Program
Jogo do Pau Português
O Jogo do Pau Português é uma arte marcial de origem popular tradicional, que consiste numa forma de esgrima, em que se combate utilizando uma vara de madeira. Possui caraterísticas únicas (nomeadamente o combate contra vários adversários), embora com algumas semelhanças em relação ao manejo de espada medieval (montante).
A arte teve a sua origem nas regiões nortenhas, como terras de basto, Fafe e Guimarães, daí partindo para as zonas de Trás-os-Montes, generalizando-se o seu ensino de geração em geração. A vinda de mestres do Norte deu origem à abertura de várias escolas em Lisboa, sendo que a nossa Escola, iniciada em finais do séc. XIX, gozou de enorme popularidade até meados do séc. XX. À mercê das condições sociopolíticas da época, o Jogo do Pau Português entrou em decadência acentuada até recentemente. 
No Andanças haverá não só oficinas de Jogo do Pau, mas também demonstrações do treino e simulações de jogo.
Biografia
A Escola de Jogo do Pau Português, do Ateneu Comercial de Lisboa, oferece aulas regulares gratuitas do Jogo do Pau. Além disso, tem vindo a realizar exibições, workshops e arruadas, normalmente em contextos de divulgação da riqueza e diversidade do património cultural de Portugal.

Horário

Sábado
Horário: 19:00 até 19:30
Espaço: Animação Rua
Actividade: Zaragata
Domingo
Horário: 18:30 até 19:30
Espaço: Animação Rua
Actividade: Demonstração do Jogo do Pau
Domingo
Horário: 18:30 até 19:30
Espaço: Animação Rua
Actividade: Demonstração do Jogo do Pau
---
Horário: 10:00 até 11:30
Espaço: Palco DJ
Actividade: Oficina e Zaragata
---
Horário: 11:00 até 12:30
Espaço: Palco DJ
Actividade: Oficina
Organización:
PédeXumbo is supported by:
In collaboration with:
Closely with:
Official radio station:
Official partners:
Media Partners:
Partners: