Como Chegar
Localização
Coordenadas GPS
39°24'51.3"N / 7°27'03.1"W
(39.414243, -7.450856)
Este ano o Andanças tem lugar na vila histórica de Castelo de Vide. 
No Andanças a mobilidade dos participantes é um dos aspetos de maior impacte ambiental. Incentivamos todos a prepararem a sua viagem com antecedência e a considerarem as diferentes opções de transporte, privilegiando as menos poluentes.

Transporte Público
Comboio
Viaje de comboio com toda a comodidade e beneficie de desconto!
Em 2017 a CP renova a parceria com o Andanças, oferecendo aos participantes um desconto de 30% no valor da viagem, mediante a apresentação de comprovativo de compra do bilhete ou comprovativo de que é voluntário (que pode ser pedido pelo email voluntariado@andancas.net) e comprando o título de viagem numa bilheteira CP.
De Lisboa, do Porto ou de qualquer ponto do país dirija-se para a estação de Vila Velha de Ródão, que fica a 45 km de Castelo de Vide. 
A camioneta Andanças, da responsabilidade da organização, transportará gratuitamente os participantes e os seus haveres para o local do festival, bem como de regresso a Vila Velha de Ródão. Horários (sujeitos a alterações).

De 7 a 12 de agosto:
O autocarro sai de Castelo de Vide às 09h45 - chega a Rodão pelas 10h30.
O autocarro sai de Rodão pelas 11h00 - chega a Castelo de Vide pelas 11h45
Autocarro sai de Castelo de Vide pelas 14h30 - chega a Rodão pelas 15h15
Autocarro sai de Rodão pelas 16h00 - chega a Castelo de Vide pelas 16h45
 
Este desconto será aplicado nos serviços Intercidades, Regional e InterRegional, em viagens de ida e volta com destino a Ródão e mediante apresentação de comprovativo de bilhete entre os dias 7 a 12 de agosto
Autocarro
De qualquer ponto do país, pode viajar para o Andanças com a Rede Expressos! Este ano com comodidade máxima porque ao chegar a Castelo de Vide com a Rede Expressos ficará a cerca de 500 metros do recinto do Andanças e da área de campismo!
Em 2017 há nova parceria entre o Andanças e a Rede Expressos, com um desconto 25% para quem optar viajar de autocarro para Castelo de Vide.
Para usufruir do desconto, os participantes deverão comprar o título de viagem online, no site da Rede-Expressos. Mais informações breve
Transferes
A organização do Festival Andanças disponibiliza transportes gratuitos entre o recinto a partir das seguintes localizações, nos seguintes horários (sujeitos a alterações):
Vila Velha de Ródão
(mais novidades sobre outros transferes em breve)
Transporte Individual
Boleia
Prefere viajar de carro? Vai de carro e tem espaço para mais pessoas? Opte por ir de uma forma mais sustentável, económica e convivial dando ou pedindo boleia. Procure partilhar a viagem com amigos e familiares ou utilize os nossos acordos com os sites Boleia.net e BlablaCar para encontrar ou oferecer boleia para o Festival!
Carro
Se prefere vir de carro, as nossas coordenadas de GPS são: 39°24'51.3"N / 7°27'03.1"W, mas também sugerimos possíveis itinerários (em baixo). Informamos ainda que o trânsito no local será alterado. Vindo de longe ou dos arredores, não se esqueça de planear o seu trajeto e verificar os horários do festival.
Este ano não haverá um parque de estacionamento oficial. Serão criadas algumas bolsas de estacionamento em Castelo de Vide, mas este será limitado. Incentivamos por isso a que o carro seja mesmo a sua última opção
Sugestão de itinerários:
- Do Norte: Segue A1 Sul / Saída Torres Novas (A/23) › Saída Portalegre (IP2) › Alpalhão › Castelo de Vide  › 
- De Lisboa: Segue A1 Norte / Saída Torres Novas (A/23) › Saída Portalegre (IP2) › Alpalhão › Castelo de Vide ›
- Do Sul: Sentido Portalegre (IP2) › Castelo de Vide (EN241-1) ›
De Bicicleta
A bicicleta é um meio de transporte perfeito para chegar ao Andanças, não só permite sentir as paisagens pedaladas de forma mais intensa, como é uma forma barata e ecológica de viajar, permitindo que a experiência Andanças comece antes se lá chegar! Pode planear a sua rota aqui.

Este ano a Cicloficina junta-se ao Andanças mais uma vez e organiza uma viagem de bicicleta até ao festival a partir de Lisboa. Serão 3 dias para completar cerca de 180 quilómetros divididos em suaves etapas que permitirão desfrutar sem pressas nem grande esforço das paisagens atravessadas. É uma viagem na própria viagem! Mais informação sobre o Pedalanças em breve.
Organização:
A PédeXumbo é uma Estrutura Financiada por:
Em colaboração com:
Parceiros Locais:
Parceiros de Programação:
Parceiros de Mobilidade Sustentável:
Parceiros de Comunicação:
Rádio Oficial:
Parceiros: