Andanças 2017
Em Redor da Vila
Ao longo dos anos o Andanças tem vindo a crescer quer na sua dimensão e programação, quer no número de pessoas que fazem deste, o seu festival. Um crescimento reflexo da vontade de quem tem participado num evento onde se é, se dança, se aprende, se está em família e se faz parte.

Em 2016 ocorreu um incêndio que, para além da mudança que provocou em cada pessoa que o viveu, provocou inevitavelmente alterações na dinâmica da elaboração do Andanças, e criou a necessidade de refletir e repensar a sua existência, o seu futuro e da associação que o organiza, a Pédexumbo. Não somos indiferentes a este incidente, nem o poderíamos ser.


Num trabalho de reflexão e de análise, partilhado com as pessoas que ao longo dos anos têm construído o Andanças, concluímos que em 2017 faria sentido que o festival fosse realizado num formato mais reduzido.
Faz sentido continuar a acreditar nos seus valores, nos seus pilares, nas pessoas que o fazem, na força humana e de partilha que o caracteriza, que vai para além de um espaço e de um tempo
Faz sentido garantir o futuro do Andanças e sabemos que a edição de 2017 é crucial nessa caminhada de continuidade. Esta responsabilidade foi preponderante na decisão de se fazer, para este ano, uma edição mais pequena. Esta visão dá sentido e lugar ao Andanças 2017 – Em Redor da Vila.
Durante quatro dias, de 8 a 11 de agosto, a vila de Castelo de Vide acolhe e será um dos cenários da edição deste ano. Num formato reconhecido por todos e que continuará a ter por base os pilares do Andanças -  dança e música, voluntariado, comunidade e sustentabilidade – esta edição pretende manter a qualidade, a diversidade na programação e perpetuar o conceito do festival como laboratório de ideias, experiências e criações como génese de sonhos e momento de sinergias.
Andanças 2017
O recinto principal do festival é um espaço limitado, que por forma a garantirmos a comodidade, a segurança dos participantes e a qualidade do festival terá, nesta edição, uma lotação limitada a 1750 pessoas por dia. 

Terminou a 30 de julho a fase de venda online para aquisição do passe de 4 dias e já sabemos que ainda há bilhetes disponíveis. Têm sido inúmeros os telefonemas do público a solicitar que possamos facilitar a compra dos bilhetes diários antecipadamente, no sentido de evitarem a possibilidade de se deslocarem ao local e não conseguirem adquirir bilhete pela lotação ter esgotado. Assim, e numa medida extraordinária, estamos a disponibilizar a venda de bilhetes diários online no período de 1 a 4 de agosto, assim como de passes diários. A organização informará no site e redes sociais caso a lotação máxima seja atingida em qualquer dos dias.
O Andanças é um festival de família, a edição deste ano pretende continuar a dar resposta e a destacar-se nesse sentido. Além dos palcos principais continuará a ter um espaço para os mais pequenos com uma programação que convidará à participação não só dos miúdos como dos graúdos.



Entre os vários espaços programados destaca-se o recinto do festival no antigo campo de tiro, a oferecer vistas panorâmicas da paisagem circundante e das montanhas que envolvem a vila, assim como diversos recantos com sombras e árvores. Nesta área estarão três palcos de bailes e oficinas, o Espaço Crianças e Famílias, o Espaço das Atividades Paralelas assim como várias áreas lounge e um bar.



Estreitando laços com a comunidade que o acolhe, está prevista programação aberta e gratuita a todos, que acontecerá no Coreto do Jardim Público no Cineteatro Mouzinho da Silveira, na Igreja de S. Francisco, nas ruas da vila de  Castelo de Vide e também em Póvoa e Meadas, com um dia de Andamentos. O Mercado de Artesanato e os Espaços de Restauração também estarão acessíveis a todos.


Em Redor da Vila estamos ainda mais próximos de quem a habita e queremos estreitar, com a comunidade local que nos recebe, os laços que já nos unem. Os Andamentos em Póvoa e Meadas irão continuar​.
No Andanças 2017 não vai faltar dança e música, um convite constante para experienciar e partilhar através destas formas de expressão.


Também de partilha se fará mais uma edição do Andanças. O voluntariado, de uma identidade e cariz único, permanecerá como um dos pilares que​ continuará a pautar e a distinguir o festival de todos nós.


Nesta edição, queremos continuar a manter um espaço livre de poluição, promover e a disseminar boas práticas sociais, económicas e ambientais. O uso da caneca é um marco na história do festival e este ano gostaríamos que a caneca Andanças extrapolasse as fronteiras do recinto e percorresse Castelo de Vide de rua em rua, de bar em bar, de fonte em fonte, de brinde em brinde, como símbolo da nossa caminhada rumo a um Mundo melhor.

O Andanças é muito mais do que um festival de música e de dança. É um lugar onde nos sentimos unidos, onde aprendemos, onde partilhamos, onde experienciamos e onde vivemos. O Andanças não é de um só lugar. O Andanças são as pessoas. O Andanças está dentro nós.
Organização:
A PédeXumbo é uma Estrutura Financiada por:
Em colaboração com:
Parceiros Locais:
Parceiros de Programação:
Parceiros de Mobilidade Sustentável:
Parceiros de Comunicação:
Rádio Oficial:
Parceiros: