PédeXumbo
Pédexumbo
A PédeXumbo (PX) é uma associação portuguesa que trabalha desde 1998 a promoção da música e dança tradicional, não apenas de Portugal, mas também de outras origens. Uma equipa profissional dedica-se à recuperação e divulgação destas práticas culturais, através de registos, coproduções, criações artísticas, investigação e através do ensino formal e informal destinado a todas as idades. A PédeXumbo também organiza festivais em todo o país e programa regularmente no seu próprio espaço, em Évora, oficinas, concertos e bailes para vários públicos.
Festivais
É nos festivais que pomos em prática a filosofia da cultura participativa e de "aprender fazendo" – as danças, músicas e instrumentos aprendem-se estimulando público e artistas a dançar e a tocar. As práticas sustentáveis e o voluntariado são aplicados nos festivais, com objetivos próprios: recuperação de repertórios de danças locais, atividades comunitárias, transmissão de repertórios musicais ou grandes eventos com todos os tipos de danças imagináveis. Cada um apoia-se em várias parcerias locais ao nível da organização logística e da programação, trabalhando com as populações. De festivais de 3 dias com cerca de 500 a 2000 participantes (Entrudanças, Festival do Solstício, Tocar de Ouvido, Planície Mediterrânica e Danças na Água) ao Festival Andanças; 7 dias e 25.000 participantes. 
Arquivos
Embora Portugal seja rico em registos de práticas musicais e instrumentos, amplamente documentados, são escassos os estudos sistematizados sobre danças tradicionais. Por isso investimos continuamente em projetos de pesquisa e divulgação destas, em parceria com instituições académicas e especialistas, procurando colmatar uma lacuna que persiste na etnocoreologia portuguesa. 
Setor Pedagógico
A PédeXumbo trabalha em proximidade com todos os públicos, sobretudo em Évora, onde está sediada: aulas de dança para crianças e adolescentes, seniores, pessoas portadoras de deficiência, jovens adultos e pais – em reuniões informais para praticar canto, música e movimento. 
Formação
Ao longo do ano, organizamos ações de formação com especialistas convidados, portugueses e estrangeiros, para formadores e pessoas que querem desenvolver as suas capacidades pedagógicas e conhecimentos sobre dança e movimento. Oficinas de instrumentos e encontros de músicos acontecem regularmente, e incentiva-se a iniciação à aprendizagem, através de uma bolsa de instrumentos. 
Criação Artística
Na PX acreditamos que a melhor maneira de incorporar as danças tradicionais na vida diária das pessoas, é integrá-las nas criações artísticas e musicais que atraem o público – dando aos criadores a possibilidade de se profissionalizarem nessa área. A PX apoia a edição regular de CD's, DVD's, livros, residências e coprodução de grupos dispostos a trabalhar os repertórios tradicionais de forma inovadora: música com instrumentos tradicionais revisitados, peças de dança contemporânea, criações com vídeo-jocking e música eletrónica: não há limites para a criatividade. 
A PédeXumbo é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal, Secretaria de Estado da Cultura, Direção Geral das Artes.



Organização:
A PédeXumbo é uma estrutura apoiada por:
Em colaboração com: