Conceito
Em Redor da Vila
Em 2017 continuamos a celebrar a música, a dança e a partilha. E o Andanças continuará a ser um espaço onde se dança, se faz música, se experimenta, mas também onde se partilham e se cruzam propostas e ideias para um mundo melhor.
Andanças celebra 22 edições continuando a afirmar-se como um festival marcante na música e na dança em Portugal, onde artistas e públicos interagem ativamente com práticas tradicionais, reinventando-as e fundindo-as com expressões artísticas emergentes e inovadoras.
A programação do Andanças 2017 irá incluir um conjunto alargado de propostas que integrem valores cooperativos e sustentáveis, apresentem formas inovadoras de expressão, provoquem e surpreendam os públicos, despertando um olhar criativo sobre arte, tradição, identidade, sociedade e contemporaneidade. Pretendemos que a Programação incite o Encontro com o diferente, o outro, o tradicional e o novo, e convide à Participação num diálogo de enriquecimento mútuo e de criação de um espaço de Bem-Estar.

As danças "do mundo" irão continuar a constituir o eixo central do Andanças, mantendo-se também o espaço para as novas propostas, que vão desde danças urbanas a contemporâneas. As propostas artísticas inovadoras e emergentes terão um espaço privilegiado  no Andanças. 
A música será o elemento central, essencial à movimentação dos corpos, aproximações entre pessoas e à construção de espaços de encontro e aprendizagem, numa dança que além de corpos dinamiza ideias.

Os espaços de pausa continuam a ser propiciados enquanto zonas de descanso, convívio, encontro ou contemplação do meio que persiste em surpreender.
O Andanças consolida-se enquanto espaço de interações artísticas, provocadas e espontâneas, com cruzamentos de estilos musicais, linguagens e sensibilidades artísticas. Dele emergem novos projetos, que a cada ano avolumam o cartaz do festival.
O Andanças é um espaço artístico, potente e vivo, que marca gerações apaziguadas com a sua identidade. 
Áreas artísticas como Teatro, Artes Plásticas, Cinema e Circo irão continuar a fazer parte do programa,  enquadradas em lugares improváveis, convidado à reflexão sobre a relação da arte com o território e com a atualidade.

A diversidade de públicos do Andanças e a multiplicidade de atividades propostas, permitem a construção de uma rede espessa e dinâmica de interações, que transformam o Festival numa aldeia global. 
Organização:
A PédeXumbo é uma Estrutura Financiada por:
Em colaboração com:
Parceiros Locais:
Parceiros de Programação:
Parceiros de Mobilidade Sustentável:
Parceiros de Comunicação:
Rádio Oficial:
Parceiros: