este é o centro dos acontecimentos. Boa disposição, alegria e rapidez é o que se pede.
Fotografia e Vídeo
Esta equipa está responsável por captar os melhores momentos do Festival através de fotografias ou de vídeos. Procuramos gente inspirada, criativa e com bom olho para nos ajudarem nesta importante missão! Se achas que estás à altura desta tarefa, não te esqueças de nos enviar links para portfolios, blogs, sites ou páginas de Facebook, para que possamos avaliar o teu trabalho.  Vem ajudar-nos a captar o Espírito do Andanças 
Saúde
Esta equipa de profissionais de saúde alivia todos nas pequenas ocorrências de saúde nos 4 dias do festival e ajudam os participantes a chegar ao posto de saúde, caso seja necessário (esperamos que não). Ser enfermeiro ou médico, é um pré-requisito para fazer parte da equipa, para além da boa disposição!
Venda de Edições
Nesta equipa vendem-se os álbuns e livros dos artistas que participam no Andanças, assim como as edições da Associação PédeXumbo! É essencial ser bom a fazer contas, simpatia e boa disposição!
+
Mais informações
Exercício de Funções
Os voluntários devem apresentar-se um dia antes do início do festival (ou, excecionalmente, no prazo que acordarem com os coordenadores das respetivas equipas) com o propósito de levarem a cabo todas as tarefas de carácter organizativo e/ou preparativo essenciais ao bom funcionamento do seu sector e ao desenvolvimento da sua atividade enquanto voluntários, permanecendo disponíveis até ao final do festival.
Os voluntários devem cumprir um total 20 horas de voluntariado durante os 5 dias de funcionamento do festival. O número de horas de voluntariado diário estará sujeito à especificidade das funções a desempenhar e será definido e comunicado pelo coordenador de cada equipa.
Se o voluntário fizer parte das equipas de Montagem ou Desmontagem, deverá estar disponível nos 5 dia antes ou nos 5 dias após o festival, respetivamente, e cumprirá 7 a 8 horas de trabalho diário, mas em contrapartida, estas equipas estarão livres para dançar durante todo o festival.
Alimentação
O Andanças dispõe de uma cantina (Cantina Andanças) onde são servidas refeições omnívoras e vegetarianas. Os voluntários têm direito a uma senha diária para almoço ou jantar na Cantina Andanças. A entrega das senhas de refeição é realizada diariamente pelo coordenador de cada equipa.
Se o voluntário fizer parte das equipas de Montagem ou Desmontagem terá direito a 3 refeições diárias apenas durante os dias de funções.
Alojamento/Acantonamento
Têm direito ao alojamento/acantonamento gratuito nos acampamentos do festival. Para acampar, é absolutamente necessário trazer: saco cama, tenda, caravana ou qualquer outro tipo de equipamento indicado para o efeito.
Seguro
Têm direito a um seguro de acidentes pessoais e responsabilidade civil, durante o período do exercício das suas funções.
Acesso ao Festival
Têm direito à livre circulação no recinto do festival e à participação em todas as atividades programadas, fora dos seus horários de atividade enquanto voluntários.
Se o voluntário faz parte da equipa de Desmontagem deverá adquirir o seu bilhete para o Andanças e será reembolsado após o término das suas funções.
Voluntariado Junior
Num Festival que é de todos e para todos, os mais novos também são bem vindos a dar uma mão. Aceitamos candidaturas para o Voluntariado Júnior, de Andantes dos 13 aos 17 anos.
Organização:
Best Non-Music Festival:
A PédeXumbo é uma Estrutura Financiada por:
Em colaboração com:
Projeto Co-financiado por:
Parceiros Locais:
Parceiros de Programação:
Parceiros de Mobilidade Sustentável:
Parceiros de Comunicação:
Rádio Oficial:
Parceiros saúde: