Facebook Twitter
Home
Andanças'2013
Andanças'2013
19 A 25 AGOSTO'13
Espaço Criança
CORPO  Nesta secção encontra as atividades e espectáculos onde o corpo é peça chave. De oficinas de danças, concertos, a bailes meditativos, aqui encontra toda a informação.

Bailes

Concertos

Espaço Criança

[ ± ] Afrobatbox (PT)
Afrobatbox é uma junção de danças africanas, beatbox e percussão. Seis jovens decidiram juntar-se para dar continuidade ao trabalho que têm vindo a realizar no âmbito de Centro de Iniciativa Jovem. Semanalmente dinamizam ateliers destas áreas para crianças e jovens da sua freguesia. Em 2012 participaram na performance Melting Pot, apresentada no Serralves em Festa. Afrobatbox esteve já no Andanças'2009 em colaboração com os Semente, e em 2010 dinamizando workshops para crianças e jovens.
[ ± ] Associação Arte de Viver (PT)
Atividade focada na respiração e na forma como esta ferramenta tão simples, natural e eficaz, pode ajudar a transformar as emoções negativas e explorar a riqueza do mundo interior. A dança interior é o movimento da respiração que entra e sai do corpo, é estimulada pelas diferentes emoções, ao ritmo do bater do coração. A criança aprende a olhar para dentro, a sentir-se, ouvir-se e mover-se a partir do seu centro. É uma formação que traz uma grande sensação de paz e alegria. Aconselhado para crianças a partir dos 7 anos. Os pais podem participar com elas se o desejarem. As crianças aprendem de forma lúdica, aquilo que na maior parte dos casos, nem na escola nem em casa, se ensina: como funciona a sua mente, como se tornam mais confiantes e concentradas, e como gerir as suas emoções. O desenvolvimento de capacidades pessoais é tão ou mais importante como o ensino do Português e da Matemática. São essas capacidades que fazem a diferença no modo como vamos viver a nossa vida e que têm maior influência no nosso bem-estar relacional e profissional.
[ ± ] Cláudia Granjo (PT)
Oficinas Espaço Criança: Dança Criativa Para Crianças e Famílias Este é um workshop dinâmico e divertido, estimula a criatividade das crianças através de jogos e dança, promove a liberdade de movimentos e imaginação, explora a capacidade de expressão corporal, experimentamos os diferentes níveis espaciais e sobretudo descobrimos como brincar através da dança!!! Esta é uma atividade para pequenos e grandes, todos juntos na mesma energia!!!
[ ± ] Hilde Van Hemelrijck (PT)
VilaBaila - Danças do Mundo (crianças) – Mixers e Contradanças (adultos) Hilde Van Hemelrijck, de origem belga, licenciada em Ciências da Comunicação, começou a dançar as danças tradicionais e internacionais com 5 anos no Rancho folclórico da vila de Bonheiden em Flandres. Vive em Portugal desde 2001 e com o nome VilaBaila ensina danças do mundo às crianças dos jardins de infância e do 1º ciclo do concelho de Vila do Bispo. Em Lagos dá aulas de danças internacionais para adultos. Organiza duas vezes por ano um fim-de-semana de caminhada e dança na Carrapateira, na Costa Vicentina. Além disto, deu vários workshops para adultos e crianças em festivais de danças tradicionais em várias localidades no país.
[ ± ] Inês Duarte (PT)
Brincado no Yoga Brincando no Yoga é uma abordagem divertida ao Yoga onde através de jogos lúdicos e com muita imaginação vamos introduzindo os asanas (as posições físicas usadas no Yoga), os exercícios respiratórios e a meditação. Vamos fazer de conta que somos leões, lagartos, cobras, mochos e outros animais de onde foram inspiradas as posições do Yoga. Vamos também fazer de conta que somos balões cheios de ar, barcos, rodas, pontes e o que o nos vier à imaginação na altura do exercício. Os pais ou acompanhantes da crianças também podem experimentar a actividade. Para estes, serão momentos agradáveis onde irão entrar na imaginação das crianças, brincar com elas e lembrar o que era ser criança.
[ ± ] João Pereira e Sofia Ferreira (PT)
Oficina de Dança e Consciência do Movimento para Crianças Através da dança mergulhar no fundo de nós mesmos, tomando consciência do nosso corpo, dos seus ritmos e pulsações biológicas. Dançar connosco e com o outro abrindo e despertando todos os sentidos, expandindo-nos para além do corpo e deixando-nos levar pelo movimento que surge em nós de forma espontânea e natural. Através do ritmo da respiração, da visualização,de elementos do yoga, do tai chi, as crianças são convidadas a experiênciar criativamente uma dança combinada com práticas energéticas. http://www.travellingbetweendimensions.com
[ ± ] Rita Bastos (PT)
[ ± ] Sementinha (PT)
Oficina de Dança Africana “Era uma vez uma Sementinha que há muitos anos foi plantada na Mãe Terra. Hoje, ao ritmo do tambor, desperta sensações que estão esquecidas, mas que estão guardadas no fundo do nosso coração.” O “Sementinha” foi um projecto pioneiro na cidade do Porto que nasceu em 2002 de uma paixão do Paulo das Cavernas e da Eva Azevedo pela música e dança da costa oeste de África. Ao longo dos anos desenvolveu-se com o sonho de levar esta cultura ao maior número de pessoas, classes etárias e sociais. O Sementinha ainda não possui sede fixa, talvez seja mesmo essa ideia para poder semear a sua essência aos 4 cantos do mundo. O seu trabalho consiste em workshops e animações de dança e música africana, actividades para crianças, organizamos viagens de formação a África (em especial a Burkina Faso), e formação em Portugal com Bailarinos e músicos profissionais africanos. http://www.sementinha.eu http://www.facebook.com/projectosementinha
Espetáculos de Dança, Teatro, Circo Oficinas de Aquecimento / Relaxamento Oficinas de Dança Oficinas de Música ALÉM'CORPO   Aqui encontra todas as atividades que não exigindo o movimento físico, prometem mexer a mente, as ideias e os sonhos. Os passeios, conversas e oficinas criativas integram esta secção! Animação de Rua Artesanato Cinema / Projeções Conversas / Palestras Espaço Criança Fogueira / Contos Gastronomia Oficinas Criativas Passeios Projeto comunitário


Carta de princípios Candidaturas Programação Galeria Logotipo, participa
O Andanças é um festival organizado por PédeXumbo:
Em colaboração com:
A PédeXumbo é uma estrutura apoiada por:



Operação em curso com o apoio:


Rádio oficial:

Parceiros: