Como fazemos no Andanças
Uma das intenções é promover a visão sistémica e de ciclo-de-vida dos processos de produção e consumo, de produtos e serviços, com objetivos idealizados de “zero desperdício”, procurando fechar ciclos – à escala local, regional, e nacional –, e contribuir para um consumo e modos de vida mais sustentáveis.

1. ZERO DESPERDÍCIO

[ ± ] Zero descartável
No Andanças reduzimos a loiça descartável – não há copos, nem pratos, nem talheres de plástico descartáveis. Há canecas reutilizáveis para cada participante e, sempre que possível, pratos e talheres lavados depois das refeições. Nos casos em que não há alternativa, são usados copos e pratos de papel encaminhados para compostagem local. Um ícone do Andanças e da PédeXumbo e algo essencial é a caneca. Opte por trazer a sua caneca de casa – capacidade até 20 cl (o material e a forma podem ser diversos); ou obtenha-a por empréstimo com caução, no próprio festival. No final pode devolve-la, reavendo o seu dinheiro. A ideia é agradar a todos, mas principalmente eliminar o uso de copos descartáveis. Para reduzir o consumo de garrafas de plástico há também pontos de água potável; incentiva-se a distribuição de bebidas por pressão, como a cerveja, evitando garrafas de vidro ou latas; promove-se a utilização de açucareiros, em vez dos tradicionais pacotes de açúcar; e o uso de alternativas aos pauzinhos descartáveis para o café.
[ ± ] Zero desperdício de água
No Andanças procuramos: incentivar o uso consciente da água, como um bem precioso e escasso, e sensibilizar para a sua poupança; reduzir o seu consumo monitorizando-o; e evitar o desperdício com torneiras automáticas, com a recirculação das águas usadas nos duches para os autoclismos, e optando por casas de banho e urinóis secos.
[ ± ] Zero desperdício de comida – Dose certa!
No Andanças incentivamos também a redução do desperdício alimentar através da Dose Certa, sensibilizando as pessoas para se servirem apenas da quantidade de comida que irão consumir, não a desperdiçando no prato. Também se procura reduzir os restos que ficam na cozinha após a confeção de cada refeição. As iniciativas têm sido diversas e os resultados bastante encorajadores.
[ ± ] Zero desperdício de bens
Este ano, uma grande aposta do Andanças é melhorar a informação e a monitorização com o objetivo de reduzir, o mais possível, o desperdício em todas as áreas do festival. Procuramos fomentar de forma crescente a redução dos consumos desnecessários e promover a reutilização dos diversos produtos e equipamentos.
2. MELHORES HÁBITOS
[ ± ] Mobilidade mais sustentável como um hábito
A deslocação em transportes coletivos ou a partilha de carro tem inúmeras vantagens, além das económicas e ambientais (como a redução de emissões gasosas e de energia consumida), também as sociais, por exemplo ficamos com mais tempo e disponibilidade para os outros e para apreciar o que nos rodeia. No Andanças tentamos mostrar que estas são opções viáveis: transportes coletivos que servem o festival, partilha de boleia entre amigos, e utilização de sites de boleias. É sobretudo uma questão de consciência, de motivação e de planeamento antecipado.
[ ± ] Reutilização como um hábito
É fácil darmos uma vida mais longa aos objetos que nos rodeiam, evitando desperdiçar os recursos naturais e a energia usados na sua produção. No Andanças procuramos transmitir esta mensagem, incentivando cada um a personalizar a sua caneca e a reutilizá-la noutros eventos; lembrando que as garrafas de água podem ser novamente cheias com água da torneira, e que a loiça deve ser reutilizável; e evitando o merchandising.
[ ± ] Reciclagem como um hábito
A reciclagem é hoje um hábito que já ganhou força na consciência de todos – no Andanças fazemos a recolha seletiva de resíduos para reciclagem. Os mini-ecopontos para embalagens estão espalhados por todo o festival; os resíduos orgânicos são separados para compostagem local; e há pontos de recolha para outros resíduos, como pilhas usadas, rolhas de cortiça e óleos alimentares usados. 
[ ± ] Cinzeiros como um hábito
Se fuma traga consigo o seu cinzeiro de bolso, ou arranje um no festival – disponibilizamos várias alternativas. A ideia é criar esse hábito, para que as beatas tenham sempre um destino correto – dentro e fora do festival. No Andanças também há cinzeiros – de chão e de mesa –, o que contribui igualmente para reduzir o risco de incêndio. 
3. ECONOMIA LOCAL/NACIONAL
[ ± ] Menu quilómetro zero
No Andanças e sempre que viável, as refeições são confecionadas com ingredientes produzidos localmente. Os agricultores locais já estão a trabalhar para isso. O objetivo é incentivar a economia local, mas também reduzir a “pegada ecológica” (impactes ambientais negativos – energia/combustível consumidos, emissões gasosas do transporte, etc.), e custos desnecessários com a alimentação. É melhor para a saúde, o planeta e a economia local. 
[ ± ] Comprar o que é nosso
Os fornecedores locais, regionais e nacionais, por esta ordem, são a nossa primeira opção, sempre que possível. Procuramos incentivar a produção nacional, a criatividade e os produtos e serviços mais sustentáveis e de qualidade. Consideramos que o Andanças tem um papel ativo na sensibilização e influência do mercado (produtores, fornecedores e consumidores), mostrando que há procura e espaço para alternativas mais sustentáveis e para empresas que apostem na inovação e no que nos diferencia, na procura de um mundo melhor. 
[ ± ] Energias renováveis
Portugal é rico em energias renováveis, como o Sol, o vento ou as marés. Além da preocupação com a redução dos consumos de energia e a eficiência energética, no Andanças procuramos dar a conhecer as várias alternativas energéticas, sobretudo relacionadas com o Sol: para iluminação, para aquecimento de água, ou para cozinhar (como os fornos solares).
Organização:
A PédeXumbo é uma estrutura apoiada por:
Em colaboração:
Em estreita relação com:
Rádio Oficial:
Media Partners:



Parceiros: