Voluntariado
Todos os anos são cerca de 1500 os candidatos que se propõem para voluntários no Andanças. Destes, 750 são selecionados para darem corpo a uma equipa que coloca o festival de pé e o realiza durante 7 dias, num ambiente ímpar.
Da cantina onde se entregam ou lavam pratos, ao estacionamento, campismo ou mesmo nos palcos da noite, o ambiente de alegria e cooperação destes prestadores de serviços especiais é contagiante. Há um problema? Tudo se resolve! 

As candidaturas ao Voluntariado decorrem de 1 a 10 de junho de 2016.

(Candidaturas encerradas)



+
Setor 1 – Gestão
Aprovisionamento
Nesta equipa gerem-se os stocks de materiais necessários às diferentes equipas e fazem-se algumas compras. O bom funcionamento desta equipa é essencial para o bom funcionamento do festival! Ser organizado e disponível para auxiliar os outros rapidamente são pré-requisitos dos voluntários desta equipa.
Bilheteira
É a folha de rosto do Festival!! É onde damos as boas vindas a quem nos visita e a quem nos proporciona tão bons momentos.  Se és simpático e bom comunicador em português e inglês, se tens sentido prático, lidas bem com tecnologia e sabes gerir stress (o teu e o dos participantes) esta é a tua equipa. A exigência e o nível de responsabilidade são muito elevados, mas o espírito de equipa é forte e os sorrisos dos visitante são garantidos. Se reúnes estas características encontraste o seu espaço! A Bilheteira está à tua espera! Mas atenção, a experiência é viciante!
Centro Operacional
No Centro Operacional convivemos diariamente com as diferentes situações que ocorrem no festival, somos o coração das comunicações e tratamos dos perdidos e achados. Além disto, terás a oportunidade de assistir à articulação com várias entidades externas de segurança e proteção. Ainda farás elo de ligação entre todas as equipas que fazem o Andanças. Se tens resiliência, és capaz de gerir problemas e tens toneladas de espírito positivo, do que estás à espera? Candidata-te ao Centro Operacional!
Contabilidade – Bilheteira
Se és rigoroso, pontual, focado e exigente, podes inscrever-te na contabilidade da bilheteira.
Uma equipa dinâmica em ambiente controlado e que te permite conhecer um outro lado do festival.
Receção de Artistas
Receber os artistas que chegam ao festival, dar as boas vindas e apresentar o festival e os seus interlocutores, fazer pagamentos se for o caso e interagir com a Bilheteira (no mesmo espaço físico) fazendo tarefas de entregas de convites e de bilhetes pré-comprados.
A exigência e responsabilidade exigidos são elevados, mas o espírito de equipa é forte e os sorrisos dos visitantes são garantidos. Se reúnes estas características encontraste o teu espaço!
+
Setor 2 – Programação
Espaço Criança
No Andanças existe um local dedicado às crianças e pais: o Espaço Criança, onde diariamente se realizam várias atividades destinadas ao público mais jovem do Festival. O Espaço Criança é um local de partilha e convívio onde os mais novos aprendem e trocam experiências. Neste espaço, as funções dos voluntários são essencialmente: dar apoio aos monitores dos ateliês, organizar o espaço e o material e dar atenção às crianças. É importante e fundamental que os voluntários tenham alguma experiência com crianças, sejam criativos e que gostem de se divertir.
Manutenção de Palcos
Os palcos são abertos pela matina, todos os dias do festival, começando às 8h00 e não custa nada. Depois é preciso mantê-los limpos, em especial do pó que todos trazemos quando vamos bailar. Com vontade e um sorriso na cara. Venham dançar. Os palcos estão prontos!
Palcos: Carvalhos, DJ, Menir, Socalcos, Mimosas, Tradições e Conexões, PX – Programação
Locais de vibração e magia, os palcos do Andanças são os espaços onde a Festa verdadeiramente se desenrola. Acompanhar as necessidades dos programadores, de músicos e artistas, cuidar e manter este espaço é parte integrante de uma experiência que permite conhecer a organização de um Festival de perto.
Paralelas – Programação
O Andanças recebe todas as artes e nas Paralelas a diversidade é o mote!
Garantir cumprimento de horários, tratar da logística das oficinas, orientar públicos e dar pequenas informações, é o que esta equipa te pede.
Achas que é a tua equipa? Esperamos por ti!
Programação
Com a equipa de programação poderás acompanhar de perto toda a logística de organização do Andanças. Um espaço sempre agitado, que exige conhecimentos de informática, boas relações com os outros e, principalmente, agilidade para resolver problemas e garantir que o espetáculo continua.
Programação Local – Andamentos
Receber inscrições para passeios, garantir cumprimento de horários, acompanhar os participantes nas suas saídas e ajudar a fazer o grande dia de Andamentos na aldeia vizinha, são algumas das tarefas desta equipa.
Se queres conhecer bem a região e viver a comunidade, este é o teu lugar!
Relaxamento – Programação
A manhã começa na natureza com atividades de bem estar! Meditação, Yoga, Tai-chi são algumas das atividades desta área.Em dois momentos do dia a atenção foca-se no bem estar e harmonia individual. Se és calmo e eficiente junta-te a nós!
Técnicos de Som
Ser Técnico de Som no Andanças é a oportunidade de se envolver diretamente com a música que sai dos palcos e que todos nós dançamos. Quando chega a hora montam-se microfones, passam-se os cabos, partilham-se experiências com os músicos e faz-se soar a alma do Festival. Lidar bem com a pressão é um atributo essencial, assim como ter formação ou experiência comprovada na função.
+
Setor 3 – Cantina e Práticas Socio-Ambientais
Senhas da Cantina
Esta equipa tem uma dupla função, vende senhas para todas as refeições da Cantina Andanças, mas também as recebe, monitorizando a quantidade de refeições, por tipo e públicos, permitindo à Cozinha Andanças adaptar-se às diferentes necessidades. Se és despachado e rigoroso, simpático e gostas de lidar com muita gente, então esta é a tua equipa!
Ajudantes na Cozinha
Se gostas de estar perto do perfume dos legumes frescos e na azáfama dos cozinhados, esta equipa é para ti! 
A equipa de Ajudantes de Cozinha presta apoio na preparação de toda a comida da Cantina Andanças. Faz a lavagem e o descasque de legumes e frutas, lava a loiça grossa, recolhe os resíduos e mantém limpa e arrumada toda a cozinha.
Canecário
Esta equipa é fundamental para ajudar a reduzir os impactes negativos do festival, permitindo que, passo a passo, se consiga o objetivo  Zero Descartáveis. A dedicação e entusiasmo destes voluntários são fundamentais para assegurar este objetivo. Vem trabalhar para o local mais icónico do Andanças, o Canecário!
Cantina e Dose Certa
Temos 3 turnos, pequeno almoço, almoço e jantar... e muitas tarefas!
Servir a refeição aos participantes – a dose certa! –, repor os tabuleiros com comida apetitosa, apoiar o abastecimento da linha, não deixar faltar a loiça reutilizável e no final de cada turno fazer a limpeza geral, são as tarefas. Se gostas de conviver, criar bom ambiente e, acima de tudo, se és despachado e divertido, esta equipa tem a tua marca. Dificilmente farás o mesmo trabalho ao longo da semana e terás milhares de sorrisos. 
Lavatário
Para conseguirmos o objetivo Zero Descartável temos que ter loiça reutilizável e por isso o Lavatário. Aqui, com a frescura da água, muito entusiasmo e dedicação, são lavados todos os pratos, taças e talheres da cantina Andanças – que está sempre a bombar e a loiça sempre a chegar... A interação é muita, também com os participantes que separam os restos dos pratos para compostagem e colocam a loiça nos locais certos... muito trabalho, mas muita animação é o que te espera nesta equipa!
WC's Secos
No Andanças temos 40 WC secos que funcionam tão bem ou melhor que os convencionais, reduzindo o consumo de água e permitindo localizações mais afastadas. Se queres aprender como todo o ciclo se processa e contribuir para o seu sucesso, inscreve-te nesta equipa que tem a orientação de profissionais. Para isso, é importante teres gosto pela tarefa, boa preparação física e sorrisos para dar.
Monitorização
Não basta dizer que reduzimos os impactes do Andanças é preciso comprová-lo. Esta equipa ocupa-se da monitorização sócio-ambiental de todo o festival, através da aplicação de questionários, da pesagem dos resíduos orgânicos, da leitura dos contadores e de muito mais. Se tens formação e experiência nestas áreas, és uma pessoa responsável e queres ajudar, inscreve-te!
Recolha Seletiva e Manutenção de WC's
Calcorrear todo o terreno e conhecer todos os recantos do festival, desde os campismos às áreas programadas, é a tarefa desta equipa. A Recolha Seletiva - mantem o recinto limpo e sensibiliza participantes e fornecedores para as questões de reciclagem, consumos e limpeza, mais concretamente, troca dos sacos de resíduos dos mini-ecopontos e armazenamento dos recicláveis. A Manutenção de WC - repõe o papel higiénico, controla e muda os sacos e sinaliza quando existe alguma avaria. Se queres contribuir para que o Andanças seja um festival limpo e onde a separação de resíduos é uma realidade, junta-te a nós! As tuas 4 horas de trabalho farão mesmo a diferença na qualidade do festival. 
+
Setor 4 – Controlo e Logística
Desmontagem
Logo pela manhã do dia 8 de agosto inicia-se a desmontagem. Há que arrumar, catalogar, contar e armazenar tudo devidamente para 2017. Se te queres divertir no festival e tens energia para um pouco mais, fica connosco mais 5 dias a desmontar o festival!
Gestão Acessos
Nesta equipa verifica-se a validade das pulseiras e dão-se as boas-vindas. A pontualidade é um fator essencial.
Deves ser simpático, gostar de trabalhar numa equipa super dinâmica e ter sempre um sorriso para quem entra. Inscreve-te para ajudar na festa!
Gestão de Campings
Nesta equipa organiza-se o espaço de acampamento, cuida-se do bem-estar de quem lá pernoita, contam-se os espaços livres e reportam-se  para que outros se instalem, preparam-se zonas dedicadas a grupos específicos  e faz-se do acampamento um Lar por uma semana. 
Gestão Informática
Responsável pela criação da rede Andanças, possibilitando a comunicação entre equipas pela via informática. As tarefas incluem a distribuição  e configuração de vários computadores, a ligação dos seus periféricos e manutenção da rede, tendo sempre em conta as várias necessidades de cada espaço Andanças. Requisitos dos voluntários: Conhecimentos em redes informáticas.
Gestão de Viaturas
A pontualidade é um fator essencial. Deves ser simpático, gostar de trabalhar em equipa e ter sempre um sorriso para quem entra.
Dizem que não há nada melhor que o bom cheirinho de um tubo de escape, o ronronar de um bom motor a gasóleo, a gasolina… Não interessa! Por outro lado, a natureza tão bucólica e verdejante, apelando à mais profunda da sua existência.
Mas agora já não tem que escolher! Pack Andanças estacionamento 2 em 1! Aqui podes ser o rei do asfalto, o príncipe dos arrumadores, o prodígio mais perfeito alguma vez criado pela natureza. Aqui não precisas de ser um Einstein, com grandes cálculos matemáticos... Se tiveres dúvidas, basta observar um arrumador perto de ti, com turnos de 4 horas encaixados algures entre as nove horas da manhã e a meia-noite.
Não há melhor sítio para apanhar um bom bronze. E nada melhor para um bronze seguro do que trazer os amigos.
Montagem
Se queres começar o festival mais cedo e ajudar-nos a preparar o espaço Andanças, inscreve-te nesta equipa! Trabalhas a semana que antecede o festival, a colocar estacas, a martelar, a colocar sombras, a olhar cuidadosamente todos os detalhes para que nada falhe... e assim que o Andanças começar ficas livre para o dançar!
PTO's
Martelo, alicate, pregos e serrote.
Cordas, contactos, telemóvel, improvisação e paciência.
São estas as principais ferramentas destes seres invisíveis, Paus para Toda a Obra (PTO's), que por todo o recinto fazem o inimaginável para resolver os problemas que vão surgindo.
Disponibilidade (quase total) e capacidade de gerir tensões não são obrigatórios, mas recomendam-se vivamente.
+
Setor 5 – Serviços
Bar Lua
Se queres viver o festival de forma intensa e todos os dias até às tantas, o Bar Lua é a tua equipa! Precisas de ter espírito de grupo, ser simpático,  dinâmico e...  resistir ao álcool. Das 15h30 até às 6h00 horas da manhã, podes escolher o teu turno de trabalho.
Bar Sol
Ser simpático, despachado e eficiente é o requisito para trabalhar nesta equipa! Desde gelado a imperial, de chá frio a tosta mista, tudo se serve com um sorriso e boa disposição!
Berçário e Sestas
É um espaço para os pequenos Andantes (dos 3 meses aos 8 anos) fazerem a sua sesta e descansarem no início da noite, enquanto os pais aproveitam um baile ou uma oficina.
O que fazemos neste espaço? O mínimo possível! Temos que permitir aos pequenos recuperarem forças para o dia seguinte e permitir que os pais dancem um pouco... e o Andanças é muito intenso!
Todas as noites há uma ou duas histórias, um pouco de música calma e tempo para o sono e o sonho. A maioria das crianças adormece nos colchões ou nos berços.
Para os mais resistentes temos jogos, livros, lápis, canetas, papel e, principalmente, conversa e colo.
Para ser voluntário deste espaço é preciso gostar de estar com as crianças, ter muita paciência, boa disposição e ser responsável. Ter experiência em lidar com bebés e crianças ajuda. Não é essencial saber mudar fraldas, mas é vital trabalhar bem em equipa.
Carregamento de Baterias
E tirar fotos até mais não, filmar até à exaustão e telefonar até que a voz doa! Pode ser... Porque bateria não vai faltar.
Se quer servir a quem perde a bateria... Se é disponível, organizado e simpático então estamos à sua espera no carregamento de baterias.
Espaço Cão
A equipa  que recebe e cuida os amigos de quatro patas para que os seus donos dancem um pouco. Se gostas de animais ou tens formação nesta  área, esta equipa é a tua! 
Gelados
Com todo o calor que faz no festival sabe bem um gelado. Esta é a equipa que mais refresca o Andanças. Se tens experiência ou se sempre gostaste de experimentar, candidata-te! Mas para isso é importante seres rigoroso, organizado e quereres distribuir por todos um grande sorriso!
Mercado
O Mercado está no acesso ao coração do Andanças.
Se gostas de lidar com pessoas e com diferentes situações, então a gestão das concessões do Mercado é o teu lugar.
Ajudar a gerir este setor do Andanças é uma tarefa aliciante e descontraída.
Guarda de Instrumentos
Fiéis depositários de toda a música do festival!!!
Estantes e estantes dos mais diversos instrumentos e quando necessário colocá-los nos diferentes palcos.
Este é o centro dos acontecimentos.
Boa disposição, alegria e rapidez é o que se pede.
Comunicação
Como captar o espírito do Andanças? A equipa da comunicação está sempre à sua procura, assim como das iniciativas que vão surgindo no festival, na programação oficial ou fora dela! Experiência em audiovisuais, à vontade em frente à câmara, gosto pela escrita e pelo design são bem-vindos!
Mercearia
Receber pão fresquinho pela manhã, organizar a fruta e legumes, dispor nas estantes todos os produtos que os "andantes" necessitam e vender são as tarefas da Mercearia. Se és bem disposto, eficiente e organizado, esta é a tua equipa. Bem no meio do festival e onde tudo se passa.
Saúde
Cuidar dum mal-estar, das dores nos pés, das bolhas... Esta equipa de profissionais de saúde alivia todos nas pequenas ocorrências de saúde nos 7 dias do festival.
Enfermeiros, médicos são os pré-requisitos da equipa. Para além da boa disposição.
Tascos
Os espaços de alimentação no Andanças são essenciais. Boa parte do festival acontece lá.
Se te interessas por segurança alimentar e gostas de lidar com pessoas, então esta é a tua equipa! Esperamos por ti!
Venda de Edições
Nesta equipa vendem-se os álbuns e livros dos artistas que participam no Andanças! É essencial simpatia e boa disposição!
Informação básica sobre o voluntariado
O Andanças é o maior festival de danças tradicionais da Península Ibérica. O tempo e o esforço investidos em todas as áreas do voluntariado são vitais para garantir a continuidade do festival e o cumprimento dos compromissos por este assumidos com os participantes, artistas e monitores, com os parceiros, a comunidade local e com todos os que contribuem de forma direta ou indireta para o seu sucesso.
Agradecemos a todas as pessoas que anualmente se disponibilizam para integrar o programa de voluntariado do Andanças e assumem connosco o compromisso de cumprir e fazer cumprir os princípios e linhas orientadoras que regulam o trabalho da Associação PédeXumbo.
Exercício de Funções
Os voluntários devem apresentar-se nos dois dias que antecedem o início do festival (ou, excecionalmente, no prazo que acordarem com os coordenadores das respetivas equipas) com o propósito de levarem a cabo todas as tarefas de carácter organizativo e/ou preparativo essenciais ao bom funcionamento do seu sector e ao desenvolvimento da sua atividade enquanto voluntário, permanecendo disponíveis até ao final do festival.
Os voluntários devem cumprir um total 28 horas de voluntariado durante os 7 dias de funcionamento do festival. O número de horas de voluntariado diário estará sujeito à especificidade das funções a desempenhar e será definido e comunicado pelo coordenador de cada equipa.
Alimentação
O Andanças dispõe de uma cantina (Cantina Andanças) onde são servidas refeições omnívoras e vegetarianas. Os voluntários têm direito a uma senha diária para almoço ou jantar na Cantina Andanças. A entrega das senhas de refeição é realizada diariamente pelo coordenador de cada equipa.
Alojamento
Têm direito ao alojamento gratuito nos acampamentos do festival. Para acampar, é absolutamente necessário trazer: saco cama, tenda, caravana ou qualquer outro tipo de equipamento indicado para o efeito.
Seguro
Têm direito a um seguro de acidentes pessoais e responsabilidade civil, durante o período do exercício das suas funções.
Acesso ao Festival
Têm direito à livre circulação no recinto do festival e à participação em todas as atividades programadas, fora dos seus horários de atividade enquanto voluntários.
Voluntariado Junior
Num Festival que é de todos e para todos, os mais novos também são bem vindos a dar uma mão. Aceitamos candidaturas para o Voluntariado Junior, de Andantes dos 13 aos 17 anos
Organização:
A PédeXumbo é uma estrutura apoiada por:
Apoio à comunicação:
Em colaboração com:
Juntas de freguesia:
Rádio oficial:
Parceiros de mobilidade sustentável:

Prémios e certificações:
Parceiros de Programação
Parceiros