Facebook Twitter
Home
Andanças'2013
Andanças'2013
19 A 25 AGOSTO'13
O Alentejo no Andanças
O Alentejo no Andanças é um espaço de destaque no Andanças 2013 por este Festival se realizar pela primeira vez, ao fim de 18 edições, numa vila alentejana. Castelo de Vide acolhe o Andanças 2013, numa envolvente que releva questões sociais, políticas, económicas e ambientais incontornáveis, localizada na Barragem de Póvoa e Meadas, a primeira estrutura de produção hidroelétrica a ser construída no Alentejo.
A par do tema do Andanças 2013 – a Descoberta, queremos juntos viajar por caminhos nunca antes navegados por este Alentejo fora, através de gentes, vozes e corpos que aqui nasceram, foram criados ou por ele perfilhados. Um Alentejo tão plural e polissémico, quanto mais for a nossa vontade de o percorrer e, assim, de o descobrir.
O Alentejo no Andanças apresenta propostas de tradição antiga e representativa do Alentejo, nas áreas da Dança e da Música, como o Cante Alentejano, atualmente candidatado a Património Cultural Imaterial da Humanidade, as Saias de Castelo de Vide, entre outras. Apresenta também projetos de criação contemporânea, Oficinas de Dança e de Música, Concertos e Bailes em diálogo entre a música popular tradicional e a contemporânea, assim como instalações artísticas em espaço público, Gastronomia, Teatro, Contos e muito mais.
Destaque-se os projetos de criação própria da Pédexumbo, entidade organizadora do Andanças: Baile das Histórias que se apresenta com um alinhamento cénico a partir do universo das obras da pintora Paula Rego; Instalação sonora Lavra-vozes, uma mancheia de vozes que falam sobre a Reforma Agrária no Alentejo, que talvez encerre, ainda hoje, o busílis da questão sobre uma espécie de “Paradigma Perdido” que muitas vezes o Alentejo parece ser, e sobre o qual está tudo por dizer; Audioguia Alentejo no Andanças, editado em parceria com a editora Boca, que é um convite para a escuta de paisagens sonoras contadas e cantadas por pessoas da terra. E, por fim, o trabalho com a comunidade das terras que acolhem o Andanças 2013, Póvoa e Meadas e Castelo de Vide, destacando a recriação de um Baile à antiga, orientado pelo Grupo de Folclore de Póvoa e Meadas, assim como a Arruada de abertura com as Bandas Filarmónicas do Concelho acompanhada de artes circenses.


Carta de princípios Candidaturas Programação Galeria Logotipo, participa
O Andanças é um festival organizado por PédeXumbo:
Em colaboração com:
A PédeXumbo é uma estrutura apoiada por:



Operação em curso com o apoio:


Rádio oficial:

Parceiros: