Facebook Twitter
Home
Andanças'2013
Andanças'2013
19 A 25 AGOSTO'13
PédeXumbo
Pédexumbo - Associação para a Promoção de Música e Dança
A PédeXumbo (PX) é uma associação portuguesa que trabalha desde 1998 a promoção da música e dança tradicional, não apenas de Portugal, mas também de outras origens. Uma equipa profissional dedica-se à recuperação e divulgação destas práticas culturais, através de registos, co-produções, criações artísticas, investigação e através do ensino formal e informal destinado a todas as idades. A PédeXumbo também organiza festivais em todo o país e programa regularmente no seu próprio espaço, em Évora, oficinas, concertos e bailes para vários públicos.

Festivais
É nos festivais que pomos em prática a filosofia da cultura participativa e de "aprender fazendo" - as danças, músicas e instrumentos aprendem-se estimulando público e artistas a dançar e a tocar. As práticas sustentáveis e o voluntariado são aplicados nos festivais, com objetivos próprios: recuperação de repertórios de danças locais, atividades comunitárias, transmissão de repertórios musicais ou grandes eventos com todos os tipos de danças imagináveis. Cada um apoia-se em várias parcerias locais ao nível da organização logística e da programação, trabalhando com as populações. De festivais de 3 dias com cerca de 500 a 2000 participantes (Entrudanças, Festival do Solstício, Tocar de Ouvido, Planície Mediterrânica e Danças na Água) ao festival Andanças; 7 dias e 25.000 participantes.

Arquivos
Embora Portugal seja rico em registos de práticas musicais e instrumentos, amplamente documentados, são escassos os estudos sistematizados sobre danças tradicionais. Por isso investimos continuamente em projetos de pesquisa e divulgação destas, em parceria com instituições académicas e especialistas, procurando colmatar uma lacuna que persiste na etnocoreologia portuguesa.

Sector Pedagógico
A PédeXumbo trabalha em proximidade com todos os públicos, sobretudo em Évora, onde está sediada: aulas de dança para crianças e adolescentes, séniores, pessoas portadoras de deficiência, jovens adultos e pais – em reuniões informais para praticar canto, música e movimento.

Formação
Ao longo do ano organizamos ações de formação, com especialistas convidados, portugueses e estrangeiros, para formadores e pessoas que querem desenvolver as suas capacidades pedagógicas e conhecimentos sobre dança e movimento. Oficinas de instrumentos e encontros de músicos acontecem regularmente, e incentiva-se a iniciação à aprendizagem, através de uma bolsa de instrumentos.

Criação Artística
Na PX acreditamos que a melhor maneira de incorporar as danças tradicionais na vida diária das pessoas, é integrá-las nas criações artísticas e musicais que atraem o público – dando aos criadores a possibilidade de se profissionalizarem nessa área. A PX apoia a edição regular de CD's, DVD's, livros, residências e co-produção de grupos dispostos a trabalhar os repertórios tradicionais de forma inovadora: música com instrumentos tradicionais revisitados, peças de dança contemporânea, criações com vídeo-jocking e música eletrónica: não há limites para a criatividade.

Mundo PX: Parcerias & Descentralização
Há vários anos que colaboramos com diversas instituições, com quem unimos esforços para inovar e obter melhores resultados.
Recebemos voluntários do Serviço de Voluntariado Europeu (SVE) e a PX é membro ativo da Fundação Anna Lindh (diálogo entre países do espaço mediterrânico). Colaboramos com parceiros da Turquia, Marrocos, Espanha, Hungria ou Itália, por exemplo. Sobre o acesso à cultura, mantemos a opção de organizar as atividades fora dos grandes centros urbanos de Portugal e ajudamos outras organizações ou grupos a realizar as suas próprias atividades, em todo o país.

A PédeXumbo é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura / DGArtes.


E apoiada pela Câmara Municipal de Évora.


Carta de princípios Candidaturas Programação Galeria Logotipo, participa
O Andanças é um festival organizado por PédeXumbo:
Em colaboração com:
A PédeXumbo é uma estrutura apoiada por:



Operação em curso com o apoio:


Rádio oficial:

Parceiros: