Dicas de Saúde
O recinto do Andanças é num local fantástico, adjacente à Reserva Natural do Parque de S. Mamede, inclui zonas de floresta e fica junto a uma barragem. Para disfrutar desta Natureza ao máximo deverás ter algumas cautelas…
 
O Andanças é um espaço lindo e estamos confiantes de que contribui para melhorar a vossa saúde mas, se precisarem, contem connosco!

As nossas dicas de saúde para um Andanças ainda melhor…

Estamos lá para ti! Liga para nós!
O número de emergência do Andanças é 800 918 176. Não por agora!

Podes sempre recorrer à equipa de Saúde
Tens um posto de saúde disponível gerido por profissionais de saúde voluntários que rastreiam e prestam assistência a situações de indisposição, doença ou traumatismos. Em caso de emergência há ambulâncias no recinto para evacuar participantes para o Hospital de Portalegre. Vais ter sempre membros da nossa equipa, devidamente identificados, a circular pelo recinto. Estamos também a uma chamada de distância, usa o número de emergência!

Usa a tua caneca! Bebe muita água!
É fundamental estar hidratado para desfrutar em pleno do Andanças. Estão previstas temperaturas elevadas em Castelo de Vide e a dança faz também com que percas alguns líquidos. Por todo o recinto vais encontrar pontos de água onde podes usar a tua caneca para beber água fresca. Bebe, mesmo que não tenhas sede porque o teu corpo pode demorar a dar-te essa indicação (principalmente no meio daquela oficina de Africanas…)

Protege-te do Sol!
O Sol é fonte de energia, mas tudo o que é em excesso pode ser prejudicial. Evita andar ao Sol durante as horas de maior exposição (11h-15h). Quando estiveres mesmo ao Sol, protege a tua pele com protector solar e usa roupas frescas e confortáveis. E não te esqueças que os mais pequenos têm peles muito sensíveis!

Afasta convidados indesejados!
Tosse e espirros não fazem parte do programa do Andanças, mas se os encontrares protege-te a ti e aos outros. Nessas situações, cobre a boca com um lenço de papel ou com o antebraço mas não com as tuas mãos que, no momento a seguir, tocam noutra pessoa… 

Lembra-te também de lavar sempre as mãos com água e sabão depois de ires à casa-de-banho e antes de comer! Assim evitas interromper as tuas danças a correr para "chamadas da natureza".

Um pé de dança, mas protege os teus pés!
Os teus pés são o que te liga à terra e o que te permite dançar, portanto tens de os tratar bem. Usa calçado confortável e arejado, mas evita que pedras ou areia te causem desconforto. O terreno pode ser bastante irregular e ter alguns obstáculos, portanto evita andar descalço. Se tens calçado novo, usa-o antes de chegares ao Andanças, para assegurar que se torna confortável.



Integra-te com a Natureza, mas protege-te dos insetos!
O festival tem lugar num local paradisíaco! Se tu adoras lá estar, os animais também apreciam muito. Vai haver insetos, portanto tenta proteger-te usando repelentes ou protegendo os braços e pernas com roupa leve. Assegura-te que fechas a rede mosquiteira da tua tenda para dormir (insetos é o tipo de companhia que não vais querer!). 

Diverte-te muito, mas bebe com moderação!
Portugal é conhecido como um excelente produtor de vinho, e a cerveja é também presença garantida, para além dos outros tipos de álcool que poderás encontrar no festival. Evita beber demais pois ninguém quer perder "aquela" oficina de dança por causa de um amigo que não soube tomar conta de si mesmo... e uma ressaca é um total desperdício de tempo! Lembra-te que o álcool desidrata e por isso há que compensar com água fresca! É também importante relembrar que além de beber tens também que comer! 
Diverte-te, mas evita os abusos!

Acumula energia!
Para um corpo dançar cheio de energia é fundamental uma alimentação adequada. Faz refeições pequenas, mas frequentes. Tens ao teu dispor a Cantina e vários Tascos onde podes obter comida deliciosa. E além disso, liberta o cozinheiro que há em ti! Mas usa os espaços especificamente criados para esse efeito, pois o risco de incêndio fora desses locais é elevado!

Partilha o amor!
Dá um abraço ao teu vizinho de tenda, um beijo a quem está na fila da Cantina e um carinho ao teu par. Se quiserem partilhar ainda mais intimidade, assegurem-se que usam proteção adequada - Disponível no Posto de Saúde!

Cuida de ti e do próximo
A dança é muito importante, mas o descanso também. Aproveita para descansar (e beber água) entre os bailes. De manhã, uma massagem ou um momento de meditação também te vai ajudar a preparares mais um dia sensacional. Se tiveres uma pequena ferida, lava imediatamente com água potável e usa uma solução desinfectante. Coloca um penso rápido, e voltas rápido para a dança!
O Andanças é feito de partilha e portanto se vires alguém em dificuldades, ajuda-o. Isso inclui não o deixares sozinho e assegurar que mais alguém te vem ajudar.

Prepara-te!
Antes de ires para Castelo de Vide prepara um pequeno estojo SOS básico:
protector solar
repelente de insectos
solução desinfectante
compressas
pensos rápidos
medicação não sujeita a receita médica (para a as dores de cabeça, azia, vómitos ou diarreia)
E a medicação que tomas habitualmente: não te esqueças de trazer o suficiente para mais de uma semana. Se algum dos medicamentos necessitar de conservação no frio pode ser guardado no Posto de Saúde.
Lembra-te que no recinto do Andanças não existe farmácia onde comprar medicamentos.  
Há um posto de medicamentos em Póvoa e Meadas (3 km de distância) e várias farmácias em Castelo de Vide (15 km de distância). 

Bom Andanças!
Organização:
A PédeXumbo é uma estrutura apoiada por:
Em colaboração:
Em estreita relação com:
Rádio Oficial:
Media Partners:



Parceiros: