Propostas Artísticas
20 Andanças — O Desafio
Em 2016 continuamos a celebrar os 20 Andanças e lançamos como tema O Desafio. 
Ao longo destas 20 edições, o Andanças tem-se afirmado como um festival marcante na dança e na música em Portugal, onde artistas e públicos interagem ativamente com práticas tradicionais, reinventando-as e fundindo-as com expressões artísticas emergentes e inovadoras.

Partindo das intensas transformações sociais, culturais e políticas que marcam estes tempos e encarando o Andanças como espaço vivo de expressão e experimentação, desafiamos ao envio de propostas artísticas de diferentes áreas — música, dança, teatro, circo, artes visuais, cinema, instalações artísticas, etc. — mas também de atividades de desenvolvimento pessoal, que integrem valores cooperativos e sustentáveis, e apresentem formas inovadoras de expressão. 
Pretendemos que a programação do Andanças 2016 provoque e surpreenda os públicos, despertando um olhar criativo sobre arte, tradição, identidade, sociedade e contemporaneidade; que incite o Encontro com o diferente, o outro, o tradicional e o novo, e convide à Participação num diálogo de enriquecimento mútuo e de criação de um espaço de Bem-Estar. 
Queremos que o Andanças continue a ser um espaço de Desafio, questionando e reposicionando o seu papel na sociedade, onde a programação artística convida à participação, reflexão e aprendizagem. Queremos que o Andanças continue a tornar sonhos realidade, dando espaço a novos talentos e a artistas consagrados. Que da partilha se gerem encontros e das ideias surjam caminhos para a criação de um mundo melhor.
Terminou o prazo para receção de propostas para a programação artística do Andanças 2016
O Desafio foi lançado e a resposta superou as nossas expetativas. Em preparação de mais um Andanças, e reforçando a importância dos seus valores e da sua mensagem global, este ano recebemos 585 propostas para a programação, que nos chegaram desde os cantos nevados do Canadá, passando pelo calor das Américas, ramificando-se pelas terras e tradições do velho continente. 
Entre propostas de oficinas de acrobacia, yoga, biodanza, danças do mundo, permacultura, teatros e sons oriundos de todo planeta, começamos agora a difícil tarefa de fazer a seleção dos projetos que integrarão o programa do Andanças 2016. Os resultados serão comunicados no final de fevereiro, e todos os candidatos receberão uma resposta.

Queremos deixar um sentido OBRIGADO a todos, por acreditarem neste projeto e por quererem ser parte integrante dele. Sem todos vós o Andanças não faria sentido.
Organização:
A PédeXumbo é uma estrutura apoiada por:
Apoio à comunicação:
Em colaboração com:
Juntas de freguesia:
Rádio oficial:
Parceiros de mobilidade sustentável:

Prémios e certificações:
Parceiros de Programação
Parceiros