img_face
Organização:
Parceiros:


Apoios:


PédeXumbo é uma estrutura subsídiada por:

Links:

Andanças 24 + Danças na Água

1 a 5 de Agosto
Ratoeira | Celorico da Beira

A Primavera é tempo de fertilidade, beleza e abertura, a natureza começa a florir e com ela as ideias a germinar, durante o mês de Abril serão muitas as novidades sobre os dois festivais que irão acontecer junto à margem do rio Mondego. Cinco dias e dois festivais que se unem através da dança e da natureza.

Andanças

O Andanças tem sido uma aventura fantástica. A primeira edição aconteceu em Évora há 16 anos e daí para a frente anualmente em S. Pedro do Sul.
Chegou o momento do modelo ser equacionado, revisto e pensado, de forma a dar resposta a novas ambições de um Festival que assume fortes vertentes de voluntariado, comunidade, sustentabilidade, ecologia, património musical e coreográfico. Gostaríamos que todos contribuíssem com ideias para um novo modelo de Andanças. 
Procuramos um terreno que possa albergar o festival na sua nova vertente. Um local onde possam existir atividades ao longo do ano, onde a sustentabilidade e a ecologia andem de braço dado, onde os músicos, os investigadores se possam encontrar para criar e recriar, onde a comunidade local tenha uma participação ativa, onde as tradições possam ser recuperadas.

Danças na Água

Festival da Natureza e Dança no Mondego
1 a 3 de Agosto de 2012
Celorico da Beira 

O  Mondego acolhe-nos para  mais um festival. O rio transforma-se por uns dias no palco de mais um grande festival de dança e musica tradicional. Como é habito não perdemos a oportunidade de dar a conhecer as tradições locais, da cultura à gastronomia...
Aconchegados pela forte presença da Serra da Estrela, vamos, 
no meio do verão dançar na água, literalmente. 

Organização: Câmara Municipal de Celorico da Beira e 
Associação PédeXumbo

Andanças em Mudanças

O Andanças tem sido uma aventura fantástica. A primeira edição aconteceu em Évora há 16 anos e daí para a frente anualmente em S. Pedro do Sul. É responsável por um enorme movimento em Portugal, que marcou gerações de pessoas, criando milhares de entusiastas à volta da dança, reconhecendo as danças sociais e tradicionais como forma identitária contemporânea e impulsionando dezenas de profissionais e bandas a trabalhar repertório tradicional para baile.

Chegou o momento do modelo ser equacionado, revisto e pensado, de forma a dar resposta a novas ambições de um Festival que assume fortes vertentes de voluntariado, comunidade, sustentabilidade, património musical e coreográfico. 2012 será um ano de transição, em 2013 surgirá um novo Andanças ainda mais extraordinário: esperem para (se envol)ver!

Andanças’11 - Os preparativos

O que dizem de nós - Jel

Andanças'11 - Depoimento Jel from pedexumbo on Vimeo.

O que dizem de nós - Daniel Tércio

Andanças'11 - Depoimento Daniel Tércio from pedexumbo on Vimeo.

O que dizem de nós - Fernanda Freitas

Andanças'11 - Depoimento Fernanda Freitas from pedexumbo on Vimeo.

O que dizem de nós - Winga

Andanças'11 - Depoimento Winga from pedexumbo on Vimeo.

O que dizem de nós - Gil Mendo

Andanças’11 - Depoimento Gil Mendo from pedexumbo on Vimeo.

Né Ladeiras no Andanças

Última entrada na grelha do Andanças’11.
Né Ladeiras vai actuar no Palco Alto no dia 4 pelas 22h30.

Programação Andanças’11

A programação deste ano já está fechada* e pode ser consultada aqui no site. Este ano decidimos apresentar as actividades organizada de forma temática em 6 categorias. No separador Programação encontrará todas as actividades listadas e pode também pesquisar por área temática, dia, hora, artista...
Tem também à sua disposição a grelha de toda a programação em formato PDF que pode descarregar e ter sempre consigo.


*a programação poderá sofrer alterações não previstas

Obrigado!

Orgulhamo-nos de poder contar, ano após ano, com uma multidão de participantes dispostos a fazer parte da estrutura que põe o Andanças de pé. Este ano foram cerca de 1500 os participantes que se disponibilizaram para voluntariamente contribuir com o seu trabalho e confirmar que o festival é de todos e para todos!

É sempre com alguma tristeza que deixamos alguns dos candidatos de fora. Apenas cerca de metade terá lugar no programa de voluntariado para fazer face às necessidades de cada uma das mais de 30 equipas.
Agradecemos a todos, sem distinção, e esperamos poder continuar a contar com a vossa participação.


Também o verde faz questão de voltar à serra

A serra já recupera do tremendo incêndio que vivemos no Andanças 2010. O negro da floresta queimada começa a ser substituído pelo verde da Primavera. A serra, a aldeia e a grande equipa que monta o festival preparam-se para fazer um Andanças mais bonito, com mais sombras e áreas de descanso, lembrando que este é o ano cujo tema é PAUSA.


O Andanças convida a parar um momento!

Os números do Andanças! Programação

+ 7 dias de atividades 
+ 19 horas de programação diária 
+ 830 artistas 
+ 135 bailes e concertos 
+ 120 oficinas de dança 
+ 80 oficinas para crianças 
+ 30 países representados
+ 20.000 participantes 

Esta é a matéria a partir da qual é feita a programação do Andanças!

Escolhas no Andanças 2011

Depois do sucesso da passagem dos grupos do Programa Escolhas pelo Andanças 2010, é com agrado que tornamos pública a assinatura do protocolo que abre caminho para uma participação reforçada destes jovens no festival em 2011. 

O Andanças dá-vos as boas-vindas e orgulha-se de contar com esta parceria na construção deste espaço de partilha de vontades e de experiências, onde todos saímos a ganhar!