Um mundo de danças
O programa do Andanças convida-nos à viagem, através de sonoridades e ritmos diversos, aproximando-nos de  geografias por vezes longínquas, que aqui sentimos como nossas.
Num primeiro passo, descobre-se o mundo Ibérico e aprendem-se fandangos bascos e danças galegas. Salta-se à vizinha Latina e encontram-se tangos e milongas, bachatas e danças colombianas. Mais a norte, experimenta-se o swing, o lindy hop, o jazz, a balboa e o sapateado. E regressa-se ao mundo do lusófono, aos ritmos brasileiros, com samba, forró, coco, xote, baião, maracatu  ou capoeira. Ruma-se a África, com funanás, sembaskuduros, kizombas, coladeiras, tarrachinhas e tribais. A caminho do Oriente dançamos umas turcas e, já na Índia, experimentamos as suas milenares danças clássicas, para inverter o passo e mudar a direção. 
Chegando à Europa experimentam-se os círculos dos Balcãs, as furiosas danças Italianas, e reencontra-se o repertório mais tradicional com valsas, mazurkas, polskas, scottish, círculos circassianos, bourrées, andros e muitas mais. Voltando a Portugal, calcorreamos de Norte a Sul este país, sem esquecer as suas ilhas, para (re)descobrir e (re)inventar raízes e identidades, em corridinhos, valsas mandadas, chamarritas, viras, malhões, repasseados e tantas outras. Dança-se o Mundo e, entre distâncias, encontram-se proximidades que convidam à reflexão sobre fronteiras que desenhámos e pontes que construímos.

Conheça aqui os projetos artísticos presentes no Andanças.

Organização:
A PédeXumbo é uma estrutura apoiada por:
Em colaboração com:
Em estreita relação com:
Rádio oficial:
Parceiros oficiais:
Parceiros de comunicação:
Parceiros: