Princípios e compromissos
Na PédeXumbo temos consciência que qualquer evento de grandes dimensões produz impactes ambientais, sociais e económicos – mesmo eventos culturais como um festival. Procuramos, por isso, estar atentos e reduzir os impactes negativos do Andanças, e escolhemos adotar melhores práticas, aplicando-as de forma continuada e progressiva, tendo como objetivos:
  • reduzir os impactes negativos locais e globais, fazendo com que o festival toque na Terra de modo mais suave
  • criar e fixar mudanças locais e regionais para a sustentabilidade, através de melhores práticas que se enraízem e deem frutos
  • difundir princípios e práticas que os diversos participantes levem consigo, como sementes que podem germinar e frutificar noutros locais, no seu dia a dia.
Na PédeXumbo acreditamos que a demonstração e partilha de melhores práticas ambientais, sociais e económicas contribui para o desenvolvimento de uma consciência e de uma cultura mais sustentáveis. Até porque muitas vezes nos esquecemos de pensar nas consequências das nossas ações e de procurar ativamente alternativas. No Andanças, a forte adesão dos participantes às práticas adotadas confirma esta aposta. O mundo poderia ser muito mais justo, solidário e sustentável apenas com pequenas mudanças nos nossos comportamentos. Fica aqui o convite para vir experimentar e partilhar tudo isto connosco, vivendo o Andanças nas suas diversas facetas. A nossa visão e enquadramento do Andanças, na sua especificidade única, como contributo válido para a sustentabilidade e para um Portugal e um mundo melhor, podem ser entendidos com base na Carta de Compromisso PX e nos 4 pilares Andanças.
Organização:
A PédeXumbo é uma estrutura apoiada por:
Em colaboração:
Em estreita relação com:
Rádio Oficial:
Media Partners:



Parceiros: