Programmation



Rota da Água

Sinopse


Na Rota da Água os participantes são conduzidos pela vila de Castelo de Vide, promovendo a prática desportiva e o interesse pelo Património Histórico, Natural e Arquitetótico. 
A partida será feita na Praça D. Pedro V. O percurso inclui a passagem por diversos jardins, fontes, miradouros e pelo centro histórico, com a Serra de São Mamede como pano de fundo. A passagem por locais de inegável beleza, desafia os amantes da fotografia a registar momentos únicos e a levar consigo um pouco da história deste local.

Biografia


A vila de Castelo de Vide surge naturalmente inserida numa das encostas da Serra de São Mamede, cujas características geológicas particulares reúnem as condições necessárias ao desenvolvimento de inúmeras nascentes, algumas das quais com propriedades mineromedicinais, comprovadas ao longo de vários séculos. Só no século XVIII, no concelho de Castelo de Vide existiam registos da presença de mais de 300 fontes, numa vila à época que contabilizava cerca de 7000 habitantes. A partir do século XX, a qualidade das águas de Castelo de Vide, ultrapassa fronteiras e surgem as primeiras captações referentes à água Vitalis e mais tarde a construção do balneário das Termas, nos dias de hoje desativado, que em muito contribuíram para a projeção de Castelo de Vide por todo o país e mundo fora. 


Horário
Organização:
A PédeXumbo é uma estrutura apoiada por:
Em colaboração:
Em estreita relação com:
Rádio Oficial:
Media Partners:



Parceiros: