FAQs Andanças
Esta página pretende compilar informação que esclareça algumas questões/dúvidas que, frequentemente, têm sido colocadas sobre o festival Andanças e a associação PédeXumbo, que o organiza.
O que é o Andanças?
O Andanças é um festival organizado pela associação PédeXumbo, que promove a música e a dança popular enquanto meios privilegiados de aprendizagem e intercâmbio entre gerações, saberes e culturas. Procura ao mesmo tempo promover valores, inovações e melhores práticas socio-ambientais para a sustentabilidade e para um mundo melhor. 
Porque é o Andanças é um festival diferente?
O Andanças é um evento cultural que tem vindo a ser pioneiro nos ideais e nos valores socioculturais que promove. Não tem patrocínios, autofinancia-se com receita da bilheteira e com concessões. É um festival onde se vem aprender a fazer, participando em cerca de 70 atividades diárias. É diferente também porque assenta no voluntariado (cerca de 1.600 voluntários), é construído coletivamente, e onde se vem contribuir para uma experiência única, de partilha. O Andanças existe enquanto todos quiserem. 
Qual a relação entre a associação PédeXumbo e a Câmara Municipal de Castelo de Vide?
O Andanças existe desde 1996. Em 2013, passou a ser organizado em parceria com a Câmara Municipal de Castelo de Vide, formalizada pela assinatura de protocolo, em Março de 2015. O festival tem também a colaboração de outras associações e entidades.
Quantas pessoas participam no Andanças?
O festival decorre durante 7 dias e acolhe por dia entre 4.000 e 7.000 pessoas, das quais cerca de 2.000 são voluntárias, convidadas e trabalhadores diversos, e 450 crianças com menos de 12 anos, que não pagam entrada. Em 2016 a soma de todas as pessoas presentes foi de 35.000, nos 7 dias de festival, englobando quem compra apenas o bilhete da noite. 
Como se sustenta financeiramente o Andanças?
O Andanças baseia-se em 4 pilares, a dança e música, o voluntariado, a comunidade e a sustentabilidade, que assentam em várias opções estratégicas. Uma das opções tem sido manter-se independente de diversos interesses, optando por não ter patrocínios, autofinanciando-se com a receita da bilheteira e com concessões. Outra opção é ser acessível, mantendo os preços praticados, ano após ano (bilhetes e senhas da cantina). A valorização do voluntariado é igualmente uma opção, procurando que seja compensado de forma justa e criativa, o que implica custos associados. Tem também procurado obter alguma autonomia em termos de infraestruturas e equipamentos, investimento mais acentuado desde 2013. O Andanças consegue gerar receitas para cobrir as despesas, mantendo normalmente o equilíbrio das contas, tornando-o sustentável economicamente. Para obter mais informação consulte no site da PédeXumbo os Relatórios de Atividades e Contas da associação.
Qual o património do Andanças?
O Andanças é organizado pela PédeXumbo, associação sem fins lucrativos. O seu principal património é imaterial. É o saber-fazer e o capital cultural e humano. A associação não é proprietária de qualquer imóvel. Tem sede em Évora e funciona em instalações cedidas pela Câmara Municipal de Évora. O Andanças, que decorre na Barragem de Póvoa e Meadas, tem lugar em instalações/terrenos que são propriedade da Câmara Municipal de Castelo de Vide e da EDP. O investimento em bens e equipamentos traduzem-se nas infraestruturas do festival, tendo maior significado os estrados de madeira utilizados como palcos de dança.  No património móvel, destacam-se as duas viaturas ligeiras com mais de uma década e diverso equipamento informático, que foi sendo adquirido em estado de uso. O valor contabilístico do conjunto dos bens e equipamentos é residual.
Para mais informações ou esclarecimentos contactar:info@andancas.net
Organização:
A PédeXumbo é uma estrutura apoiada por:
Apoio à comunicação:
Em colaboração com:
Juntas de freguesia:
Rádio oficial:
Parceiros de mobilidade sustentável:

Prémios e certificações:
Parceiros de Programação
Parceiros