Programação



A cortiça inspira-me..., com Apis Domus

Sinopse


Um projeto que se desenvolve no Alentejo interior, em estreita relação com as comunidades locais, Apis Domus trabalha em prol da biodiversidade dos polinizadores silvestres, desenvolvendo workshops e palestras em festivais em que o compromisso com o ambiente é primordial. Nesta atividade os seus dinamizadores propõem tocar, sentir e cheirar a cortiça em bruto, matéria-prima utilizada no âmbito deste projeto para a construção de abrigos e habitats próprios para múltiplas espécies. Neste workshop convidam-se os participantes a explorar este material, conduzindo-se uma exploração táctil que leva a desenhar esculturas e formas verdadeiramente singulares.  

Biografia


Apis Domus é um projeto nascido no âmbito de um mestrado que se propunha conjugar biologia e agricultura sustentável, vindo a centrar-se na polinização como função ecológica fundamental à vida na terra. Uma ideia que foi ganhando dimensão, nomeadamente com o projeto “Biodiversidade de Polinizadores do Gameiro”, realizado em estreita colaboração com entidades do concelho de Mora e com entidades científicas nacionais. 
Propondo estimular o conhecimento e o contacto da população com o meio natural envolvente, Apis Domus vem contribuindo para a realização de um Atlas de Abelhas e Vespas em Portugal, como parte de um trabalho de recolha que decorre já há 12 anos por todo o território nacional, dedicando-se ainda à construção de abrigos para animais silvestres, e vasos de cortiça com plantas que estimulam o desenvolvimento de espécies polinizadoras. 


Horário
Domingo
Horário: 10:30:00 até 12:00:00
Espaço: Atividades Paralelas
---
Horário: 18:00:00 até 19:30:00
Espaço: Atividades Paralelas
---
Horário: 16:00:00 até 17:30:00
Espaço: Atividades Paralelas
Organização:
A PédeXumbo é uma estrutura apoiada por:
Em colaboração:
Em estreita relação com:
Rádio Oficial:
Media Partners:



Parceiros: