Facebook Twitter
Home
Andanças'2013
Andanças'2013
19 A 25 AGOSTO'13
Candidaturas
Participação ativa na organização do festival, por um período de 28 horas semanais com direito a pulseira de 7 dias, uma refeição diária e seguro de acidentes pessoais.
Num movimento cívico notável, todos os anos o Andanças prepara-se para ser feito por voluntários.
Todas as suas diferentes áreas (como a programação, produção, saúde, segurança, recolha seletiva, cantina, bilheteira, guarda de instrumentos, etc.) são geridas por voluntários.
A única limitação era a idade, que teria que ser superior a 18 anos.
No entanto, em 2011 introduzimos uma nova vertente: o voluntariado juvenil – dos 13 aos 17 anos – tem as mesmas regras do normal voluntariado mas exige a autorização do encarregado de educação na candidatura. Este ano aceitaremos 30 voluntários juvenis.

Candidaturas encerradas!

Estão previstas as seguintes equipas:

Sector 1 – Gestão
[ ± ] Acolhimento de artistas
Receber os artistas e dar-lhes as boas vindas! Identificar e colocar pulseira, tratar e encaminhar o alojamento, fornecer informações gerais, são algumas das tarefas que por aqui se fazem. Aqui recebemos os artistas que nos proporcionam tão bons momentos.
[ ± ] Bilheteira
É a folha de rosto do festival! É lá que toda a gente vai, mal chega ao festival. Se é simpático, se tem sentido prático, se lida bem com tecnologia, se sabe gerir stress (o seu e o dos participantes) esta é a sua equipa. A exigência e o nível de responsabilidade desta equipa são muito elevados. Todos os que estão no festival passam por este local e como sabe... A primeira impressão é que conta! Se reúne estas características, se é bom comunicador, encontrou a sua equipa! A bilheteira está à sua espera!
[ ± ] Contabilidade
[ ± ] Economato
Gerir os stocks de materiais que as diferentes equipas necessitam e fazer algumas compras. O bom funcionamento desta equipa é essencial para o bom funcionamento do festival! Ser organizado e disponível para auxiliar os outros rapidamente são pré-requisitos dos voluntários desta equipa.
[ ± ] Informações
As atividades paralelas com marcação prévia, as perguntas sobre o festival, grupos e participantes, os horários, as refeições, os perdidos e achados... Ser a cara do festival, simpático, bem disposto, comunicativo e conhecer o festival é necessário para esta tarefa. E falar línguas... O festival é internacional.
[ ± ] Prevenção e Segurança − PES
A equipa da Prevenção e Segurança visa proteger o bem estar de todos os participantes do Andanças através da articulação dos esforços de várias entidades, como as corporações de Bombeiros, a Proteção Civil, a GNR, a empresa de segurança, a autarquia, entre outros. Um Centro de Operações serve de ligação entre estas várias entidades, ficando os voluntários responsáveis por assegurar essa função, em estreita colaboração com os responsáveis. Será dada prioridade a voluntários com formação na área da saúde e da segurança, que tenham mais facilidade em tomar decisões em situações de emergência.
[ ± ] Produção
Quer conhecer o festival por dentro? Tem capacidade de gerir muita informação? Gosta de grandes desafios? Sabe manter a calma? Esta equipa exige pessoas eficientes, calmas, boas comunicadoras, bem dispostas e com capacidade de gestão de informação acima da média. Sem tem estas caraterísticas esta é a sua equipa. Esperamos por si!
Sector 2 – Programação
[ ± ] Abertura de palcos
Os palcos são abertos pela matina, todos os dias do festival, começando às 08h00 e terminando mais ou menos por volta das 09h30 / 10h00, dependendo do bom desempenho da equipa! Existe apenas este turno e nesse período os 10 palcos têm de estar limpos e abertos, para iniciar um novo dia de cara lavada. Alguns palcos iniciam as atividades às 9 horas... E todos os dias às 08h00 da manhã não custa nada.. É preciso é vontade e um sorriso na cara O sol cumprimenta-nos sempre! Venham dançar. Os palcos estão prontos!
[ ± ] Assistência de palcos
Assistência técnica e de produção aos palcos das tendas do festival. Apoiar o trabalho técnico no horário diurno, assistência aos monitores das diferentes oficinas, apoiar na amplificação sonora... Dar apoio às direções de palco no horário noturno, abastecer de águas os músicos, acompanhar os artistas. Equipa animada e no coração do festival!
[ ± ] Técnicos de som
Ser Técnico de som no Andanças é a oportunidade de se envolver diretamente com a música que sai dos palcos e que todos nós dançamos. Quando chega a hora montam-se microfones, passam-se os cabos, partilham-se experiências com os músicos e faz-se soar a alma do festival. Lidar bem com a pressão é um atributo essencial, assim como ter formação ou experiência comprovada na função.
[ ± ] Concertos – Palco X
Este espaço tem um lugar especial no coração do Andanças. Por aqui passam todos os anos um conjunto de grandes concertos que vão marcando a vida dos participantes e da equipa que põe de pé estes espetáculos. Neste palco foram já vividas as maiores emoções. A hora dos concertos é um dos momentos altos do festival e é destes momentos que é feita a história do Andanças. Prontos para subir ao palco?!
[ ± ] Espaço Criança
No Andanças existe um local dedicado às crianças e pais: o Espaço Criança, onde diariamente se realizam várias atividades destinadas ao público mais jovem do Festival. O Espaço Criança é um local de partilha e convívio onde os mais novos aprendem e trocam experiências. Neste espaço, as funções dos voluntários são essencialmente: dar apoio aos monitores dos ateliers, organizar o espaço e o material e dar atenção às crianças. É importante e fundamental que os voluntários tenham alguma experiência com crianças, sejam criativos e que gostem de se divertir.
[ ± ] Programação
Calcorrear o recinto de lés a lés, fazer as últimas atualizações nas grelhas, pôr a funcionar cerca de 30 oficinas por dia e outros tantos concertos, dar informações passo a passo... Dinamismo, capacidade de adaptação e boa disposição são necessários para integrar esta equipa.
Sector 3 – Cantina e práticas eco-ambientais
[ ± ] Apoio à cantina
Temos 3 turnos, pequeno almoço, almoço e jantar... E muitas tarefas! Servir numa linha a refeição aos participantes, transportar os tabuleiros da equipa de lavagem para a cozinha e limpar os pratos, mas é lindo!!! Se gosta de conviver, dançar durante o seu turno e, acima de tudo, se é despachado e divertido, esta equipa tem a sua marca. Dificilmente fará o mesmo trabalho ao longo da semana e terá milhares de sorrisos a quem responder. Quer melhor?
[ ± ] Lavatário / Pratário/ Dose Certa e Monitorização
Esta equipa é fundamental para ajudar a reduzir os impactes negativos do festival, permitindo que, passo a passo, se consiga o objectivo do Zero desperdício. A dedicação e entusiasmo destes voluntários são fundamentais para assegurar tarefas como: a lavagem da louça da cantina; o funcionamento do Pratário / Canecário; a separação para compostagem dos restos de comida da cantina; a promoção da Dose Certa e a monitorização ambiental de todo o festival.
[ ± ] Recolha seletiva
O Andanças é um festival limpo e onde a separação dos resíduos é uma realidade. Mas para tudo isto é fundamental a contribuição de uma equipa de voluntários dinâmicos e responsáveis, que percorrem todo o festival recolhendo os sacos dos diversos míni-ecopontos, limpando os cinzeiros, mas sobretudo sensibilizando fornecedores e participantes. Vale a pena experimentar, pois é uma verdadeira experiência ambiental que faz a diferença.
Sector 4 – Controlo e logística
[ ± ] Controle de entradas
Verificar a validade das pulseiras e dar as boas vindas. A pontualidade é um fator essencial. Deve ser simpático, gostar de trabalhar numa equipa super dinâmica e ter sempre um sorriso para quem entra. Inscreva-se para ajudar na festa!
[ ± ] Estacionamento
Dizem que não há nada melhor que o bom cheirinho de um tubo de escape, o ronronar de um bom motor a gasóleo, a gasolina… Não interessa! Por outro lado, a natureza tão bucólica e verdejante, apelando à mais profunda da sua existência. Mas agora já não tem que escolher! Pack Andanças estacionamento 2 em 1! Aqui pode ser o rei do asfalto, o príncipe dos arrumadores, o prodígio mais perfeito alguma vez criado pela natureza. Aqui não precisa de ser um Einstein, com grandes cálculos matemáticos... Se tiver dúvidas, basta observar um arrumador perto de si, com turnos de 4 horas encaixados algures entre as nove horas da manhã e a meia-noite. Não há melhor sítio para apanhar um bom bronze. E nada melhor para um bronze seguro do que trazer os seus amigos.
[ ± ] Montagem e desmontagem
[ ± ] PTO's
Martelo, alicate, pregos e serrote. Cordas, contactos, telemóvel, improvisação e paciência. São estas as principais ferramentas destes seres invisíveis, Paus para Toda a Obra (PTO's), que por todo o recinto fazem o inimaginável para resolver os problemas que vão surgindo. Disponibilidade (quase total) e capacidade de gerir tensões não são obrigatórios, mas recomendam-se vivamente.
Sector 5 – Serviços
[ ± ] Berçário e Sestas
É um espaço para os pequenos Andantes (dos 3 meses aos 8 anos) fazerem a sua sesta e descansarem no início da noite, enquanto os pais aproveitam um baile ou uma oficina. O que fazemos neste espaço? O mínimo possível! Temos que permitir aos pequenos recuperarem forças para o dia seguinte e permitir que os pais dancem um pouco... E o Andanças é muito intenso! Todas as noites há uma ou duas histórias, um pouco de música calma e tempo para o sono e o sonho. A maioria das crianças adormece nos colchões ou nos berços. Para os mais resistentes temos jogos, livros, lápis, canetas, papel e, principalmente, conversa e colo. Para ser voluntário deste espaço é preciso gostar de estar com as crianças, ter muita paciência, boa disposição e ser responsável. Ter experiência em lidar com bebés e crianças ajuda. Não é essencial saber mudar fraldas, mas é vital trabalhar bem em equipa.
[ ± ] Carregamento de baterias
E tirar fotos até mais não, filmar até à exaustão e telefonar até que a voz doa! Pode ser... Porque bateria não vai faltar. Se quer servir a quem perde a bateria... Se é disponível, organizado e simpático então estamos à sua espera no carregamento de baterias.
[ ± ] Gestão de concessões (Feira / Taskos)
A feira está no acesso ao coração do Andanças. Se gosta de lidar com pessoas e com diferentes situações, então a gestão da feira, dos taskos e de outras concessões é o seu lugar. Ajudar a gerir este setor do Andanças é uma tarefa aliciante e descontraída.
[ ± ] Guarda de instrumentos
Fiéis depositários de toda a música do festival!!! Estantes e estantes dos mais diversos instrumentos e quando necessário colocá-los nos diferentes palcos. Este é o centro dos acontecimentos. Boa disposição, alegria e rapidez é o que se pede.
[ ± ] Jornal
O Jornal, o grande diário do Andanças,durante uma semana! Como captar o espírito do Andanças? A equipa do Jornal está sempre à sua procura, assim como as iniciativas que vão surgindo no festival, na programação oficial ou fora dela! E as noções de design são bem vindas!
[ ± ] Saúde
Cuidar dum mal-estar, das dores nos pés, das bolhas... Esta equipa de profissionais de saúde alivia todos nas pequenas ocorrências de saúde nos 7 dias do festival. Enfermeiros, médicos são os pré-requisitos da equipa. Para além da boa disposição.
[ ± ] Senhas de refeição
É o local onde todos vão comprar a nossa refeição, no coração do festival, entre muita música e boa disposição. Para além da venda das refeições importa informar das ementas, saber falar do consumo local... Se é simpático, eficiente e dinâmico, contamos consigo nesta equipa.


Carta de princípios Candidaturas Programação Galeria Logotipo, participa
O Andanças é um festival organizado por PédeXumbo:
Em colaboração com:
A PédeXumbo é uma estrutura apoiada por:



Operação em curso com o apoio:


Rádio oficial:

Parceiros: